Shahada: Meu Testemunho foi Invalidado?

Shahada: Meu Testemunho foi Invalidado?
Compartilhe


A pessoa que se arrepende e retorna ao seu Senhor depois de ter deixado de fazer as orações tem que refazer a Shahada (testemunho de fé) novamente, e fazer ghusl (banho completo do ritual de purificação)?

Shaikh Uthaimin:

Se a pessoa que não reza se arrepende a Allah, o Exaltado, e começa a rezar novamente, então ele vai ser um muçulmano devido à sua oração; porque a pessoa que se torna um descrente devido a deixar algo, torna-se crente novamente quando começa a realizar esta ação, no caso, rezar. E nesta mesma oração, ele vai dizer: “Eu testemunho que nada tem o direito de ser adorado exceto Allah, e eu testemunho que Muhammad é Seu servo e mensageiro”.

Quanto ao Ghusl, isto é baseado na visão de que é uma obrigação quando o descrente entra no Islam. Assim, aqueles que dizem que quando o descrente entra no Islam o ghusul é uma obrigação, detêm a visão de que a pessoa que começa a rezar novamente deve(re) fazer o ghusul. Quanto àqueles que dizem que não é obrigatório para o descrente que entra no Islam fazer ghusul, são os que dizem que não é obrigatório para o que se arrependeu e retornou, (re)fazer o ghusul. E não há dúvida de que é melhor fazer o ghusul, para sair da diferença de opinião entre os estudiosos, e também para livrar-se de qualquer possível culpa.

Fonte: Áudio de Perguntas Enviadas ao Sheikh, que Allah tenha misericórdia dele

Conclusão


A shahada é a declaração de fé que afirma a crença na unicidade de Deus (tawhid) e na profecia de Muhammad. Ela é o primeiro e mais essencial dos cinco pilares do Islam, que são os fundamentos da religião. A shahada basta para se converter ao Islam, pois ela representa a aceitação da mensagem divina e a submissão à vontade de Allah. Quem a pronunciou com sinceridade e conhecimento não precisa repeti-la, mesmo se pecou gravemente, como abandonando a oração.

A shahada é válida desde que tenha sido feita com o coração e a língua, e não apenas com os lábios. Mas quem deixou de orar deve se arrepender, pedir perdão a Deus e voltar a orar logo. A oração é o segundo pilar do Islam e a maior forma de adoração. Ela é um modo de expressar gratidão, obediência e amor a Deus, e também de limpar a alma dos pecados. A oração é uma obrigação diária para todo muçulmano adulto e sadio, e deve ser feita em horários determinados e com certas condições.

Deus é o Mais Misericordioso, o Mais Perdoador, e Ele aceita o arrependimento dos Seus servos, se for sincero e acompanhado de boas obras. Deus promete recompensar os que se arrependem e se esforçam no caminho do bem. Que Deus nos oriente para o caminho certo e nos ajude a cumprir os nossos deveres para com Ele. Amin.

Se você está interessado em aprender mais sobre o tema da shahada (testemunho de fé) e da oração no Islam, sugerimos algumas leituras:


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *