Quem são os Jinn?

Os jinn (ou génios) são parte da criação de Allah.

Ele criou-os de fogo antes de criar Adão, como Allah diz:

“E, de facto, criámos o homem de argila, de barro modelável. E os jinn, criámos antes deles de fogo puríssimo” [Al-Hijr 15:26-27]

Assim como Adão teve descendentes, Iblis também teve descendentes, como Allah diz sobre Iblis:

“Tomá-lo-íeis (Iblis), pois, juntamente com a sua prole, por protectores, em vez de Mim, apesar de serem vossos inimigos? Que péssima troca a dos zalimun (politeístas, iníquos, malfeitores, etc)” [Al-Kahf 18:50]

Allah criou os jinn e a humanidade para O adorarem. Quem O obedecer entrará no Paraíso e quem O desobedecer entrará no Inferno:

“E Eu (Allah) não criei os jinn e os humanos, senão para Me adorarem.

Não lhes peço sustento algum (isto é, para eles próprios ou para a Minhas ciraturas), nem peço que Me alimentem (isto é, a eles próprios ou às Minhas ciraturas).

Sabei que Allah é o Sustentador por excelência, Potente, Inquebrantabilíssimo.” [Al-Dhaariyaat 51:56]

Todos os jinn, como a humanidade, são responsáveis. Entre eles existem crentes e descrentes, aqueles que obedecem a Allah e aqueles que O desobedecem, como Allah nos diz que eles disseram:

“'E, entre nós (os jinn), há virtuosos e há também os que não o são, porque seguimos diferentes caminhos (seitas religiosas). '” [Al-Jinn 72:11]

Os jinn serão recompensados ou punidos na Próxima Vida tal como a humanidade. Allah diz-nos que eles disseram:

“'E, entre nós, existem submissos (muçulmanos), como também existem os desencaminhados. Quanto àqueles que se submetem (à vontade de Allah), buscam a verdadeira conduta. Quanto aos desencaminhados, esses serão combustíveis do inferno.'” [Al-Jinn 72:14-15]

Os jinn e a humanidade serão todos levados em conta no Dia da Ressurreição diante do Senhor dos Mundos. Nenhum deles será capaz de adiar ou fugir disso.

“Ó assembleia de jinn e humanos! Se sois capazes de atravessar os limites dos céus e da terra, fazei-o! Porém, não podereis fazê-lo, sem autoridade (de Allah)!” [Al-Rahmaan 55:33]

Quem dentre os jinn ou dentre a humanidade tentar fugir da Conta (no Dia do Juízo Final) nunca será capaz de o fazer, como Allah diz:

“Então, uma chama de fogo e uma fumaça serão lançados sobre vós, e não podereis contê-las (isto é, defender-vos)” [Al-Rahmaan 55:35]

Quando o Mensageiro ? estava em Meca, um grupo de jinn veio até ele; eles ouviram o Qur'an e foram movidos por ele:

“E recorda-te de quando te enviámos (Muhammad) um grupo de jinn, para escutar o Qur'an. E quando assistiam à recitação disseram: 'Escutai em silêncio!' E quando terminaste a recitação, voltaram ao seu povo, para os admoestar.” [Al-Ahqaaf 46:29]

Alguns dos jinn acreditaram quando ouviram o Qur'an, como Allah diz:

“Diz (Muhammad): 'Foi-me revelado que um grupo de jinn escutou (a recitação do Qur'an). Disseram: 'Em verdade, ouvimos um Qur'an admirável, que guia à verdade, pelo que nele cremos, e jamais atribuiremos parceiro algum ao nosso Senhor” [Al-Jinn 72:1-2]

Ambos Adão e Iblis caíram em pecado, mas Adão lamentou e arrependeu-se, e Allah aceitou o seu arrependimento:

“Adão obteve do seu Senhor algumas palavras de inspiração, e Ele o perdoou, porque é o Remissório, o Misericordioso.” [Al-Baqarah 02:37]

Mas Iblis recusou e foi arrogante, então ele tornou-se um dos descrentes:

“E (lembra) quando dissemos aos anjos: 'Prostrai-vos ante Adão!' Todos se prostraram, excepto Iblis (Satanás) que, ensoberbecido, senegou, e incluiu-se entre os descrentes.” [Al-Baqarah 02:34]

Quem desobedecer a Allah por orgulho e arrogância, entre os jinn e humanos, está as eguir o Shaytan (Satanás) e serão reunidos com ele no Fogo do Inferno se não se arrependerem, como Allah disse a Iblis:

“Disse-lhe (Allah): 'Esta é a verdade e a verdade é: Certamente que lotarei o Inferno contigo (Iblis) e com todos os que, dentre eles, te seguirem.” [Saad 38:84-85]

Os amigos do Misericordioso (Allah), entre os jinn e os humanos, apoiam-se em justiça e piedade, e os amigos do Shaytan, entre os jinn e os humanos, apoiam-se em pecado e transgressão. Allah diz:

“E temos apontado a cada profeta adversários sedutores, tanto entre os humanos como entre os jinn,que se influenciam uns aos outros com a eloquência das suas palavras; porém, se teu Senhor tivesse querido, não o teriam feito. Deixa-os, pois, com tudo quanto forjam!” [Al-An'aam 6:112]

Os jinn costumavam ter locais próximos aos céus onde eles se sentavam para escutar (os habitantes dos céus), mas quando Allah enviou o Seu Mensageiro Muhammad ?, eles já não tinham autorização para fazer isso. Quem entre eles tenta escutar é queimado com um fogo flamejante, como Allah nos diz que os jinn disseram:

“(Disseram os jinn): Quisémos inteirar-nos acerca do céu e o achámos pleno de severos guardiães e flamígeros meteoros. E costumávamos sentar-nos lá, em locais (ocultos), para ouvir; e quem se dispusesse a ouvir agora, defrontar-se-ia com um flamígero meteoro, de guarda.” [Al-Jinn 72:8-9]

Os jinn estão connosco nesta terra, mas pela misericórdia de Allah eles veem-nos e nós não os vemos, como Allah diz sobre Iblis e a sua tribo:

“Ele e os seus asseclas vos espreitam, de onde não os vedes.” [Al-A'raaf 07:27]

Quem nos pode ver quando não o podemos ver, sendo ele nosso inimigo, é mais perigoso. Portanto, temos que ter sempre cuidado com ele e proteger-nos dos shayatin (demónios) entre os jinn e os humanos [(saiba como obter protecção contra os jinn clicando aqui)].

De Usool al-Deen al-Islami, por Shaykh Muhammad ibn Ibrahim al-Tuwayjri.

Fonte: IslamQA

Tradução: Cláudia Sofia Simões