Como Podemos Proteger-nos dos Jinn?

Não sabe o que são jinn? Saiba clicando aqui.

Os seres humanos podem ser prejudicados pelos jinn. Existem provas que isto pode acontecer e que acontece. Protecção contra isso é alcançada ao recitar o Qur'an e adhkar (dhikr, lembrança de Allah) prescritos na Shari'ah.

O Shaykh Ibn 'Uthaymin (???? ????) disse:

"Sem dúvida, os jinn podem ter um efeito prejudicial nos seres humanos, e eles podem até matá-los. Eles podem prejudicar uma pessoa atirando-lhe pedras, ou tentando aterrorizá-lo, e outras coisas que são provados na Sunnah ou indicadas por eventos reais. Foi relatado que o Mensageiro ? deu permissão a um dos seus companheiros para ir à sua esposa durante uma das campanhas militares - acho que foi a campanha de al-Khandaq – visto que ele era um jovem que se tinha casado recentemente. Quando chegou a sua casa, ele encontrou a sua esposa em pé à porta, e ele desaprovou isso. Ela disse-lhe: 'Entra', então ele entrou e encontrou uma cobra enrolada na cama. Ele tinha uma lança com ele, então ele esfaqueou-a com a lança até ela morrer e, ao mesmo tempo, morreu a cobra e o homem. Não se soube qual deles morreu primeiro, a cobra ou o homem. Quando o Profeta ? ouviu isto, ele proibiu matar os tipos de cobras inofensivas que são encontradas em casas, excepto as que são mutiladas ou listradas e malignas.

Isto indica que os jinn podem atacar os humanos, e podem prejudicá-los, como se sabe de eventos reais. Há inúmeros relatos que indicam que um homem pode estar numa área deserta e uma pedra é atirada a ele, mas ele não vê ninguém, ou ele pode ouvir vozes ou um farfalhar como o farfalhar das árvores, e outras coisas que podem fazê-lo sentir-se angustiado e com medo. Um jinn também pode entrar no corpo de um ser humano, seja por amor ou com a intenção de o prejudicar, ou por algum outro motivo. Isto é indicado no verso:

'Os que praticam a usura só serão ressuscitados como aquele que foi perturbado por Satanás, levando-o à loucura' [al-Baqarah 2:275]

Em tais casos, o jinn pode falar de dentro dessa pessoa e falar com o que está a ler versículos do Qur'an sobre ele; o recitador pode aceitar uma promessa do jinn para nunca mais voltar, e outras coisas sobre as quais existem muitos relatórios que são comuns entre as pessoas.

Então, a protecção que impedirá o mal dos jinn é a recitação do que está narrado na Sunnah como sendo eficaz no fornecimento de protecção, tais como Ayat al-Kursy, pois se uma pessoa recita ayat al-Kursy à noite, esta vai continuar a ter a protecção de Allah, e nenhum shaytan chegará perto dele até de manhã. E Allah é o Protetor." (Majmu’ Fatawa al-Shaykh Ibn ‘Uthaymin, 1/287-288)

A Sunnah menciona adhkar (sing. dhikr), por meio dos quais se pode obter protecção contra os shayatin (demónios). Estes incluem:

1 - Buscar refúgio em Allah dos jinn.

Allah diz:

“Quando Satanás te incitar à discórdia, busca refúgio em Allah, porque Ele é o Omniouvinte, o Sapientíssimo.” [Fussilat 41:36]

“E quando alguma tentação de Satanás te assediar, busca refúgio em Allah, porque Ele é Omniouvinte, Sapientíssimo.” [Al-A'raf 7:200]

Foi narrado a partir de Sulayman ibn Sard que dois homens estavam a trocar insultos na presença do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre eles), até o rosto de um deles ficar vermelho. O Profeta ? disse: “Eu sei de uma palavra que, se ele a dissesse, aquilo de que ele está a sofrer iria embora: 'A'udhu Billahi min al-Shaytan ar-rajim (Eu busco refúgio em Allah do maldito Satanás).'” (Narrado por al-Bukhari, 3108; Muslim, 2610)

2 - Recitar as Mi'wadhatayn (as duas últimas Surat do Qur'an: al-Falaq e an-Nas)

Foi narrado que Abu Sa'id al-Khudri (??? ???? ???) disse: “O Mensageiro de Allah ? costumava buscar refúgio em Allah dos jinn e do mau olhado até as Mi'wadhatayn terem sido reveladas, e quando elas foram reveladas, ele começou a recitá-las somente.” (Narrado por al-Tirmidhi, 2058; ele disse que é hasan gharib. Também narrado por al-Nasa'i, 5494; Ibn Majah, 3511. O hadith foi classificado como sahih por al-Albani (???? ????) em Sahih al-Jami', 4905).

3 - Recitar Ayat al-Kursy

Foi narrado que Abu Huraira disse: “O Mensageiro de Allah ? encarregou-me de guardar o zakah do Ramadan. Alguém veio até mim e começou a tirar punhados da comida. Segurei-o e disse: 'Eu vou levar-te ao Mensageiro de Allah ?'. Ele disse 'Eu vou ensinar-te algumas palavras por meio das quais Allah te irá beneficiar'. Eu disse, 'Quais são elas?'. Ele disse: 'Quando fores para a tua cama, recita este ayah: “Allah! La ilaha illa huwa (ninguém tem o direito de ser adorado excepto Ele), Al-Hayyul-Qayyum (o Eterno, Aquele que sustenta e protege tudo o que existe) ...” [al-Baqarah 2:255] - até completar o ayah. Então Allah irá nomear um guarda para ti que vai ficar contigo e nenhum shaytan (demónio) se aproximará de ti até de manhã'. O Mensageiro de Allah ? perguntou-me: 'O que é que o teu prisioneiro fez na noite passada?'. Eu disse, 'Ó Mensageiro de Allah, ele ensinou-me uma coisa, e disse que Allah me iria beneficiar com isso'. Ele disse, 'O que foi?'. Eu disse, 'Ele ensinou-me a recitar Ayat al-Kursy ao ir para a cama, e disse que o shaytan não se aproximaria de mim até de manhã, e que Allah iria nomear um guarda para mim que iria ficar comigo'. O Profeta ? disse, 'Ele disse-te a verdade, embora ele seja um mentiroso inveterado. Ele era um shaytan.'” (Narrado por al-Bukhari, 3101)

4 - Recitar a Surat al-Baqarah

Foi narrado de Abu Huraira que o Mensageiro de Allah ? disse: “Não façam as vossas casas como sepulturas, pois o shaytan foge de uma casa em que a Surat al-Baqarah é recitada.” (Narrado por Muslim, 780)

5 - Os últimos versos da Surat al-Baqarah

Foi narrado que Abu Mas’ud al-Ansari disse: “O Mensageiro de Allah ? disse: 'Aquele que recita os dois últimos versos da Surat al-Baqarah à noite, isso ser-lhe-à suficiente.'” (Narrado por al-Bukhari, 4723; Muslim, 807)

Foi narrado a partir de al-Nu’man ibn Bashir (??? ???? ???) que o Profeta ? disse: “Allah registou um livro dois mil anos antes de criar os céus e a terra, a partir do qual os últimos dois ayat da Surat al-Baqarah foram revelados. Se eles são recitados por três noites, nenhum shaytan (demónio) permanecerá na casa”. (Narrado por al-Tirmidhi, 2882. Este hadith foi classificado como sahih por al-Albani em Sahih al-Jami', 1799).

6 - Recitar “La ilaha ill-Allah wahdahu la sharika lah, lahu’l-mulk wa lahu’l-hamd wa huwa ‘ala kulli shay’in qadir (Não há divindade além de Allah, O Único, sem parceiro ou associado; d'Ele é a Soberania e Seu é o louvor, e Ele é Capaz de fazer todas as coisas)” cem vezes.

Foi narrado de Abu Huraira que o Mensageiro de Allah ? disse: “Quem disser 'La ilaha ill-Allah wahdahu la sharika lah, lahu’l-mulk wa lahu’l-hamd wa huwa ‘ala kulli shay’in qadir' cem vezes num dia, terá uma recompensa equivalente a libertar 10 escravos, cem hasanat (boas acções) serão registadas por ele, e cem sayi'at (más acções) serão apagadas do seu registo, e isso será protecção para ele contra o shaytan para aquele dia, até a noite chegar. Ninguém poderia alcançar melhor do que ele, excepto aquele que fizer mais do que ele fez.” (Narrado por al-Bukhari, 31119, Muslim, 2691)

7 - Lembrar de Allah frequentemente (dhikr)

Foi narrado a partir de al-Harith al-Ash'ari que o Profeta ? disse: “Allah ordenou Yahya Ibn Zakaryah (que a paz esteja com ele) cinco coisas a seguir e a ordenar para os filhos dos Israel ... e ele ordenou-os a lembrar de Allah, e um exemplo disso é um homem que está a ser perseguido pelo inimigo, até chegar a uma fortaleza na qual encontra protecção; da mesma forma um homem não pode encontrar protecção contra o shaytan, excepto pela lembrança de Allah ...” (Narrado por al-Tirmidhi, 2863; ele disse que é hasan sahih. O hadith foi classificado como sahih por al-Albani em Sahih al-Jami', 1724).

8 - O adhan

Foi narrado que Suhayl ibn Abi Salih disse: “O meu pai enviou-me para Bani Harithah, e comigo estava um escravo nosso, ou um companheiro nosso. Alguém gritou o seu nome de um jardim, e quem estava comigo olhou para o jardim e não viu nada. Eu mencionei isso ao meu pai, e ele disse, 'Se eu soubesse que isso iria acontecer convosco, eu não vos teria enviado. Mas se ouvirem uma voz, então façam a chamada para a oração, pois ouvi Abu Huraira (??? ???? ???) narrar que o Mensageiro de Allah ? disse: 'Quando o shaytan ouve a chamada para a oração, ele foge rapidamente.'” (Narrado por Muslim, 389).

A palavra traduzida como “foge rapidamente” também pode significar “foge com flatulência”.

9 – Recitar o Qur'an oferece protecção contra o Shaytan

Allah diz:

“E, quando recitas o Qur'an, interpomos um véu invisível (ou vedamos os seus corações, para que não o ouçam ou percebam) entre ti e aqueles que não creem na outra vida.” [al-Isra’ 17:45]

Por Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid

Link da Fonte: IslamQA

Tradução: Cláudia Sofia Simões