Da'wah - Uma Obrigação

Por Abu Abdil Kareem
Um assunto importante que os Muçulmanos devem saber é que a da'wah é uma obrigação para eles.
Allah (?????? ??????) diz no Alcorão:
“Convoca (os humanos) à senda do teu Senhor com sabedoria e uma bela exortação; dialoga com eles de maneira benevolente, porque teu Senhor é o mais conhecedor de quem se desvia da Sua senda, assim como é o mais conhecedor dos encaminhados.” [al-Qur’aan, an-Nisaa'(16):125]
 
"E que surja de vós uma nação que recomende o bem, dite a retidão [Monoteísmo Islâmico e tudo o que o Islam ordena que se faça] e proíba o ilícito [politeísmo e descrença e tudo o mais que o Islam proibiu]” [al-Qur’aan, Aal `Imraan (3):104]
O segundo verso pode parecer restringir a obrigação geral dada no primeiro verso, mas uma observação mais precisa da Sunnah do Profeta Muhammad ? revela que o chamado para Allah é mais uma obrigação individual, do que coletiva.
O Profeta ? disse: "Transmita de mim, mesmo que seja um único verso." [al-Bukhaari]
Transmitir a mensagem portanto não requer um alto nível de conhecimento, é na verdade, uma responsabilidade de cada muçulmano(a), de acordo com a sua habilidade.  
A obrigação é enfatizada pelo seguinte verso que explica que não transmitir a mensagem, escondendo o conhecimento, é uma desobediência a Allah, e que faz com que a maldição de Allah caia sobre essas pessoas, o que mostra que tal pecado leva ao fogo do inferno.
“Aqueles que ocultam as evidências e a Orientação que revelamos, depois de as havermos elucidado aos humanos, no Livro, serão malditos por Deus e pelos imprecadores” [al-Qur’aan, al-Baqara(2):159]
No mesmo sentido, o Profeta ? afirmou, “Quem esconder o conhecimento, Allah lhe marcará com a marca do fogo do inferno” [Ahmad].
Chamar as pessoas para Allah também significa completar nossa própria adoração, a razão pela qual fomos criados. É um dos atos mais nobres e que traz uma grande recompensa.
“E quem é mais eloqüente do que quem convoca (os demais) a Deus, pratica o bem e diz: Certamente sou um dos muçulmanos?" [al-Qur’aan, Fussilat(41):33]
Em relação à recompensa, o Profeta ? disse: “Quem guiar [outra pessoa] para uma boa ação ganhará uma recompensa similar aquela da pessoa que realizou a ação.” [Saheeh Muslim] E também, “Por Allah, se Allah guiar um homem através de você, isto é melhor para você do que o melhor de todos os camelos” [al-Bukhaaree, Muslim].
Fonte: Islaam