Advertências ao Da’i

 

 

Por Shaykh 'Abdul-'Aziz ibn Baz

 

 

Tome cuidado em ser extremo

É correto denominar este despertar que agrada e anima todo o crente, de um renascimento e um movimento Islâmico. É necessário encorajar e guiá-lo em aderir e apegar-se ao Qur’an e à Sunnah do Profeta Muhammad (sallAllahu ‘alayhi wa sallam), assim como em advertir líderes e indivíduos, de exceder os limites, exagerando e sendo extremos nas suas ações, de acordo com o que Allah diz no Qur’an,

“Ó seguidores do Livro! Não vos excedais em vossa religião...” [Surah an-Nisa (4): 171]

 

Foi relatado que o Profeta Muhammad (sallAllahu ‘alayhi wa sallam) disse: “Ó vós, tenham cuidado em serem extremos e em excederem os limites da religião, pois o que destruiu as pessoas anteriores a vós não foi nada mais do que extremismo na religião.” Ele (sallAllahu ‘alayhi wa sallam) também disse: “Os extremistas estão destruídos, os extremistas estão destruídos, os extremistas estão destruídos.”

 

 

Falar de Allah sem Conhecimento

Cuidado em falar de Allah, o Altíssimo, sem conhecimento. Não é permissível para aquele que crê em Allah, o Altíssimo, e no Último Dia dizer: “Isto é halal e aquilo é haram”, ou “isto é permissível e aquilo é proibido”, exceto com uma prova e dependendo completamente disso. Deveria ser suficiente para ele fazer o que o povo do conhecimento antes dele fez, e isto é, restringir-se a si próprio de apressar-se em dizer aquilo que não sabe, mas pelo contrário dizer: “Allah sabe mais” ou “eu não sei”. 

 

Quão excelente foi o discurso dos anjos quando disseram ao seu Senhor,

“Disseram: "Glorificado sejas! Não temos ciência outra senão a que nos ensinaste.” [Surah al-Baqara (2): 32]

Quando os Companheiros do Profeta Muhammad (sallAllahu ‘alayhi wa sallam) eram perguntados sobre algo de que não sabiam, costumavam dizer: “Allah e o Seu Mensageiro sabem melhor.” Isso é apenas devido à plenitude do seu conhecimento e da sua fé, e à sua glorificação a Allah, e em serem muito distantes de se meterem em assuntos além deles.

 

 

Cuidado em acusar alguém de descrença ou de ser pecaminoso sem prova

De fato, é um assunto muito perigoso para alguém ousar acusar outro de descrença ou de ser pecaminoso sem prova e autorização de Qur’an e da Sunnah do Profeta Muhammad (sallAllahu ‘alayhi wa sallam). Sem dúvidas que isto constitui audácia contra Allah e a Sua religião, e é também falar sobre Ele sem conhecimento. Isto está também em contradição ao comportamento do povo do conhecimento e fé de entre o predecessores piedosos, radhiAllahu ‘anhum. Que Allah nos faça ser dos seus seguidores na virtude. 

 

Foi autenticamente relatado que o Profeta Muhammad (sallAllahu ‘alayhi wa sallam) disse: “Quem quer que diga ao seu irmão, ‘ó kafir!’ Isso retornará para um deles.” Ele também disse: “Qualquer um que chame o seu irmão, ‘ó kafir!’ ou ‘ó inimigo de Allah!’, e estiver errado, retornará para ele.’ [Sahih al-Bukhari] Ou seja, o que ele disser cairá sobre si. Esta é uma grande ameaça, avisando as pessoas que acusam outras de descrença e de serem pecaminosas, exceto quanto teem pleno conhecimento e entendimento. Esta e outras evidências são também um aviso de que deve se ser cuidadoso e proteger a língua, e apenas dizer o que é bom

 

 

Cuidado em ser precipitado

Quantas calamidades, dificuldades e problemas teem afligido aqueles que são precipitados?! Os dias e as noites passam e deixam para trás traços e consequências da imprudência! Quanta corrupção, destruição e consequências pouco louváveis que ocorreram devido ao partidarismo e ao seguimento de desejos? Pedimos a Allah que nos mantenha salvos disso.

 

 

Cuidado com o partidarismo a um grupo

Não é permissível que um indivíduo siga cegamente esta ou aquela pessoa, ou a opinião de tal e tal pessoa. Nem tampouco deve seguir cegamente a metodologia, ou grupo de qualquer indivíduo.

 

 

Discórdia, os seus efeitos e cura

Indubitavelmente que a discórdia é um dos grandes testes e calamidades que caíram sobre a Ummah muçulmana. É um dos motivos por que esforços estão a ser desperdiçados e a verdade perdida. Divergências entre grupos e centros Islâmicos prejudicam a da’wah. A única forma de sucederem é mantendo uma unificação de objetivos e de que todos empreguem os seus esforços e trabalhem juntos para uma finalidade que assegurará o poder e a glória do Islam e a segurança dos muçulmanos. É necessário para cada grupo, instituição e comunidade que deseja sucesso na Outra Vida, ajudarem-se a ordenar al-Birr (retidão) e taqwa (piedade). Eles devem ser sinceros nas suas ações por Allah e a sua primeira preocupação deve ser a vitória do din de Allah, para que dessa forma todos possam se unir sobre a verdade e empenharem-se sobre o que Allah disse no Seu Livro:

“...auxiliai-vos na virtude e na piedade.” [Surah al-Ma‘ida (5): 2]

O meu conselho para os du’at é que devem se certificar de que as ações são para serem feitas sinceramente e puramente por Allah apenas, o Alltíssimo. Devem se ajudar sobre al-birr e taqwa e concordarem em governar através do Qur’an e da Sunnah sempre que surgir um desentendimento entre si, conforme o que Allah diz no Qur’an:

“E, se disputais por algo, levai-o a Allah e ao Mensageiro, se sois crentes em Allah e no Derradeiro Dia. Isso é melhor e mais belo, em interpretação.” [Surah an-Nisa (4): 59]

Através disso o objetivo será um e o mesmo, e os esforços para a busca do sucesso e a advertência contra seguir desejos serão unificados. Allah, o Altíssimo, diz:

“E se não te atenderem, ficarás sabendo, então, que só seguem as suas luxúrias. Haverá alguém mais desencaminhado do que quem segue sua concupiscência, sem orientação alguma de Deus?” [Surah al-Qasas (28): 50]

Allah diz no Qur’an, dirigindo-se ao Seu Profeta e Mensageiro Da’wud [Davi], ‘alayhis-salam:

“'Ó Davi! Por certo, Nós te fizemos califa na terra; então, julga, entre os homens, com a justiça, e não sigas a paixão: senão, descaminhar-te-ia do caminho de Allah.'" [Surah Sad (38): 26]

 

Cuidado em apoiar ou opor cegamente porque a opinião de outro coincide ou colide com a sua

O din de Allah deve ser a autoridade que julga todos os assuntos. Tome cuidado em seguir o seu irmão só porque ele concorda consigo sobre uma opinião e opor-se a outro porque discorda consigo sobre uma opinião ou questão. Isto não é ser-se justo e honesto. Sabemos que os sahabah diferiram em certos assuntos, porém isto não afetou a boa fé, o apoio e amor entre eles (radhiAllahu ‘anhum). Portanto, o crente age pelas Leis de Allah, e aceita e submete-se à verdade, fazendo-a preceder tudo o resto.

 

O crente não deve oprimir o seu irmão, ou agir injustamente contra ele se divergirem sobre uma opinião das questões de ‘ijtihad, nas quais as provas podem não ser claras ou assuntos nos quais pode haver diferenças de interpretações de texto. Ele pode ter uma desculpa, por isso deve aconselhá-lo e amar o khayr (a bondade) para ele, e não permitir que a diferença induza e incite agressão e discórdia entre vós. Não permita que o inimigo tire proveito de si e de seu irmão. E não há nenhum movimento ou poder exceto com Allah, o Altíssimo.

 

Fonte: Words of Advice Regarding Da’wah

 

 

Fonte: SunnahOnline.Com

Tradução: Mariama bint Carlos