Ad-Dahr (o Tempo) gerencia e dispõe os assuntos do mundo?

 

 

Pergunta 20: Sabemos que os Dahris [1], que são muitos hoje em dia, e que são considerados de intelecto porque pensam e inferem, concordam com a crença na não-existência de Allah, o Poderoso e Majestoso. Então, como responder a pessoas como estas?

 

 

A Resposta: Primeiro eu gostaria de comentar o que você disse com relação a eles serem intelectuais. Então, se você quer dizer por intelecto aquele de contemplação, então sim! Eles são intelectuais que contemplam e entendem; e se você quer dizer por intelecto a maturidade do intelecto e o seu seguir do caminho certo em seus assuntos (rushd), então eles não são intelectuais. É por isso que Allah descreveu os incrédulos como surdos, mudos e cegos, então eles não têm sentido. Eles são, no entanto, intelectuais – possuem o intelecto da contemplação, através do qual a evidência é estabelecida sobre eles.

 

Na realidade, quando eles dizem que Allah não existe, eles o dizem por arrogância, do contrário eles sabem que é impossível que uma porta erguida faça existir a si mesma, nem que ela mesma se ponha de pé. Eles sabem que é inevitável que tal porta precisasse de um carpinteiro ou ferreiro para construir.  Também é certo que ela precisou de um trabalhador da construção para instalá-la. Decerto que eles sabem que a comida que comem e a água que bebem definitivamente precisam de alguém para produzir e que a comida precisa de alguém que semeie as suas sementes. Eles também sabem que é impossível para qualquer uma dentre as pessoas, criar tal produto de semente, nem fazer crescer a sua semente para se tornar num vegetal erguido com hastes e dando frutos.

 

Eles sabem disto tudo, e eles sabem que isso é algo que os humanos não são capazes de fazer. Eles, no entanto, estão sendo arrogantes, e não há benefício algum em se debater com um arrogante. Ele jamais aceitará [a verdade], não importando o que seja. Se você lhe dissesse, “este é o sol” e ele está bem na frente dele, ele não aceitará. É uma perda de tempo debater com pessoas deste tipo, e, dito por alguns sábios, a maneira de convidá-los é argumentar com eles numa briga e não em discussões.

 

Por Shaykh Ibn Uthaymin [rahimahullah]

 

Nota:

[1] Dahris: Pessoas que negam a existência de Allah e afirmam que ad-Dahr (tempo) gerencia e dispõe os assuntos do mundo.

 

Allah, o Altíssimo, diz, com relação a eles:

E eles dizem: "Não há senão nossa vida terrena: morremos e vivemos, e nada nos aniquila senão o tempo." E eles não têm disso ciência alguma. Eles nada fazem senão conjeturar. [Surah al-Jathiya (45): 24]

 

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse:

“Allah disse: ‘O filho de Adão [o Homem] me irrita porque ele abusa de Ad-Dahr embora Eu seja Ad-Dahr (Tempo); Em Minhas Mãos estão todas as coisas, e eu faço a revolução do dia e da noite." [Os dois compiladores, Bukhari e Muslim concordaram com este hadith [mutaffac alaihi]. Sahih al-Bukhari, vol. 6, no.351].

 

A afirmativa “Eu sou Ad-Dahr” significa que Allah é Aquele que gerencia o Tempo, como explicado pelo próprio hadith: “em Minhas Mãos estão todas as coisas [incluindo o Tempo].”  Allah é Aquele que Criou todas as coisas e quem dispõe os assuntos de tudo [incluindo o Tempo]. É errado, portanto, atribuir qualquer coisa ao Tempo.

 

Originalmente postado de: Understanding Worship – Fiqh ul-‘Ibadah – QA Format – Ibn Uthaymin

Originalmente traduzido para o inglês por: Dr Saleh as Saleh [rahimahullah]

 

 

Fonte: Abdurrahman.Org

Tradução e Adaptação: Islane Castelo