Vender a Religião pela Vida Mundana

 

 

Foi autenticamente relatado que o Mensageiro de Allah (sallAllahu ‘alayhi wa sallam) disse, num longo hadith:

“...um homem seria um crente pela manhã, mas acabaria como um descrente pela noite, ou seria um crente pela noite , mas acordaria como um descrente pela manhã. Venderia a sua religião por um pequeno ganho mundano.”

 

O que é que se entende por descrença neste hadith, e como é que uma pessoa vende a sua religião?

 

De fato, foi autenticamente relatado que o Mensageiro de Allah (sallAllahu ‘alayhi wa sallam) disse:

“Apressem-se com ações, antes que vos alcance uma fitnah semelhante a fragmentos de uma noite escura..."

“Apressem-se com ações...”, isto é, com boas ações.

“...antes que vos alcance uma fitnah semelhante a fragmentos de uma noite escura, em que uma pessoa acordaria como um crente pela manhã, mas acabaria como um descrente pela noite, ou seria um crente pela noite, mas acordaria como um descrente pela manhã. Venderia a sua religião por um ganho mundano.” [Muslim: Livro do Iman; #169]

 

O que este hadith significa é que a estranheza do Islam se tornaria tão severa, ao ponto em que um crente acordaria como um muçulmano, mas acabaria como um descrente pela noite, e o oposto, um indivíduo seria um crente pela noite e acordaria como um descrente pela manhã, vendendo a sua religião por um ganho mundano. Isto acontece quando se fala ou se faz algo que representa descrença, por um ganho mundano.

 

Assim, esta pessoa acordaria como um crente, e depois alguém viria e diria para ela: insulta a Allah, ou insulta o Mensageiro, ou abandona o salat e dar-te-emos isto e aquilo. Diz que a fornicação é permitida, diz que o álcool é permitido, e dar-te-emos tal e tal. Dessa forma, ela venderia a sua religião por um ganho mundano, e alcançaria a noite e a manhã num estado de descrença.

 

Ou diriam a ele: não estejas com os crentes, e dar-te-emos tal e tal para estares com os descrentes, ou com o partido dos descrentes. Portanto, eles lhe instigariam a estar com os descrentes, um membro do seu partido, um dos seus apoiantes, até que lhe concedam uma grande quantidade de riqueza e ele se torna num total apoiante dos descrentes, e um inimigo dos crentes.

 

Os tipos de apostasia são muitos, porém a maioria é devido a assuntos mundanos; amar a Dunya e preferi-la sobre a outra vida, e é por isso que ele [sallAllahu 'alayhi wa sallam] disse:

“Ele venderia a sua religião por um ganho mundano.”

 

Numa outra narração:

“Apressem-se com ações virtuosas, estão à espera de pobreza extrema que vos faria esquecer tudo o resto, ou prosperidade que levaria à corrupção, ou uma sepultura que vos seria preparada, ou uma doença que vos enfraqueceria [pelo que não seriam capazes realizar atos de adoração], ou uma idade avançada que vos deterioraria, ou o Dajjal (anticristo), pois o Dajjal é um grande mal que vos espera! Ou estão à espera da Hora, e a Hora é mais calamitosa e cruel.” [At-Tirmidhi: #2228]

 

O crente apressa-se em realizer boas ações, e é cauteloso que possa ser testado com uma morte precoce, uma morte inesperada. Ele pode ser testado com uma doença que lhe enfraqueça e lhe impede de adoração, ou testado com uma idade avançada ou outra coisa. Um indivíduo deve tirar proveito da sua vida, saúde e inteligência, realizando ações virtuosas antes que uma barreira lhe previna disso; por vezes, com um teste tal como uma doença ou o contrário, e por vezes como ganância por um assunto mundano, preferindo-o sobre a outra vida, e o seu embelezamento pelos inimigos de Allah e os chamadores para a descrença e desorientação.

 

Al-Mufti Ibn Baz

 

 

Fonte: Subulassalaam.Com [Traduzido por Abu Abdul-Waahid, Nadir Ahmad]

Tradução: Mariama bint Carlos