Musculação / Body Building

     Qual é a opinião sobre body building/musculação no Islam? Estamos autorizados a estruturar nossos corpos como os lutadores, desde que não sejam exibidos e que seja para o nosso próprio bem?

     Louvado seja Allah.


     Musculação tem como objetivo tornar o corpo forte e sólido, o que é uma meta importante e desejável.

     O Islam está preocupado com o bem-estar do homem em corpo e alma, e incentiva todos os tipos de esporte que irão fortalecer o corpo e manter uma boa saúde, bem como proporcionar relaxamento e lazer, tais como natação, tiro, equitação, esgrima e wrestling (luta).

     Mas, quando o Islam aceita os esportes e nos incentiva a praticá-los, não os torna um objetivo em si mesmo; em vez disso, o esporte é considerado um meio de proteger os limites sagrados do Islam, da dignidade e dos direitos dos muçulmanos - na crença de que a força é um dos meios mais importantes de alcançar a vitória, prevalecer em face dos desafios e afastar as ameaças que enfrenta o Islam.

     Se o objetivo do esporte é preparar o corpo para estar apto a realizar o dever de jihad - de modo a tornar a palavra de Allah suprema -, então o esporte é essencial. Allah diz (interpretação do significado):

…”Mobilizai tudo quando dispuserdes, em armas e cavalaria, para intimidar, com isso, o inimigo de Deus e vosso… [al-Anfaal 8:60]

     E o mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “O crente forte é melhor e mais amado para Allah do que o crente fraco.” Narrado por Muslim, 6774.

     Se o objetivo é o relaxamento e manter uma boa saúde, então o esporte é permitido. Caso se trate de algo haram, como perder orações, descobrir qualquer parte da ‘awrah ou misturar-se com as mulheres e assim por diante, então é haram.

     Aqueles que se empenham na musculação deixam descoberta a sua ‘awrah quando se pratica este esporte, o que é, sem dúvida haram. A ‘awrah de um homem se estende desde o umbigo até o joelho, e não é permitido para ele descobrir isso na frente de qualquer pessoa que não sua esposa. Também não é admissível que ele olhe para a ‘awrah de qualquer outra pessoa.

     O princípio básico a respeito deste assunto é o hadith do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): “O que está entre o umbigo e o joelho é ‘Awrah.” Al-Albani disse em Irwa’ al-Ghaleel, 281; (é) um hadith Hasan.

Se o esporte é livre dessas coisas haram, então não há nada de errado em se envolver nele.

     Mas dois pontos devem ser observados:

-1 – Algumas das pessoas que se dedicam a este esporte são motivados pela auto-admiração, amor e orgulho de se exibir diante dos outros por causa de seus belos corpos e músculos fortes, entre outros maus motivos, alguns dos quais são piores do que outros. O crente deve evitar tais coisas e buscar o adorno de boa atitude, humildade e justiça.

-2 – Ir a extremos - em fazer o corpo ficar bem - e se preocupar com o que não é uma coisa boa. O que é bom, a este respeito, é que o que ajuda os muçulmanos a manterem uma boa saúde, a praticarem o Islam, a participarem na jihad pela causa de Allah e a fazerem os atos de adoração que exigem força física, como Hajj.

     Mas fazer mais do que isso e ir a extremos, geralmente distrai o muçulmano de fazer as coisas que são mais importantes, como acontece no caso daqueles que praticam vários tipos de esportes hoje em dia, de modo que você os vê treinando por muitas horas por dia.

     Qual benefício pode um muçulmano ganhar se o seu corpo é tão forte como um touro, mas seu coração é desprovido de fé e toda a virtude?

     Pedimos a Allah que nos ajude a fazer o que é bom para nós e que nos trará a felicidade neste mundo e no outro.

Que Allah envie bênçãos sobre nosso Profeta Muhammad.

 

http://islamqa.info/en/40527

Traduzido por Danielle Aisha