Orgulho e Arrogância no Islam

Orgulho e Arrogância no Islam
Compartilhe

Podemos notar a importância, aos olhos de Allah, de permanecermos livres do orgulho e arrogância através das muitas evidências que o Alcorão e a sunnah nos apresentam.

“E adorai a Allah e nada Lhe associeis. E tende benevolência para com os pais e os parentes e os órfãos e os necessitados e o vizinho aparentado e o vizinho estranho e o companheiro achegado e o filho do caminho, e os escravos que possuís. Por certo, Allah não ama quem é presunçoso, arrogante.” (suratun Nissa: 36).


Foi narrado sob a autoridade de ‘Abdullah bin Mas’ud que o Mensageiro de Allah (que a paz esteja com ele) disse: “Ninguém entrará no Fogo (do Inferno) se tiver, em seu coração, o peso de um grão de mostarda de fé e ninguém entrará no Paraíso se tiver, em seu coração, o peso de um grão de mostarda do orgulho.” (Sahih Muslim, 165)

Allah, louvado seja, não permitirá que ninguém entre no Paraíso se tiver um grão de mostarda de orgulho. Qual o tamanho de uma semente de mostarda? Ela é minúscula! Então, quando você reflete sobre quanto orgulho e arrogância tem de haver em nosso coração para que nos seja negado o paraíso, é uma quantidade muito pequena. Mas essa pequena quantidade, como um grão ou semente, pode crescer e brotar e causar uma infestação no coração, como uma erva daninha. Nossos sábios advertiram repetidamente sobre os perigos do orgulho e a importância de permanecermos ligados às diretrizes de nosso din (religião) para evitar que esta doença se espalhe como um incêndio. O orgulho e a arrogância podem tomar forma e se fortalecer de muitas maneiras.

Qual foi a queda de Shaitan? Seu orgulho!

“E quando dissemos aos anjos: “Prosternai-vos diante de Adão”; então, eles prosternaram-se, exceto Iblis. Ele recusou fazê-lo, e se ensoberbeceu e foi dos infiéis.” (Suratul Baqarah: 34)

Shaitan não duvidou e não duvida da existência de Allah. Ele era um ‘alim (sábio), e estava no majlis de Allah, louvado seja, com os Anjos. A dúvida sobre Allah e Seu senhorio não foi a razão para sua expulsão, ao contrário, o seu orgulho, ou desprezo que ele tinha por Adam, que a paz esteja sobre ele, que o levou diretamente à desobediência de Allah. Ele desafiou um comando de Allah por arrogância, julgando que sua criação era superior à do homem.

E a menos que esse orgulho seja corrigido, a menos que a tazkiyah seja feita para eliminar esse orgulho e controlar a propagação e manifestação desta doença, este permanecerá e nos impedirá de obter a bênção de Allah.

Há outros exemplos do caminho perigoso que o orgulho pode levar

Como o confronto de Ibrahim com Namrud, o primeiro argumenta que Allah é quem dá a vida e dá a morte, já Namrud responde trazendo duas pessoas condenadas à morte. Ele solta um e mata o outro como uma tentativa pobre de de provar que ele também dá a vida e a morte. Ibrahim refuta afirmando que Allah traz o Sol do Oriente, e então pede a Namrud que o traga do Ocidente. Namrud fica então perplexo e irritado e ordena que Ibrahim seja lançado em um grande incêndio, mas Allah o protege disso fazendo com que o fogo fosse fresco e seguro para Ibrahim.

E, também, quando Firaun (faraó) desafiou repetidamente Mussa, mas sempre que os sinais de Allah vieram. Sempre que uma calamidade recaía sobre o povo de Firaun, ele implorava a Mussa que pedisse a Allah para removê-la, prometendo arrependimento. No entanto, quando as calamidades eram removidas pela Misericórdia de Allah, Firaun recorria novamente aos seus modos tirânicos e arrogantes.

O orgulho assume muitas formas e formatos

No discurso do Imam Al-Mawlud, Matharat Al-Qulub, ele menciona três diferentes qualidades e tipos de arrogância.

O primeiro tipo é quando uma pessoa se considera superior aos outros. Imam Al-Ghazali disse: “Pessoas de conhecimento correm maior risco de arrogância do que qualquer outra pessoa”, porque o conhecimento que elas têm pode levá-las a desprezar outras pessoas que podem não ter o mesmo nível de conhecimento.

O segundo tipo é a arrogância de uma pessoa que mostra desprezo e desdém pelos outros. Certa vez, um homem viu uma velha chamando o Profeta Muhammad de maneira ruidosa. O Profeta parou para falar com a senhora sem nenhum sinal de aborrecimento. Quando o homem notou que o Profeta reagiu com calma, ele disse que Muhammad era um homem diferente dos reis de outras terras”. O Profeta permaneceu humilde apesar de sua óbvia posição elevada, porque ele era um ser humano perfeito.

O terceiro tipo de arrogância mencionado em Matharat Al-Qulub é o da linhagem. Esse tipo de arrogância está relacionado ao tribalismo e nobreza que os árabes pré-islâmicos possuíam de forma marcante em sua cultura.

O Orgulho e a Arrogância nos dias de hoje

Quando discutimos o orgulho em nossos dias, a forma mais comum é o desprezo pelos outros. Talvez menosprezemos alguém que ganha menos dinheiro. Muitas vezes as pessoas desprezam alguém que ainda não tenha estabilidade financeira, ou uma família bem estruturada. Um casal com filhos pode menosprezar um casal sem filhos. Também é bem possível que alguém que começa uma jornada na espiritualidade, tentando se aproximar de Allah, despreze aqueles que ainda não estão trilhando um caminho espiritual. Essas pessoas podem sentir que, porque receberam uma bênção especial de Allah, são de alguma forma melhores do que os outros. Como no caso de Shaitan, que argumentou com Allah que ele era melhor do que Adam, porque ele tinha recebido mais bênçãos, tinha sido criado a partir de um material melhor e que possuía mais conhecimento. De qualquer forma que você olhar para aquela situação, concluirá que Shaitan desprezava Adam por causa de seus sentimentos de superioridade.

O que devemos tentar nos lembrar é que o rizq (provisão) vem de Allah e somente d’Ele. Quando recebemos uma bênção especial de Allah: seja uma bela casa ou um belo carro, um cônjuge piedoso e filhos, boa saúde ou um iman forte e conhecimento, devemos nos lembrar de ser gratos a Allah. Devemos implorar a Allah que nos conceda o tawfiq para sermos gratos a Ele e nos permitir ajudar os outros através de Suas bênçãos especiais. Além de nos proteger de menosprezar outros que podem não ter recebido os mesmos tipos de bênçãos.

Assim como rizq vem de Allah, Allah também pode removê-lo de nossas vidas. Por isso, permanecer grato é muito importante e é a chave para seu sucesso.

Como o Orgulho pode nos impedir de buscar conhecimento

A pessoa arrogante pode começar a sentir que sabe tudo, então por que se preocupar em procurar um especialista que tenha investido na obtenção do verdadeiro conhecimento? Hoje em dia parece que onde quer que você vá todo mundo é especialista e sábio. Se você sugere que alguém procure o conselho de alguém com mais conhecimento no Islam, a resposta pode ser “para quê? Temos tudo o que precisamos no Alcorão!” É este o kibr (orgulho) que se torna prejudicial e conduz a pessoa por um caminho de auto interpretação. Isso os impede de buscar a companhia dos justos, ou ir atrás da sabedoria dos que têm maior conhecimento.

A importância de se manter boas relações

Anas bin Malik relatou que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não alimentai ódio mútuo, nem ciúme, nem inimizade, e tornai-vos companheiros de vossos irmãos e servos de Allah. Não é lícito para um muçulmano cortar laços com seu irmão por mais de três dias.”

Assim podemos ver acima, a importância de manter boas relações com nossos irmãos e irmãs. Para não deixar o rancor entrar em nossos corações devemos fazer du’a para nossos irmãos e irmãs, e também até para nossos inimigos – suplique para que Allah lhes oriente e guie. Devemos fazer du’a para nossos amigos, vizinhos, conhecidos e colegas de trabalho não muçulmanos. Devemos implorar constantemente a Allah para guiá-los ao caminho do Islam, porque não conhecemos o estado de nossos próprios nafs (ego) e iman (fé) no momento da morte. Às vezes, as pessoas condenam todos que não se ajustam à sua maneira de pensar. Mas, desde quando fomos capazes de olhar dentro do coração dos homens? Desde quando Allah deu autoridade para qualquer ser humano apontar o dedo para outro e decidir seu destino?

Este é outro nível de orgulho: quando estamos tão seguros de nossa própria salvação de Allah que podemos apontar livremente o dedo a qualquer um, condenando-o a seja lá o que for?

Em outro hadith, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse uma vez a seus companheiros: Quereis ver um homem do paraíso? Um homem então passou, e o Profeta disse que ele era uma das pessoas do paraíso. Então, um companheiro do Profeta decidiu verificar o que havia de especial com aquele homem que recebeu tal elogio do mensageiro de Allah. Ele passou um tempo com esse homem e o observou de perto. O sahaba notou que ele não realizava a vigília da oração noturna, nem nada de extraordinário. Ele parecia ser um homem mediano de Madinah. O companheiro finalmente contou ao homem o que o Profeta havia dito sobre ele e perguntou se ele havia feito algo especial. E o homem respondeu, a única coisa que consigo pensar além do que todo mundo faz, é que eu me certifico de nunca dormir com nenhum rancor em relação a outra pessoa em meu coração. Esse era o seu segredo.

Portanto, devemos remover esse rancor, ou mesmo indício de ódio, ciúme ou inveja de nossos corações. Os estudiosos indicaram que uma maneira de remover o ódio a outra pessoa é fazer du’a sincera para ela, pedindo a Allah o bem para ela e sua família, nesta vida e na próxima.

Aos olhos de Allah somos todos pobres. Nascemos neste mundo sem roupas e sem a capacidade de nos alimentarmos. Sem a capacidade de sequer andar. São nossos pais que nos nutrem, alimentam, vestem, mostram amor e atenção, somente pela Misericórdia de Allah. Quando envelhecemos, é Allah quem nos dá as faculdades como visão e audição, inteligência e capacidade de discernimento, para que possamos aprender e ser produtivos quando atingirmos a maturidade. Por quê? Para que possamos ser gratos a Ele, pois sem Sua Misericórdia não teríamos e não seríamos absolutamente nada.

Assim, uma das maneiras pelas quais somos ensinados a ajudar a eliminar esse orgulho é através do dhikr de Allah, pois, com a recordação de Allah podemos limpar nossos corações, aproximarmos de Allah e nos separar de nossos desejos do ego. Também nos afastarmos das tentações de Shaitan e nos livrarmos dessas doenças espirituais como arrogância, ódio e ciúme. Ao permanecer consistente no dhikr, esperamos encontrar maior importância em nosso akhira, suplicar a Allah por Seu perdão e realmente refletir que esta duniya (vida terrena) é uma estadia temporária e ilusória. A duniya é importante por ser nosso teste, onde, em última análise, precisamos manter nossos olhos na recompensa. É um meio para o fim, que é o nosso akhira.

Por último,vamos nos lembrar do hadith narrado por Annas, onde o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Nenhum de vós terá fé até que deseje para seu irmão (muçulmano) o que deseja para si mesmo.”

Ó Allah, proteja-nos do orgulho e da arrogância, e de todas as doenças espirituais do coração. Conceda-nos a hidaya e o perdão através de Sua Misericórdia e não permita que nos desviemos. Mantenha-nos na siratul Mustaqim. Dê força àqueles dentre nós que são fracos, dê provisão àqueles dentre nós que estão carentes e permita-nos ser gratos e gratos e humildes. Amin.

Leia também “O Estado do Ego”


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *