Dia Dezessete: O Povo do Zakah

Dia Dezessete: O Povo do Zakah

Allah (louvado e glorificado seja) diz: “As sadaqats, as ajudas caridosas, são, apenas, para os pobres e os necessitados e os encarregados de arrecadá-las e aqueles, cujos corações estão prestes a harmonizar-se com o Islão e os escravos, para se alforriarem, e os endividados e os combatentes no caminho de Allah e o filho do caminho, o viajante em dificuldades: é preceito de Allah. E Allah é Onisciente, Sábio.” [9:60]


Neste nobre versículo, Allah nos mostra os legítimos receptores do zakah e isso é da justiça e misericórdia de Allah. Allah (louvado e glorificado seja) os divide em 8 categorias e nos mostra a obrigação do zakah. Não é permitido dar zakah a outros que não estes, porque Allah (louvado e glorificado seja) sabe o que é melhor para Sua criação do que nós. “Mas para pessoas que têm certeza interior, quem poderia ser um legislador melhor do que Deus?”

Categorias 1-2: Os pobres e os necessitados. E são eles quem não consegue encontrar uma maneira de sustentar a si mesmo e a sua família. Eles não têm uma renda estável, um negócio de sucesso, e cabe a nós ajudá-los. Os estudiosos dizem: “Portanto, eles devem receber dinheiro suficiente para se sustentarem e as suas famílias por um ano até o próximo ano”. Além disso, a pessoa que não ganha dinheiro suficiente para se sustentar e à sua família recebe o valor extra necessário para poder sustenta-los. Quanto à pessoa que é capaz de se sustentar, não deve receber dinheiro. Mesmo se pedirem, devem ser aconselhados a não pedir o que não é permitido que lhes seja dado. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem pede ao povo dinheiro para ganhar seu próprio dinheiro está apenas pedindo brasas do Inferno, então que aumentem ou diminuam.” (Muslim)

Uma vez o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse a Hakim Ibn Hizam (que Allah esteja satisfeito com ele): “Ó Hakim! Esta propriedade é como uma doce fruta fresca; quem a toma sem avareza, é abençoado por ela, e quem a toma com avareza, não é abençoado por ela, e é como uma pessoa que come, mas nunca fica satisfeita; e a mão superior (que doa) é melhor que a mão inferior (que recebe).” (Bukhari) O zakah não é para os ricos ou os que são capazes.

Categoria 3: Estes são os responsáveis ​​pela coleta e distribuição do zakah. Eles devem ser pagos pela quantidade de trabalho que investem. Se forem financeiramente estáveis, devem adicioná-lo ao zakah que está sendo distribuído e participarão na obtenção de recompensas por isso.

Categoria 4: Aqueles cujos corações devem ser conquistados. Eles são os novos convertidos ao Islam. Aqueles cujos corações são fracos em iman. Eles recebem o dinheiro para fortalecer seu compromisso com o Islam.

Categoria 5: Para libertar os escravos. Eles recebem o dinheiro suficiente para comprar sua liberdade.

Categoria 6: Os que estão sobrecarregados com dívidas. Eles recebem dinheiro suficiente para poderem sair da dívida, também para que possam reparar o relacionamento entre eles e o muçulmano que lhes emprestou o dinheiro. Há um hadith em Muslim, no qual Qabisa al-Hilali disse: “Eu estava endividado e fui ao Mensageiro de Allah (que a paz esteja com ele) e implorei a ele a respeito. Ele disse: ‘Espera até recebermos Sadaqa, para que ordenemos que isso te seja dado’. Ele disse novamente: ‘Qabisa, implorar não é permitido, exceto para uma das três (categorias) de pessoas: alguém que está endividado…’”.

Categoria 7: Isto é para a jihad no caminho de Allah, cujo objetivo é tornar a palavra de Allah a mais alta. É dado ao Mujahid com essa intenção, é-lhes dado o suficiente para que possam realizar a jihad ou para comprar armas.

Categoria 8: Isto é para o viajante. Isto é para a pessoa que viaja e é impedida de viajar. Eles devem receber o suficiente para voltar para a família. Se eles são ricos, não têm direito ao dinheiro.

O zakah não deve ser dado a um descrente, exceto se eles estiverem na categoria de seus corações estarem a ser conquistados. O zakah não é dado a uma pessoa rica, exceto se eles o estão coletando e distribuindo, ou lutando por Allah, ou precisam de sair de dívidas para reparar o que está entre eles e outro muçulmano. O zakah não deve ser pago para os que são dependentes de alguém. Pode ser pago ao membro da família de alguém, desde que não seja dependente.

Continua amanhã…

Siyam e Ramadan