Dia Dezesseis: O Zakat

Dia Dezesseis: O Zakat

Meus irmãos, Allah (louvado seja) diz nos seguintes versículos do Alcorão,

“E não lhes fora ordenado senão adorar a Allah, sendo sinceros com Ele na devoção, sendo monoteístas, e cumprir a oração e conceder az-zakah, (a ajuda caridosa). E essa é a religião reta.” [Alcorão 98:5]


“E cumpri a oração e concedei az-zakah, e emprestai a Allah um bom empréstimo. E tudo de bom, que antecipardes a vós mesmos, o encontrareis junto de Allah, melhor e mais grandioso em prêmio.” [Alcorão 73:20]

“E o que concedeis, de usura, para acrescentá-lo com as riquezas dos homens, não se acrescentará, junto de Allah. E o que concedeis, de az-zakah, querendo a face de Allah, ser-vos-á multiplicado. Então, esses serão os recompensados em dobro.” [Alcorão 30:39]

Os versículos que descrevem o Zakah como sendo uma obrigação são muitos. Quanto aos ahadith, existe no Sahih Muslim, sob a autoridade de Abdullah bin ‘Umar (radhiAllahu ‘anhu) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse, “O Islam foi estabelecido em cinco [pilares], o tawhid, a oração, o zakah, o jejum no mês de Ramadan, e Hajj...”

Portanto, conceder Zakah é um dos pilares do Islam. Aquele que renega esta obrigação enquanto ciente dela, descreu e deixou o vínculo do Islam. Quem for ganancioso em realizar isso, ou é deficiente nele, então é dos transgressores que são negligentes e que serão punidos.

Zakah é obrigatório sobre quatro tipo de coisas:

Primeiro: Aquilo que Emerge do Solo como Cultivo

Isto vem da palavra de Allah (louvado seja),

“Ó vós que credes! Despendei das cousas boas que haveis logrado e do que Nós vos fizemos sair da terra.” [Alcorão 2:267]

Assim como também vem no seguinte versículo,

“…e concedei o que é de seu direito, no dia de sua ceifa…” [Alcorão 6:141]

O maior dos direitos que o seu dinheiro tem sobre si é o Zakah. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse, “Numa terra irrigada por água da chuva,  por canais de água natural ou numa terra húmida devido a um canal próximo, torna-se obrigatório um Ushr (isto é,um décimo) (de az-Zakah) ; e na terra irrigada por poço, é obrigatório metade de um Ushr (isto é, um vigésimo) (como Zakah na quantidade da collheita produzida pela terra).” (Bukhari)

O Zakah não é devido até que as colheitas alcancem o seu valor limiar (nisaab) que é de cinco Awsuq. Um Awsuq equivale a sessenta Saa’. Isto significa que o valor limiar é de 300 Saa’. Isto é calculado ser cerca de 612 kilos. Não existe Zakah em outro que isso  [que esse valor].

Não existe Zakah sobre frutos e vegetais, como é sabido a partir da afirmação de ‘Umar (radhiAllahu ‘anhu), “Não há caridade sobre vegetais.” E também pela afirmação de ‘Ali (radhiAllahu ‘anhu), “Não há caridade sobre maça e outros semelhantes. Porém, se os venderem por dinheiro, e tiver passado um ano nos seus lucros, então passa a existir Zakah sobre eles.”

Segundo: Animais tais como Camelo, Carneiro e Gado

O valor limiar para camelos é de cinco, para vacas de trinta, e carneiros de quarenta.

Terceiro: Ouro e Prata Independentemente do Estado em que se Encontram

Como Allah (louvado seja) diz,

“E aos que entesouram o ouro e a prata e não os despendem no caminho de Allah, alvissara-lhes doloroso castigo.Um dia, quando os incandescerem no fogo da Geena, e, com eles, lhes cauterizar as frontes e os flancos e os dorsos, dir-se-lhes-á: “Isto é o que entesourastes, para vós mesmos: então, experimentai o que entesouráveis.” [Alcorão 9:34-35]

Esta é a melhor forma de dar Zakah.

Abu Hurairah (radhiAllahu ‘anhu) relatou o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ter dito, “Se um possuidor de ouro ou prata não pagar o que lhe é devido, quando chegar o Dia da Ressureição, será açoitado com blocos de Fogo; estes serão depois aquecidos no fogo do Inferno, e os seus lados, a sua fronte e as suas costas serão cauterizados com eles. Sempre que os blocos se arrefecerem, (o processo) será repetido, durante um dia cuja extensão será de cinquenta mil anos, até que o julgamento seja proferido entre os servos.” (Muslim)

O Zakah é obrigatório sobre o ouro e a prata independentemente se estiver a ser usado ou guardado. Isto é conhecido a partir do hadith de Abdullah bin Amr bin Al-‘Aas (radhiAllahu ‘anhu), de que uma mulher foi ter com o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) com a sua filha que estava a usar duas espessas pulseiras de ouro. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) perguntou-lhe se ela pagou Zakah sobre as pulseiras, pelo que ela respondeu negativo, portanto ele respondeu perguntando se desejaria que Allah as substituísse por pulseiras de fogo no Dia do Julgamento. Assim, ela removeu as pulseiras e deu-as ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e de seguida disse, “Estas são para Allah e o Seu Mensageiro.” (Ahmad, Abu Dawud, Nassa’i, Tirmidhi)

‘Aisha (que Allah esteja satisfeito com ela) relatou que, “O Mensageiro de Allah veio ter comigo e viu-me usar anéis de prata, a respeito dos quais perguntou: ‘O que é isto, ‘Aisha?’ Eu respondi: ‘Eu os fiz para me adornar para ti, ó Mensageiro de Allah.’ Ele disse: ‘Pagaste o seu Zakah  [o Zakah obrigatório sobre a prata]?’ Eu disse: ‘Não, ou o que Allah deseja.’ De seguida ele respondeu: ‘A sua punição no Inferno é suficiente para ti.’” (Abu Dawud, Baihaqi, Hakim)

Zakah não é devido sobre o ouro até que alcance o seu valor limiar, que é de vinte dinars. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse sobre o ouro, “Não há nada sobre ti, até que [o valor do ouro] alcance os vinte dinars.” (Abu Dawud) Essa quantia deve ser calculada na moeda atual.

Zakah não é obrigatório sobre a prata até que atinja o seu valor limiar, que é de cinco ‘Awaq. A razão para isso é a afirmação do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), “Não existe caridade sobre outro que não cinco ‘Awaq.” (mutaffac alaihi)

O Shaikh calculou esse valor na moeda atual, sendo que Zakah é concedido em dinheiro porque este toma o lugar de prata, portanto se atingir o valor limiar da prata então terá de se pagar Zakah sobre ele.

Zakah é obrigatório sobre o dinheiro, o ouro, e a prata, independentemente se estiver ou não na sua possessão. Portanto, por esse motivo o Zakat é também obrigatório sobre um empréstimo concedido. O indivíduo pode adicionar ao empréstimo todos os anos com o seu dinheiro, ou pode esperar até obter o dinheiro de volta, e depois pagar o que teria pago por cada ano.

Quarto: Tudo o que é Mantido com a Intenção de Comercializar e fazer Dinheiro, de Animais, a Automóveis, Comida e Bebida

A pessoa deve estimar o custo de tudo assim que atingir um ano na sua possessão e depois deve tirar 14% do valor total. O valor não é estimado por quanto a pessoa pagou pelo produto, mas sim, por quanto este vale.

Não existe Zakah sobre o que o indivíduo usa para si  mesmo, seja comida, bebida, casa, animais, automóveis, roupas,  e a joalheria de ouro e prata que é usada. Isto é conhecido da afirmação do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), “Não há caridade obrigatória sobre um escravo ou cavalo pertencente a um muçulmano.” (mutaffac alaihi)

Continua amanhã…

Siyam e Ramadan