Casamento e Responsabilidade

Casamento e Responsabilidade

 Por Abu Muawiyah Ismail Kamdar

Casamento e Responsabilidade

A Surah An-Nisaa foca-se sobre a família e questões sociais. Muitos dos versículos desta Surah concentram-se primeiramente no casamento e nas responsabilidades de ambos os maridos e as esposas. O enfoque nas responsabilidades pode parecer desconcertante para muitos jovens que estão acostumados a focarem-se apenas em si mesmos.


Nos mídia moderna, o casamento é muitas vezes retratado como um glamoroso “feliz para sempre” final a uma história de amor. Pessoas que não têm nenhuma experiência podem ser iludidas em pensar que casamento com a pessoa certa é uma vida feliz, romântica e alegre, livre de preocupações. 

A realidade é, independentemente de com quem se casar, haverão desafios. Embora seja muito importante casar-se com alguém por quem seja atraído e compatível. É ingênuo esperar felicidade e nenhum tipo de desafios. Os casamentos prosperam sob o trabalho árduo e responsabilidade, e os casamentos falham quando um ou ambos os esposos apenas deseja regalias, sem investir no trabalho.

Quando o casamento é mencionado no Qur’an, o foco é principalmente sobre as responsabilidades. É verdade que Allah também menciona que casamento devia ser uma fonte de Sakeena (tranquilidade), amor e misericórdia. Porém, o trabalho árduo necessário para se chegar a esse nível é o que é enfatizado.

A Surah An-Nisaa focaliza-se nesse trabalho árduo. Lembra aos homens que eles são responsáveis por tomar conta de suas famílias. Lembra às mulheres para seguirem as leis Islâmicas quanto aos direitos dos maridos. Lembra a ambos os partidos para procurarem por reconciliação através de parentes, antes de considerar divórcio. O tema é evidente: ambos os esposos necessitam ser responsáveis e trabalhar juntos para fazer com que o casamento resulte. Esta é a fundação central para um casamento forte.

Alguns fatos sobre Surah An-Nisaa:

1. A maioria dos ‘versículos controversos’ para os modernistas são encontrados nesta Surah. É importante estudar o Tafseer autêntico destes versículos e seguir a orientação de Allah, e não opiniões feitas pelo homem em tais assuntos.

2. Geralmente as legislações são mencionadas resumidamente nas Surahs, porém as leis da herança são descritas detalhadamente na Surah An-Nisaa. Isto para que as pessoas não tenham nenhuma desculpa em relação às suas tentativas para mudar a lei da herança, visto que é absolutamente clara na própria palavra de Allah.

3. Uma forte ênfase nesta Surah é no que se refere ao cuidado de orfãos. Tendemos a ficar apegados em discutir os tópicos controversos, que acabamos neglegenciando este importante assunto.

4. Nesta Surah, Allah especifica as mulheres com as quais é proibido se casar, e diz que é permitido casar com quaisquer outras. No Islam, o Haram é frequentemente especificado porque o Haram é pouco o suficiente para ser enumerado, enquanto que o Halaal é demasiado extenso para ser enumerado.

5. A Surah An-Nisaa foi revelada em Madinah, onde os muçulmanos formaram uma sociedade e portanto leis foram reveladas para governar a vida em sociedade. Essas leis precisam ser seguidas hoje, tanto quanto foram seguidas 1400 anos atrás.

Fonte: AbuMuawiyah.Com

Tafsir