As Armas do Crente em sua Guerra Contra o Shaytan

 

 

 

Introdução

 

 

Bismillah!

 

Este breve artigo foi retirado do livro “The World of Jinn and Devils”, do Sheikh Jamaal Zarabozo e do Dr. Umar Sulaiman Al-Ashqar, baseado em parte do seu capítulo 5º (a partir da página 169), denominado “The Weapons of the Believer in his War against Satan”, com a intenção de ajudar na fortificação da nossa guerra diária contra Shaytan, da única maneira possível: Allah.

 

O artigo mostra que ao nos segurarmos firmes ao Qur’an e à Sunnah e ao buscarmos refúgio em Allah, e depositarmos Nele nossos medos, esperanças e confiança, fica um pouco mais difícil para Shaytan entrar em nossas vidas, mas este é um exercício diário, do qual não podemos nos esquecer ou negligenciar, pois o inimigo está sempre à espreita, sondando-nos, à espera do mais simples descuido, para que use de seu ardil e desvie de nós o que temos de mais precioso: o caminho da senda reta.

 

Por: Islane Castelo

 

 

As Armas do Crente em sua Guerra contra Shaytan

 

Este inimigo maligno do ser humano está sempre ansioso para enganar a humanidade. Ele faz isso através de vários meios, muitos dos quais já discutimos em capítulos anteriores. Deve-se tomar cuidado com este inimigo. Deve-se estar ciente de seus objetivos e seu estratagema para ser vitorioso sobre ele. Se o homem é indiferente sobre estes assuntos, então Shaytan o ataca através de quaisquer meios que quiser. Ibn al-Jawzi fez uma parábola excepcional sobre esta batalha entre o homem e Shaytan. Ele disse em 'Talbees':

“O coração é como um forte que está rodeado por um muro e este muro tem portões pelos quais ele pode ser derrubado. Nele jaz a mente. Os anjos frequentam aquele forte e próximo a ele estão lugares onde jazem os desejos. E os demônios entram nessa área adjacente sem serem impedidos. E existe a guerra entre os habitantes do forte e os habitantes das áreas circundantes. Os demônios nunca param de rodeá-lo e de procurar por uma abertura onde o guarda esteja desatento e pela qual eles possam derrubar o forte.

É obrigatório que os guardas estejam completamente cientes de todos os portões do forte que devem ser guardados, bem como de todos os seus pontos fracos, por onde a destruição pode vir. O guarda não pode descansar, porque o inimigo nunca descansa. Um homem perguntou para al-Hasan al-Basri: “Iblees dorme?” Ele respondeu: “Se ele dormisse, poderíamos então descansar.”

O forte é iluminado pela recordação e a fé em Allah. Nele há um espelho polido pelo qual (os guardiões) podem ver tudo o que se passa. A primeira coisa que Shaytan faz é soprar uma fumaça no forte para enegrecer seus muros. Isso causa ferrugem e dano ao forte. Pensamentos audíveis rechaçam Shaytan e a lembrança de Allah limpa o espelho. O inimigo tem carruagens e por vezes podem entrar no forte. Os guardas devem encontra-las e força-las a sair. Talvez elas entrem devido à negligência ou descuido dos guardas.  Talvez devido à fumaça e à ferrugem, Shaytan entra através de qualquer via e não é percebido. Talvez o guarda esteja ferido pela negligência ou foi feito prisioneiro e levado a seguir os desejos. E talvez ele se torne como o jurista que faz o mal.” [1]

 

 

Precaução e Cuidado

 

A melhor coisa que pode ser usada como defesa contra os demônios é ater-se ao Livro e à Sunnah, através do conhecimento e das ações do indivíduo. O Livro e a Sunnah contêm o caminho reto, e é Shaytan que se esforça para nos desviar deste caminho. Allah diz no Qur'an:

“E, por certo, esta é a Minha senda reta: então, segui-a e não sigais os outros caminhos, pois vos separariam de Seu caminho. Eis o que Ele vos recomenda, para serdes piedosos.” [Surah al-An’am (6): 153]

 

O Profeta (sallAllahu 'alayhi wa salaam) explicou este verso. Ele uma vez desenhou uma linha reta com sua mão e disse: “Este é o caminho de Allah.” Então, na esquerda e na direita ele desenhou outras linhas e disse: “Todos estes caminhos têm Shaytan chamando (as pessoas) para eles.” E ele recitou o verso acima.[2]

 

Se a pessoa segue aquilo que vem de Allah em suas crenças, ações, palavras, adoração, lei e assim por diante, e evita o que Ele proibiu, então ela será protegida de Shaytan. Allah diz no Qur’an:

“Ó vós que credes! Entrai na Paz, todos vós, e não sigais os passos de Satã. Por certo, ele vos é inimigo declarado.” [Surah al-Baqara (2): 208]

 

A palavra árabe al-silm naquele verso refere-se ao Islam, enquanto que alguns dizem que se refere à obediência a Allah e Muqaatil diz que se refere a todas as ações que contêm retidão. Disso vemos que é uma ordem aplicar todos os ramos do Islam e todos os aspectos de suas leis de acordo com a possibilidade de cada um; e o verso proíbe o acompanhamento dos passos de Shaytan. Aquele que entra completamente no Islam está longe dos passos de Shaytan. Aquele que não segue nenhuma parte do Islam, tem, de fato, seguido alguns de seus passos. Portanto, qualquer permissão daquilo que Allah proibiu ou vice-versa, é seguir Shaytan. Comer qualquer tipo de comida proibida e suja é parte de seguir os passos de Shaytan, o que nos foi expressamente proibido.

“Ó humanos! Comei, do que há na terra, sendo lícito e benigno; e não sigais os passos de Satã. Por certo, ele vos é inimigo declarado. Ele não vos ordena senão o mal e a obscenidade, e que digais acerca de Allah o que não sabeis.” [Surah al-Baqara (2): 168-169]

 

O indivíduo, ao ater-se ao Livro de Allah e à Sunnah do Profeta (sallAllahu 'alayhi wa salaam) em suas palavras e ações, repreenderá e enfurecerá Shaytan imensamente. Foi relatado em Sahih Muslim, Musnad Ahmad e Sunan Ibn Majah, na autoridade de Abu Huraira, que o Profeta (sallAllahu 'alayhi wa salaam) disse:

“Quando o filho de Adam lê um verso de prostração e então prostra-se, Shaytan afasta-se dele e chora dizendo: ‘Ai de mim! O filho de Adam foi ordenado prostrar-se e ele o fez e, portanto, ele será concedido o Paraíso. Eu fui ordenado a prostrar-me e desobedeci e, portanto, terei o Fogo do Inferno.'”

 

 

Refugiar-se e Abrigar-se em Allah

 

A melhor forma de tomar abrigo de Shaytan e seus soldados é buscar refúgio e ajuda em Allah do amaldiçoado Shaytan. Allah tem poder sobre ele. Se o servo busca refúgio Nele, então como Shaytan pode entrar nele? Allah diz:

“Toma-te, Muhammad, de indulgência e ordena o que é conveniente, e da de ombros aos ignorantes. E, se, em verdade, te instiga alguma instigação de Satã, procura refúgio em Allah. For certo, Ele é Oniouvinte, Onisciente.” [Surah al-A’raf (7): 199-200]

 

Allah ordenou até ao próprio Mensageiro (sallAllahu 'alayhi wa salaam)  procurar refúgio das sugestões dos demônios e de tê-los presentes com ele.

“E dize: ‘Senhor meu! Refugio-me em Ti, contra as incitações dos demônios,  e refugio-me em Ti, Senhor meu, para que eles me não sejam presentes.” [Surah al-Mu’minun (23): 97-98]

 

Esta invocação pede que não caiamos como presas para aquilo que eles nos sussurram e que não sigamos tais sussurros. Allah ordenou-nos procurar refúgio Nele do inimigo satânico, do qual não há outra saída, já que ele não aceita atos de bondade e cortesia. Ele apenas deseja a destruição dos humanos devido à sua inimizade por eles.

 

Ibn Kathir, em seu comentário do Qur’an, afirma:

“Isso significa procurar abrigo em Allah e aderir a Ele em face de qualquer possibilidade maligna. O significado de “eu busco refúgio em Allah do amaldiçoado Shaytan” é procurar abrigo na proteção de Allah do amaldiçoado Shaytan, tal que ele não afetará o indivíduo em sua religião ou vida terrena. [É buscar refúgio em Allah de maneira que] Shaytan não o impeça de fazer aquilo que ele foi ordenado a fazer ou de maneira que ele possa induzir o servo a fazer algum ato do qual foi proibido fazer. Verdadeiramente, Shaytan não se afastará da pessoa a menos que seja pela ajuda de Allah. Os demônios entre os humanos podem ser tratados de maneira gentil, tal como foi ordenado por Allah. E este tratamento gentil deve detê-los do mal que estão planejando ou fazendo. Mas tal suborno não funcionará com os demônios entre os jinn, porque eles são um tipo diferente de criação. Ele não aceita subornos nem é afetado pelo comportamento gentil. Isso é porque ele é mau por natureza. A única fonte que pode ajudar o servo contra ele é seu Criador.”

 

O Profeta (sallAllahu 'alayhi wa salaam) frequentemente buscaria no Senhor refúgio de Shaytan, de diferentes maneiras e em muitas ocasiões. Depois de abrir a invocação da oração ele costumava dizer “eu busco refúgio em Allah, O Ouvinte, o Conhecedor, do amaldiçoado Shaytan e de seu 'sopro', de sua 'cuspida'[3] e 'sugestões malignas.'" Os quatro compiladores do Sunan relataram este hadith.  Essas palavras são interpretadas da seguinte maneira: ‘sopro’ significa morte por estrangulamento; ‘cuspida’ significa orgulho; e a última refere-se à poesia.

 

 

Buscar Refúgio ao Entrar nos Banheiros

 

Quando o indivíduo entra nos lavatórios deve buscar refúgio contra os demônios masculinos e femininos. Foi relatado nos dois Sahihs que Anas ibn Malik informou que sempre que o Profeta (sallAllahu 'alayhi wa salaam) entrasse no lugar para aliviar-se ele diria:

“Ó Allah, eu busco refúgio em Ti dos malignos jinn masculinos e femininos.”

 

Isso foi registrado em Musnad Ahmad e no Sunan Abu Dawaud, com uma corrente sahih, que Zaid ibn Arqam relatou que o Profeta (sallAllahu 'alayhi wa salaam) disse:

“Estas latrinas são frequentadas por jinn. Assim quando alguém de vós for a ela deve dizer: ‘Eu busco refúgio em Allah dos malignos jinn masculinos e femininos’.”

 

 

Buscar Refúgio na Hora da Raiva

 

Um hadith afirma que na época do Profeta (sallAllahu 'alayhi wa salaam)  havia dois homens que foram pegos por extrema ira tal que pareceu ao narrador do hadith que um deles arrancaria fora o nariz do outro devido à sua raiva. O Profeta (sallAllahu 'alayhi wa salaam) disse:

 “Eu conheço uma afirmação, que se ele a dissesse, o que lhe atribula de ira o deixaria.” As pessoas perguntaram: “O que é, Mensageiro de Allah?  Ele disse: 'Ó, Allah, eu busco refúgio em Ti, do amaldiçoado Shaytan.'" (Isso foi registrado por al-Bukhari, Muslim, Abu Dawud e Ahmad, e o enunciado é de Ahmad).

 

O Profeta (sallAllahu 'alayhi wa salaam) ensinou um de seus companheiros a dizer:

“Ó, Allah, Criador dos Céus e da Terra, o Conhecedor visível e do invisível, Senhor e Mestre de tudo eu busco refúgio em Ti de minha própria alma, e do maligno Shaytan e dos seus companheiros, que eles perpetuem mal contra mim ou passe isso para outro muçulmano.” [4]

 

 

Buscar Refúgio na Hora do Intercurso Sexual

 

Fomos também encorajados a buscar refúgio na hora em que um homem vai à sua esposa, dizendo:

“Em nome de Allah. Ó, Allah, mantenha-nos distantes de Shaytan e mantenha-o distante daquilo que nos provestes.”

 

Pode ser que do fruto deste intercurso sexual venha uma criança, assim Shaytan não a prejudicará. Isso foi registrado por al-Bukhari e Muslim.

 

 

Referências:

[1] Talbees de Ibn al-Jawzi, pág. 49

[2] Registrado por Ahmad, al-Haakum, que o classificou sahih e al-Nasaai.

[3] Isso é o que al-Asqar escreveu. A maioria das autoridades dizem que isso significa “loucura”. Veja, por exemplo, Majd al-Din ibn al-Athir, al-Nibaay fi Ghareeb al-hadith (al-Maktab al-Islami) vol.5, pág. 273.

[4] Relatado por at-Tirmidhi com uma cadeia sahih. Sahih al-Jaami, vol.6, pág. 56

 

 

Artigo e Tradução: Islane Castelo

Fonte: “The World of Jinn and Devils” (do Sheikh Jamaal Zarabozo e do Dr. Umar Sulaiman Al-Ashqar, Al-Basheer Company for Publications and Translations 1750 30th St. Suite Boulder, CO 80301U.S.A, Paperback – July 1, 1998)