Súplicas para um Coração São

 

 

   Enquanto muitos de nós suplicam a Allah por orientação, conhecimento, e pelo Paraíso, há uma coisa importante que nos esquecemos de incluir nas nossas preces.

  

Numa narração com que muitos de nós estão familiarizados, o Profeta (sallAllahu 'alayhi wa sallam) disse: “Sem dúvida que no corpo há um pedaço de carne; se este é são, todo o corpo é são, e se este é corrupto, todo o corpo é corrupto, e este é o coração.” [Bukhari e Muslim]

 

   Vários sábios do Islam têm dedicado livros e livros para a reformação e purificação do coração porque este é a chave para o sucesso ou para a destruição. Tal como doutores hoje nos dizem que ter um coração saudável é a chave para termos um corpo saudável, o Profeta (sallAllahu 'alayhi wa sallam) transmite-nos que ter um bom coração é a chave para a retidão.

 

   Anass narrou que pedir por um coração firme e obediente era uma das súplicas constantes do Profeta (sallAllahu 'alayhi wa sallam) e uma narração de Umm Salamah menciona que este era o du'a (súplica) que ele dizia mais:

Allahuma Ya Muqallib al Qulub Thabbit Qalbi 'Ala Deenak

“Ó Transformador dos corações! Faz o meu coração firme na Tua Religião”

 

   No entanto, há outro du'a autêntico na Sunnah do Mensageiro (sallAllahu 'alayhi wa sallam) que é narrado no Sahih Muslim que não é tão famoso. O Profeta (sallAllahu 'alayhi wa sallam) disse:

“De facto, os corações de todos os filhos de Adão estão entre os dois dedos do Senhor Compassivo como um só coração. Ele volta-o para qualquer (direcção) que Ele quiser”.

 

   Depois o Profeta (sallAllahu 'alayhi wa sallam) disse:

“Allahuma Mussarif Al-Qulubi Sarif Qulubana 'Ala Ta'atika”

“Ó Allah! Transformador dos corações! Direcciona os nossos corações em obediência a Ti!”

 

 

Pontos de Benefício

As súplicas para o coração são encontradas no Qur'an e na Sunnah. No Qur'an, os crentes suplicam: 

"Ó Senhor nosso, não desvies os nossos corações, depois de nos teres guiado, e agracia-nos com a Tua Misericórdia, porque Tu és o Doador por excelência." [Qur'an 3:8]

 

Na Surah Hashr também:

"E aqueles que os seguiram dizem: 'Ó Senhor nosso, perdoa-nos, assim como também aos nossos irmãos, que nos precederam na fé, e não infundas nos nossos corações rancor algum pelos crentes.'" [Qur'an 59:10]

 

   Ambos os du'as citados são a pedir refúgio a Allah de corações corruptos – o primeiro du'a pede refúgio do desvio depois da orientação, e o segundo du'a pede refúgio de pensamentos maldosos e sentimentos maus contra outros muçulmanos.

 

   O Profeta (sallAllahu 'alayhi wa sallam) fazia du'a constantemente para um coração reto e bondoso. Assim aprendemos o nível do coração e que devemos suplicar também tanto quanto possível para um coração firme e obediente no Islam.

 

   A natureza do coração é a mudança constante, e pedir a Allah para direccionar os nossos corações à Sua obediência mostra que estamos constantemente aquém na nossa obediência a Ele. Dizer este du'a é pedir a Allah que continue a alterar os nossos corações de volta à Sua obediência, visto que temos tendência a falhar.

 

   Sábios como o Imam Ibn Qayyim e Ibn 'Uthaymeen mencionaram que a inteligência e a compreensão de um ser humano reside no coração, e não necessariamente no seu cérebro. A evidência para a sua afirmação está no verso:

“Não percorreram eles a terra, para que seus corações verificassem o ocorrido? Talvez possam, assim, ouvir e raciocinar! No entanto, a cegueira não é a dos olhos, mas a dos corações, que estão nos seus peitos!”

[Qur'an 22:46]

 

   O Sheikh Ibn 'Uthaymeen disse que o cérebro é como a secretaria a processar informação, depois esta chega ao coração e é o coração que decide fazer bem ou mal baseado nessa informação.

 

   O coração é a base. Nós temos que purificar os nossos corações da associação de parceiros a Allah (shirk), da inovação (bid'ah), de sentimentos maus contra outros muçulmanos e quaisquer outras ações más no nosso carácter e crença ('aqidah).

 

   O muçulmano deve focar-se na reformação do seu coração e na acumulação de boas acções. O coração é a fonte das boas ações e no coração é onde seremos testados no Dia do Juízo. Allah diz:

“Não sabem eles, que quando os que estão nos sepulcros forem ressuscitados, e for revelado tudo o que encerram os corações (humanos), nesse Dia, o seu Senhor estará inteirado deles?"

[Qur'an 100:9-11]

 

Noutro hadith do Profeta (sallAllahu 'alayhi wa sallam), ele apontou para o seu coração e disse três vezes:

"A taqwa (conscientização e temor a Allah) está aqui." [Musnad Ahmad]

 

   Este hadith mostra-nos que quando o coração teme a Allah, então os restantes membros seguirão, tal como o primeiro hadith narrou que "se este é são, todo o corpo é são".

 

   Este du'a é uma lembrança constante de que nós não controlamos a nossa orientação. É importante para nós fazer du'a pelos nossos corações regularmente porque não sabemos como é que os nossos corações ficarão amanhã.

 

 

Fonte: Islamswomen.com