Significado e Virtudes do Dia de 'Arafah

 

 

Jejuar no Dia de 'Arafah expia os pecados por dois anos

O nono dia de Dhul-Hijjah é o dia de ‘Arafah, é neste dia que os peregrinos reúnem-se na planície da montanha de ‘Arafah, orando e suplicando ao seu Senhor. É mustahabb (altamente recomendado) para aqueles que não são peregrinos, que jejuem neste dia, uma vez que o Profeta (sallAllahu 'alayhi wa sallam) foi questionado sobre o jejum neste dia, ao que respondeu:

"Ele expia os pecados (menores) do ano anterior e do ano que virá." [1]

 

Imam at-Tirmidhi (d.275H) – rahimahullah – disse:

"O povo do conhecimento considera ser recomendado jejuar no dia de ‘Arafah, exceto para aqueles no [Monte de] ‘Arafah.”[2]

 

 

Mais do que qualquer outro dia, o de ‘Arafah é quando Allah mais liberta Seus servos do Fogo

Outrossim, o Profeta (sallAllahu 'alayhi wa sallam) disse:

"Não há nenhum outro dia que Allah liberte mais pessoas do Fogo do que no dia de 'Arafah. Ele aproxima-se deles (daqueles no Monte ‘Arafah), e então regozija-Se diante de seus Anjos dizendo: ‘O que procuram estas pessoas [?].’" [3]

 

 

O perdão dos pecados, ainda que eles sejam como a espuma do mar

Quanto a você que fica a noite no ‘Arafah, então Allah desce para o céu da duniya e Ele gaba-se de você para os Anjos e diz:

“Meus servos vieram a Mim, parecendo brutos [desgrenhados e cheios de poeira], dos mais profundos vales, na esperança da minha Misericórdia, assim, se seus pecados fossem equivalentes à quantidade de areia ou aos pingos de chuvas ou como a espuma no mar, eu lhes perdoarei. Então, prossigam, Servos Meus! Tendo o perdão para aquilo ou para quem tivestes intercedido em favor.”[4]

 

 

É o dia em que a religião foi aperfeiçoada e as bênçãos de Allah completadas

Foi relatado em “Al-Sahihayn” que ‘Umar ibn al-Khattab (radhiAllahu ‘anhu) narrou que um judeu disse-lhe: "Oh Amir al-Mu'minin, existe uma ayah no Livro que você recita; se ela tivesse chegado a nós, os judeus, teríamos tomado aquele dia como um 'Eid (festa)." ‘Umar perguntou: ‘Qual ayah?’ Ele respondeu:

 "Hoje, eu inteirei vossa religião, para vós, e completei Minha graça para convosco e agradei-Me do Islão como religião para vós."[Surah al-Ma’ida (5):3].

‘Umar disse: "Sabemos em que dia e em que lugar ela foi revelada ao Profeta (sallAllahu ‘alayhi wa salam). Foi numa sexta-feira, quando ele estava em 'Arafah."

 

 

Allah manifesta Seu Orgulho a Seus Anjos

Foi relatado de Ibn 'Umar que o Profeta (sallAllahu 'alayhi wa sallam) disse:

“Allah manifesta Seu orgulho aos Seus Anjos na hora da 'Isha’, no Dia de 'Arafah, sobre as pessoas de 'Arafah. Ele diz: 'Vejam Meus servos que chegaram desalinhados e empoeirados.'" [5]

 

 

O permanecer no ‘Arafah é o Hajj

Permanecer no ‘Arafah é o Hajj. A multidão deve lembrá-lo do Dia da Ressurreição. Humilhe-se para Allah, mostre-Lhe tua ‘ubudiyyah, através de du’a e intenção sinceras e forte determinação de libertar-se dos pecados do passado e de construir um compromisso de se apressar a fazer o que é bom. Ao retornar pense em tornar-se uma pessoa melhor, livre-se do falso orgulho e da exibição porque isso provavelmente destruirá o que ganhou neste dia.

 

 

Referências:

[1] Muslim (nº. 1162).

[2] Muslim (nº. 1348)

[3] Jami’ut-Tirmidhi (3/377

[4] Relatado por at-Tabarani em seu livro "al-Kabir" e por al-Bazar. Shaykh al-Albani o classificou como Hassan. Retirado de "Sahih al-Targhib wa Tarhib'". Volume 2, página 9-10, hadith nº 1112. Retirado de "Sahih al-Targhib wa Tarhib’" do Shaykh Muhammad Nasr ud-Din al-Albani.

[5] Narrado por Ahmad e classificado como sahih por al-Albani.

“The Month of Dhul-Hijjah” – Revista al-Istiqamah, Edição Nº6

“Ahadith regarding the Benefits and Blessings of Hajj” - [Artigo] Traduzido por Abbas Abu Yahya.

“Hajj and Tawhid” por Dr. Saleh as-Saleh.

 

 

Fonte: Abdurrahman.Org

Tradução e Adaptação: Islane Castelo