A Idade em que a Urina de um Bebé deve ser Lavada

 

Pergunta:

A partir de que momento a urina de uma cirança se torna najis (impura)? Existe uma diferença entre meninos e meninas?

 

Resposta:

Louvado seja Allah.

A urina humana é impura e deve ser limpa, quer venha de uma criança ou de um adulto, macho ou fêmea, com a exceção de que seja menos sério no caso em que o bebé não esteja ainda a alimentar-se de comida, em cuja situação, borrifar água seja suficiente para purificá-la. Al-Bukhari (223) e Muslim (287) narraram de Umm Qays bint Mihsan (radhiAllahu ‘anha) que ela trouxe ao Mensageiro de Allah (sallAllahu ‘alayhi wa sallam) o seu filho que ainda não se alimentava de comida. O Mensageiro de Allah (sallAllahu ‘alayhi wa sallam) sentou-o no seu colo, e ele urinou no seu vestuário, então o Profeta pediu alguma água e borrifou-a, porém não a lavou.

 

Al-Tirmidhi (610) e Ibn Majah (525) relataram de ‘Ali ibn Abi Talib (radhiAllahu ‘anhu) que o Mensgeiro de Allah (sallAllahu ‘alayhi wa sallam) disse, referindo-se à urina de um bebé:

“Borrife a urina de um menino e lave a urina de uma menina.”

 

Qatadah disse: Isto aplica-se desde que eles não estejam a alimentar-se de comida; se estiverem a alimentar-se de comida, [a urina]deve ser lavada em ambos os casos. Classificado como sahih por al-Albani em Sahih al-Tirmidhi.

 

Este hadith indica que existe uma diferença entre a urina dos meninos e das meninas. No caso da urina dos meninos é suficiente borrifá-la, porém quanto à das meninas deve ser lavada.

 

Shayh Ibn ‘Uthaymin (rahimahullah) disse:

"Borrifar significa colocar água sem esfregar ou espremer, até que cubra a área inteira."

 

E se for perguntado, qual é a razão poque a urina de um menino que ainda não se alimenta de comida é borrifada, e não lavada como acontece com a urina de uma menina? A razão é de que foi ordenado na Sunnah, e isso é motivo suficiente. Daí que quando ‘A’ishah foi questionada a razão por que a mulher tem de compensar os jejuns dos dias perdidos devido à menstruação, mas não tem de compensar as orações perdidas pelo mesmo motivo, ela disse,

“Isso nos foi ordenado no tempo do Mensageiro (sallAllahu ‘alayhi wa sallam), e foi-nos mandado compensar os jejuns e não nos foi mandado compensar as orações.”

 

Todavia, alguns sábios tentaram apresentar uma causa para isso.

Alguns deles disseram: o motivo para isso é que é mais fácil, porque normalmente o [menino] macho é muito carregado, e as pessoas alegram-se dele e amam-no mais do que a fêmea, e a sua urina vem de uma abertura estreita, por isso quando ele urina ela se espalha. Foi feita esta concessão porque ele é muito carregado e lavar a sua urina seria muito difícil.

Eles também disseram: a sua nutrição é composta de leite simples, portanto quando começa a alimentar-se de comida regular torna-se necessário lavar a sua urina.

O significado aparente das palavras dos nossos companheiros (os Hanbalis) é que diferenciar entre a urina dos meninos e das meninas é algo que está prescrito na Sunnah, por esse motivo seguimo-lo.

As fezes dos meninos, tal como as dos outros, devem ser lavadas.

A urina de meninas e meninos que alimentam-se de comida é como de outra pessoa qualquer, e deve ser lavada.

Fim da citação, de al-Sharh al-Mumti’, 1/372

 

No que se refere à idade do menino cuja urina deve ser limpa borrifando-a, citamos acima as palavras de Qatadah: Isto aplica-se desde que eles não estejam a alimentar-se de comida; caso contrário deve ser lavada em ambos os casos. O que se quer dizer com isto é nas situações em que a criança deseja comida, é nutrida e pede por ela, não se refere a situações em que ela come o que quer que lhe seja colocado na boca.

Ibn al-Qayyim (rahimahullah) disse: o veredito de borrifar cessa-se de aplicar quando (a criança) alimenta-se de comida, deseja-a e é nutrida por ela. Fim da citação de Tuhfat al-Mawdud bi Ahkam il-Mawlud, p. 190

 

Shaykh Muhammad ibn Ibrahim (rahimahullah) disse. Não significa que ele mama e engole o que é colocado na sua boca, antes, é quando ele deseja comida, come, mostra interesse, e pede por ela, ou berra e aponta para ela. Isto é quando é considerado como alimentando-se de comida.

Fim da citação do seu Majmu’Fatawa, 2/95.

 

 

Fonte: IslamQ&A

Tradução e adptação: Mariama bint Carlos