Dando as Boas Vindas ao Recém Nascido

O que eu devo fazer ou preparar para receber meu novo bebê recém-nascido em um ou dois dias? Existe alguma sunnah que eu devo seguir?


Todas as Glórias são para Allah.

Primeiro:
Nós pedimos a Allah para abençoar seu novo bebê e fazê-lo dentre os corretos e piedosos para que ele pese na balança de suas boas ações, porque foi narrado que o Mensageiro de Allah (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Quando um filho de Adam morre, todas as suas boas ações chegam ao final, com excessão de três: sadaqah jaariyah (caridade contínua, como waqf ou uma doação para criação de um estabelecimento), conhecimento benéfico e um filho correto que irá rezar por ele (Narrado por Muslim, 1631).

Segundo:
Não há ação prescrita na shariah para se preparar para receber um novo bebê um dia ou dois antes dele nascer, pelo que sabemos. Mas a pessoa pode recitar du’aa’s, como rezar para o recém-nascido estar seguro e saudável, ser guiado e assim por diante. Allah mencionou em Seu Livro, a oração da mulher correta, a esposa de ‘Imraan, que disse (interpretação do significado):

[Aal ‘Imraan 3.35] . "Recorda-te de quando a mulher de Imran disse: Ó Senhor meu, é certo que consagrei a ti, integralmente, o fruto do meu ventre; aceita-o, porque és o Oniouvinte, o Sapientíssimo."
3.36 . "E quando concebeu, disse: Ó Senhor meu, concebi uma menina. Mas Deus bem sabia o que eu tinha concebido, e um macho não é o mesmo que uma fêmea. Eis que a chamo Maria; ponho-a, bem como à sua descendência, sob a Tua proteção, contra o maldito Satanás."

Aqui segue uma explicação rápida do que deve ser feito no dia que a criança nasce e depois disso:

É mustahabb (recomendado) fazer tahneek para o bebê e rezar por ele.

Foi relatado que Abu Mussa disse: "Eu tive um bebê do sexo masculino, e eu o trouxe para o Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele). Ele lhe deu o nome de Ibrahim, fez Tahneek com algumas tâmaras e rezou para Allah abençoá-lo, então ele o devolveu para mim." (Narrado por al-Bukhaari, 5150; Muslim, 2145). Tahneek significa colocar algo doce, como tâmaras ou mel, na boca da criança assim que ele nascer.

É permitido nomear a criança no primeiro dia ou no sétimo.

Foi narrado que Anas ibn Malik disse: o Mensageiro de Allah (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Um menino nasceu esta noite e eu lhe dei o nome do meu pai, Ibrahim." (Narrado por Muslim, 3126).

Foi narrado que ‘Aa’ishah disse: o Mensageiro de Allah (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) fez ‘aqiqah para al-Hasan e al-Husayn no sétimo dia, e lhes deu os nomes. (Narrado por Ibn Hibban, 12/127; al-Haakim, 4/264. Classificado como sahih por al-Haafiz Ibn Hajar em Fath al-Baari, 9/589).

‘Aqeeqah e circuncisão

Foi narrado por Salmaan ibn ‘Aamir (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Para o menino deve haver um ‘aqeeqah. Abata (um animal) para ele, e remova as coisas danosas [o prepúcio] dele." (Narrado por al-Tirmidhi, 1515; al-Nasaa’i, 4214; Abu Dawood, 2839; Ibn Maajah, 3164. O hadith foi classificado como sahih por al-Albani, que Allah tenha piedade dele, em al-Irwaa’, 4/396).

Foi narrado que Samurah ibn Jundub (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: o Mensageiro de Allah (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Um garoto se aproxima de Allah swt por seu aqiqah. O sacrifício deve ser feito por ele no sétimo dia, deve ser nomeado e sua cabeça deve ser raspada." (Narrado por al-Tirmidhi, 1522; al-Nasaa’i, 4220 e Abu Dawood, 2838. O hadith foi classificado como sahih por al-Albani, que Allah tenha misericórdia dele, em al-Irwaa’ 4/385).

Imaam ibn al-Qayyim (que Allah tenha piedade dele) disse:

Dentre os benefícios do aqiqah estão:

É um sacrifício pelos meios qual a criança é levada mais próxima de Allah, logo que chega neste mundo.

É um resgate para o recém-nascido, o aqiqah dele o resgata para que ele possa interceder por seus pais.

É um sacrifício pelo qual o recém-nascido é resgatado assim como Allah resgatou Ismael com o carneiro. (Tuhfat al-Mawdood, p. 69).

Talvez outro benefício do aqiqah seja a reunião dos parentes e amigos para o walimah (banquete).

4. A circuncisão é parte da Sunnan al-Fitrah (praticas relacionadas com a inclinação pura e natural do homem). É obrigatório no caso dos homens porque está relacionada á pureza que é uma condição essencial para a oração.

Foi narrado por Abu Hurayrah: "Cinco coisas são relacionadas com a Fitrah: circuncisão, remover os pelos púbicos, remover os pêlos das axilas, cortar as unhas, e aparar o bigode." (Narrado por al-Bukhaari, 5550; Muslim, 257).

Terceiro:
Dentre as Sunnahs para dar as boas vindas ao recém-nascido, os estudiosos mencionaram que o Adhaan deva ser recitado no ouvido direito do bebê para que a primeira coisa que ele ouça neste mundo sejam as palavras do Tawhid, o que trará um efeito grande e abençoado na criança. Em relação a recitar o iqaamah no ouvido esquerdo da criança, não há nada que prove que isto seja requerido. (Veja al-Silsilat al-Da’ifah, 1/491).

Quarto:
Raspar a cabeça da criança e então passar açafrão na cabeça da criança é muito benéfico. Então é prescrito que se dê em caridade a quantida igual ao peso do cabelo da criança em ouro ou prata. Isto  não tem que ser feito realmente pesando-se o cabelo; se é muito difícil fazê-lo, é suficiente estimar o peso e dar dinheiro equivalente ao preço daquele montante em ouro ou prata. Nós pedimos a Allah que nos proteja e às nossas crianças do mal e para mantê-los sãos e salvos neste mundo e no próximo. Que Allah abençoe nosso Profeta Muhammad.

Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid
Islam Q&A

Traduzido por Danielle Aisha