As Mulheres Crentes Podem Visitar Cemitérios?

A visita de homens muçulmanos a cemitérios é uma prática da Sunnah, e lembra-os do seu destino para que eles possam lutar por isso.

Como o Profeta (que a paz esteja com ele) disse: “Eu [uma vez] tinha vos proibido de visitar sepulturas, [e agora recomendo] a fazê-lo, de modo que a visita vos possa servir como uma lembrança benéfica” (Muslim e outros).

Na versão de al-Haakim:

“Pois [tais visitas] amolecem o coração, trazem lágrimas aos olhos, e servem como uma lembrança da Próxima Vida, [mas cuidado] para não falarem expressões proibidas [isto é, durante a visita]” (Sahih al-Jaami', 4584).

Quanto a visitas a cemitérios por mulheres, os estudiosos diferenciaram nas opiniões sobre esta questão:

  • É permitido ou preferível e o seu caso é semelhante aos homens;
  • É makruh (reprovável), que é a opinião de jumhur ul-'ulemaa' (a maioria dos estudiosos);
  • É proibido. Esta provavelmente é a opinião mais forte, como indicado pelo hadith sahih (autêntico) em que o Profeta (que a paz esteja com ele) disse: “Allah amaldiçoou as mulheres que visitam sepulturas”, relatado por Ahmed, Tirmidhi e Ibn Maajah e numa versão “Allah amaldiçoou as mulheres que visitam sepulturas e aqueles que constroem mesquitas e colocam luzes sobre elas” (Relatado por Abu Dawood, al-Tirmidhi, al-Nisaa'i e al-Haakim).

Esta condenação garantiria a validade do argumento contra as mulheres visitarem cemitérios pois o Legislador (ou seja, Allah) não condenaria algo que fosse permissível ou reprovável - somente o que é proibido completamente.

Sobre o que seria a razão para esta condenação, os estudiosos citaram dois argumentos principais:

Em primeiro lugar, que as mulheres, na sua maioria, são emocionalmente mais fracas em aceitar calamidades e, talvez, avistar a sepultura dos seus entes queridos poderia levar a pranto e muito choro, o que seria prejudicial para o seu carácter religioso e prejudicial para o seu corpo também.

Em segundo lugar, os cemitérios são muitas vezes locais isolados, o que pode não ser seguro para alguém que está sozinho, possivelmente expondo a mulher a pessoas de carácter moral corrupto ou solto.

Em resumo, o raciocínio por detrás desta proibição é que as mulheres muitas vezes não são tão fortes emocionalmente diante de calamidades, e não visitar sepulturas impede  julgamento e de serem expostas a fitnah desnecessária.

Allah sabe mais sobre o que é mais correcto e melhor.

 Fonte: IslamQA