Tempos de Fitnah

 

 

Pergunta:

Este é o tempo referido no hadith do Rasulullah, sallAllahu 'alayhi wa sallam, onde um Sahabah perguntou: "o que devo fazer quando há muita fitnah e divisão?", o Mensageiro de Allah, sallAllahu 'alayhi wa sallam, respondeu:

 

"Mante-se longe das pessoas e permaneça em sua casa." Em al-Sahih, no Kitaab al-Fitan, Baab Kayf al-Haal idha lam yakun khalifa (capítulo: 'Qual a condição se não existe um Califa'), há um hadith que diz que o profeta Muhammad, sallAllahu 'alayhi wa sallam, aconselhou aos presentes que se afastassem das pessoas quando calamidades os atingirem e ele, sallAllahu 'alayhi wa sallam, ainda disse, “... mesmo que você tenha que roer raízes de árvores até que a morte o encontre..."

 

Por favor, gostaria de uma explicação destes ahadith, o que os estudiosos disseram a respeito deles?

 

 

Resposta:

Louvado seja Allah.

 

Em al-Sahihein (Bukhari e Muslim) e em outros lugares – e esta versão foi narrada por al-Bukhari, volume 4, livro 56, hadith 803 – relatado por Ibn Abu al-Khawlaani, que ele ouviu Hudhaifah Ibn al-Yamaan dizer: "as pessoas costumavam perguntar ao mensageiro de Allah, sallAllahu 'alayhi wa sallam, sobre coisas boas, mas eu costumava perguntar a ele sobre coisas ruins, temendo que eu viveria para ver essas coisas. Eu disse, 'Ó mensageiro de Allah, nós estávamos em um Estado de ignorância (jaahiliyyah) e maldade e, em seguida, Allah nos enviou o bem (ou seja, o Islam). Haverá qualquer mal após este bem?' Ele, sallAllahu 'alayhi wa sallam, disse, 'Sim'. Eu disse, 'Haverá algum bem depois deste mal'? Ele, sallAllahu 'alayhi wa sallam, disse, 'Sim, mas ele será contaminado.' Eu disse, 'Como ele será contaminado?' Ele, sallAllahu 'alayhi wa sallam, disse, '(haverá) algumas pessoas guiarão outras de uma maneira que não está de acordo com a minha orientação. Você aprovará algumas das suas obras e reprovará outras.' Eu disse: 'Haverá qualquer mal depois deste bem?' Ele, sallAllahu 'alayhi wa sallam, disse, 'Sim, haverá pessoas que chamarão dos portões do inferno, e quem responder a este chamado será jogado nele (no fogo)'. Eu disse, 'Ó Mensageiro de Allah, descreva-os para nós.' Ele, sallAllahu 'alayhi wa sallam, disse, ‘Eles serão dos nossos povos, falando nossa língua’. Eu disse, 'o que tu me ordenas fazer caso eu viva para ver uma coisa dessas?' Ele, sallAllahu 'alayhi wa sallam, disse, 'adira às jamaa'at (grupos, comunidades) de muçulmanos e a seu imaam (líder)'. Perguntei, ‘e se não houver nenhum jamaa'ah e nenhum líder?' Ele, sallAllahu 'alayhi wa sallam, disse, 'então, mantenha-se afastado de todos esses grupos, mesmo que você venha a roer (comer) as raízes de uma árvore até que a morte o encontre nesta condição.’ “

 

O hadith não faz referência a este período particular em que vivemos; é uma idéia geral que pode se referir a qualquer hora e lugar, desde o tempo da fitnah e da rebelião contra o Uthman, radhiAllahu 'anhu, ou da época dos Sahaabah, radhiAllahu 'anhum, ou em diante.

 

O que se entende por “manter-se afastado” ou “afastar-se das pessoas” no momento da divisão é o que foi mencionado por Haafiz Ibn al Hajar, hafidhahullah, no al-Fath, narrando de al-Tabari, que disse:

"...quando as pessoas não têm um imaam (líder) e eles se dividem em seitas e partidos, não sigam qualquer desses grupos. Mantenham-se afastados de todos eles, se possível, para que não corram o risco de cair no mal. Quando existe um jamaa'ah que está verdadeiramente seguindo o caminho reto então, vocês devem se juntar a eles e ajudar a aumentar o seu número e cooperar na verdade, porque, neste caso, este grupo constitui o jamaa'ah dos muçulmanos, para aqueles homens, naquele lugar."

 

E Allah é a fonte da força. Que Allah abençoe nosso profeta Muhammad e sua família e companheiros e lhes conceda a paz.

 

 

Fataawa  al-Lajnah al-Daa’imah, 3/95