Por que as Pessoas Precisam dos Profetas?

Os profetas são mensageiros de Allah para Seus servos, que transmitem Seus mandamentos, dão boas novas sobre os prazeres que Allah lhes prometeu se obedecerem aos Seus mandamentos e os admoestam da punição por vir se forem contra Suas proibições. Eles contam as histórias do passado das nações e falam dos castigos e da vingança que se abateram sobre os povos neste mundo por terem desobedecido às ordens de seu Senhor.

Estes mandamentos e proibições divinas não poderiam ser conhecidos através do pensamento independente, por isso Allah prescreveu leis e ordenou mandamentos e proibições para honrar a humanidade e proteger os seus interesses, porque seguindo seus próprios desejos, as pessoas poderiam transgredir os limites, abusando e privando os outros de seus direitos. Então, com a Sua sabedoria, Allah enviou entre os homens, de tempos em tempos, Seus Mensageiros para lembrá-los de Seu comando, para adverti-los contra a queda no pecado, para pregar e para contar as histórias daqueles que vieram antes. Quando as pessoas ouvem histórias maravilhosas, suas mentes se abrem para um melhor entendimento, aumentando o conhecimento e a compreensão correta. Quanto mais as pessoas ouvem, mais idéias terão; quanto mais idéias tiverem, mais irão pensar; quanto mais pensarem, mais saberão e quanto mais souberem, mais farão. Portanto, não há outro motivo para o envio de Mensageiros senão o de explicar a verdade. (A'laam al-Nubuwwah por 'Ali ibn Muhammad al-Maawardi, p. 33).

Sheikh al-Islam Ibn Taymiyah (???? ????) - Ahmad ibn 'Abd al-Haleem ibn' Abd al-Salaam, que é conhecido como Ibn Taymiyah, nascido em 661 AH e morto em 728 AH, um dos maiores estudiosos do Islam, que escreveu muitos livros valiosos, disse:

"O propósito dos Mensageiros é essencial para guiar a humanidade para o que é melhor para eles neste mundo e no outro. O homem não pode saber o que é melhor para si em relação à outra vida, a não ser que ele siga a mensagem e também não pode ser guiado ao que é melhor para ele neste mundo a menos que siga a mensagem. O homem precisa da Shari'ah (lei divina) por dois motivos: aproximar o que irá beneficiá-lo e afastar o que irá prejudicá-lo. Esta Shari'ah é a luz de Allah na terra, Sua justiça entre os Seus servos e o refúgio pelo qual quem entrar estará seguro.

Shari'ah não significa distinguir entre o que é benéfico e o que é prejudicial materialmente falando, porque isso, até mesmo os animais são capazes de fazer. Burros e camelos são capazes de diferenciar entre cevada e poeira. Em vez disso, a distinção é entre obras que irão prejudicar uma pessoa neste mundo e no outro, ações que irão beneficiá-lo neste mundo e no outro, como a fé, Tawhid (Unicidade de Allah), justiça, retidão, bondade, fidelidade, castidade, coragem, conhecimento, paciência, praticar o bem e rejeitar o mal, manter os laços de parentesco, honrar os pais, tratar bem o próximo, reconhecer os direitos das pessoas, sinceramente fazer as coisas por amor a Allah, depositando Nele a sua confiança, em busca de Sua ajuda, aceitando Seu decreto, submetendo-se à Sua vontade, acreditando em Deus e em Seus mensageiros e em tudo o que eles nos têm ensinado, além de outros atos que sejam benéficos neste mundo e no outro, o oposto do que leva ao sofrimento e condenação neste mundo e no outro. 

Se não fosse pelos profetas, nossas mentes por si só não poderiam guiar-nos a diferenciar entre o benéfico e o nocivo nesta vida de forma detalhada. Uma das maiores bênçãos que Allah concedeu a Seus servos foi ter enviado os mensageiros e revelado livros, mostrando a senda reta. Se não fosse por isso, seríamos como gado, ou pior. Assim, quem aceita a mensagem de Allah, e a segue, é um dos melhores da humanidade e quem O rejeita, e ignora Sua mensagem, é um dos piores da humanidade, pior até mesmo do que cães e porcos, o mais vil dos vis. As pessoas deste mundo não poderiam sobreviver senão em virtude dos ensinamentos dos mensageiros e seus sinais que ainda perduram entre a humanidade. Se esses sinais dos Mensageiros desaparecessem da face da terra e seus ensinamentos fossem aniquilados, Allah iria destruir os reinos superiores e inferiores e a Hora começaria.

A necessidade que os povos da terra tem de Mensageiros não é como a necessidade pelo sol, pela lua, vento ou chuva, nem como a necessidade de um homem por sua vida, também não é como a necessidade do olho pela luz, ou como a necessidade do corpo por comida e bebida, ao contrário, é maior que tudo isso, maior que a necessidade de qualquer coisa que você poderia imaginar. Os Mensageiros (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre eles) são intermediários entre Allah e Sua criação, transmitindo os seus mandamentos e proibições. Eles são embaixadores dEle para Seus servos. O último e maior deles, o mais nobre diante de seu Senhor, foi Muhammad (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele e sobre todos eles). Allah o enviou à humanidade por Sua infinita misericórdia, como orientação para aqueles que querem se aproximar dEle, prova de que não há desculpas para não servir a Allah. Ele ordenou às pessoas que o obedecessem, amassem, respeitassem, apoiassem e reconhecessem seus direitos. Allah firmou aliança com todos os Mensageiros e Profetas que acreditassem nele (em Muhammad) e seguissem-no, e ordenou-lhes firmar a mesma aliança com os crentes que os seguissem. Ele o enviou antes da Hora, como um portador de boas novas e um admoestador, chamando as pessoas para Allah por Sua vontade, como a chama brilhante de uma lâmpada. Ele encerrou a linha dos Mensageiros com ele. Através dele, Allah guiou as pessoas e dissipou maus conselhos, ensinou-lhes a verdade e dissipou a ignorância. Através de sua mensagem, Ele abriu os olhos dos cegos, os ouvidos dos surdos e os corações duros. Através de sua mensagem, Ele encheu o mundo de luz depois de ter estado nas trevas, Ele reuniu os povos depois de terem sido divididos, Ele endireitou o caminho torto da humanidade e mostrou-lhes o caminho livre, Ele abriu o seu coração e tirou dele o seu fardo e enalteceu sua reputação (cf. al-Sharh 94: 1-3). Ele infligiu humilhação e vergonha naqueles que iam contra o seu comando. Ele enviou Muhammad (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) quando não havia nenhum Mensageiro há tempos, quando os livros tinham desaparecido, quando as palavras foram distorcidas e as leis foram alteradas, quando todos os povos se direcionavam por suas próprias opiniões injustas, desenvolvendo suas próprias ideias sobre Allah e julgando uns aos outros por suas próprias ideias corruptas, caprichos e desejos. Através dele, Allah guiou a humanidade e esclareceu os diferentes meios de aproximação a Si. Através dele, trouxe o povo da escuridão para a luz, diferenciou entre aqueles que irão prosperar e aqueles que são imorais. Assim, quem segue a sua orientação é realmente guiado, e quem se desvia do seu caminho é extraviado e se desencaminhou. Que Allah envie paz e bênçãos sobre ele e sobre todos os mensageiros e profetas."

(Esta lista é de Wujoob al-I'tisaam bi'l-Risaalah por Shaykh al-Islam Ibn Taymiyah (???? ????), vol 19, p 99-102;.. E de Majmoo 'al-Fataawa. veja Lawaami 'al-Anwaar al-Bahiyyah, vol. 2, p. 216, 236)

Podemos resumir a necessidade do homem pelos Mensageiros da seguinte forma:

1- O homem foi criado e subjugado, tem que conhecer seu Criador e saber o que Allah quer dele e com que propósito foi criado. O homem não pode saber disso por si mesmo. Ele não tem nenhuma maneira de saber isso a não ser conhecendo os Profetas e Mensageiros, assim como a orientação e luz que eles trouxeram.

2- O homem é composto por corpo e alma, o seu corpo é nutrido por sua comida e bebida, mas o alimento da sua alma é concedido pelo Criador, ou seja, a verdadeira religião e as boas obras. Os Profetas e Mensageiros trouxeram a religião verdadeira e ensinaram a prática do bem.

3- O homem é religioso por natureza, ele precisa de uma religião para seguir, e essa religião tem que ser correta. Não há caminho para a verdadeira religião senão pela crença nos Profetas e Mensageiros e na mensagem que trouxeram.

4- O homem precisa do caminho para agradar a Allah neste mundo e alcançar Seu Paraíso e a felicidade na outra vida. Ninguém pode mostrar esse caminho e orientar as pessoas a não ser os Profetas e Mensageiros.

5- O homem é fraco por natureza e há muitos inimigos à espreita, como o Satã que quer levá-lo para o mau caminho e as más companhias que tornam o mal atraente, além de seu próprio eu, que está inclinado para o mal. Por isso, ele precisa de algo para se proteger das investidas do inimigo. Os Profetas e Mensageiros o guiam para a direção correta.

6- O homem é sociável por natureza. Nas relações humanas deve haver leis para orientar as pessoas de uma forma justa e equitativa, caso contrário, a lei da selva iria prevalecer. Esta lei orientadora deve proteger os direitos de todos, sem negligencias ou exageros. Ninguém pode apresentar uma lei perfeita, exceto os Profetas e Mensageiros.

7- O homem precisa de segurança e paz de espírito, algo que o guie até a verdadeira felicidade. É nesta direção que os Profetas e Mensageiros o orientam.

[De al-Islam Usooluhu wa Mabaadi'uhu, pelo Dr. Muhammad ibn 'Abd-Allah ibn al-Saalih Husaym]

Fonte: IslamQA