O Testemunho de Fé

O núcleo da religião do Islam é o atestado de duas frases:

(i) La ilaha illa Allah (que significa “Não há nenhum deus legitimamente adorado exceto Allah")
(ii) Muhammad rasoolu Allah (que significa “Muhammad é o Mensageiro de Allah")

Estas duas frases são conhecidos como a Shahadah ou Testemunho de Fé. Através da crença e atestado destas duas frases se entra no rebanho do Islam. É a crença central que um crente mantém ao longo de sua vida, e é a base para toda a sua crença, culto e existência neste mundo.
Todo muçulmano, incluindo alguém novo no Islam, precisa compreender os significados dessas duas frases, e tentar viver sua vida de acordo.

A Importância do Testemunho de Fé

Este testemunho é, de longe, o aspecto mais importante da religião do Islam, sobre o qual toda a religião é construída. O Islam é a única verdadeira religião monoteísta, salientando que nenhuma adoração deve ser dirigida a qualquer outro, exceto Allah. É um modo de vida em que uma pessoa obedece e adora as ordens de Deus e ninguém mais.

Este testemunho de fé (shahada) nos lembra de nosso propósito na vida, que é a adoração de Deus sozinho. Allah diz no Alcorão:
(Alcorão 51.56) . Não criei os gênios e os humanos, senão para Me adorarem.
A mensagem da Unicidade de Deus (Tawhid) encontrada no testemunho não era específico para a mensagem do Profeta Muhammad (que Deus o exalte). Foi a mensagem universal de todos os Profetas de Allah. Desde os primórdios da humanidade, Deus enviou mensageiros para cada povo e nação, ordenando-lhes para adorá-Lo Sozinho, e rejeitar todas as falsas divindades. Allah diz:

(Alcorão 16.36) . Em verdade, enviamos para cada povo um mensageiro (com a ordem): Adorai a Deus e afastai-vos do sedutor!

O Significado de "La ilaha illa Allah"

O significado de cada palavra na frase é:
La: Não há; ilaha: deus (divindade); illa: exceto; Allah: Allah (Deus)
E, portanto, o significado literal dessa frase é “Não há nenhum deus (divindade) exceto Allah”

Primeira Parte desta frase: Rejeição

"Não há nenhum deus (divindade)"… Aqui, o deus com uma letra minúscula 'd' é qualquer coisa que é adorada. Muitas pessoas tomaram as coisas na criação como seus deuses e divindades, mas eles são todos falsos e são injustamente adorados, o que significa que eles não têm direito a aquela adoração, nem eles a merecem. Essa rejeição se estende a todas as superstições, ideologias, modos de vida, ou quaisquer figuras de autoridade que alegam devoção divina.
Algumas pessoas imaginam o Reino Divino de Deus a ser como os reinos terrenos. Assim como um rei tem muitos ministros e associados de confiança, eles imaginam ‘santos’ e divindades menores para serem nossos intercessores para com Deus. Eles os tomam como agentes, através do qual Deus se aproxima. Na verdade, não há intercessores no Islã, nem qualquer classe de clérigos, a quem se deve ‘confessar’ seus pecados para que sejam perdoados. Um muçulmano reza direta e exclusivamente a Deus. Também rejeitamos práticas supersticiosas, como a astrologia, a quiromancia, amuletos de boa sorte e adivinhação.

Segunda parte desta frase: Afirmação

'Exceto Allah…' Depois de negar o direito de qualquer ser criado de ser adorado, o Testemunho afirma a divindade de Allah, com ’… exceto Allah.‘
Allah, no Alcorão, menciona em muitos lugares que todas as coisas que as pessoas tomam como objetos de adoração, além de Allah, não merecem qualquer culto, nem têm qualquer direito sobre ele, já que eles mesmos são criações e não têm poder de trazer qualquer benefício .
(Alcorão 25.3) . Não obstante, eles adoram, em vez d’Ele, divindades que nada podem criar, posto que elas mesmas foram criadas. E não podem prejudicar nem beneficiar a si mesmas, e não dispõem da morte, nem da vida, nem da ressurreição.
Assim, "la ilaha illa Allah" significa: “Não há verdadeira divindade além de Deus” ou “Não há nenhum deus legitimamente adorado exceto Allah.”

O Significado de Muhammad rasoolu Allah

O significado de cada palavra na frase é:

Muhammad: Profeta Muhammad; rasoolu: Menssangeiro; Allah: Allah (Deus)
E, portanto, esta frase significa, “Muhammad é o Mensageiro de Deus”.
Ao testemunhar a este fato, afirma-se que o Profeta Muhammad (que Deus o exalte) é, na verdade, um Profeta e Mensageiro elevado por Deus dentre a humanidade, para entregar a mensagem de Deus, como foram outros Profetas e Mensageiros. Atestar esse fato implica uma multiplicidade de significados. Estes incluem:

1. Acreditar que ele era o último Profeta e Mensageiro.
(Alcorão33.40) . “Em verdade, Muhammad não é o pai de nenhum de vossos homens, mas sim o Mensageiro de Deus e o postremo dos profetas; sabei que Deus é Onisciente.”

2. Acreditar que ele entregou a mensagem de Allah com fidelidade, assim como ele a recebeu sem qualquer deficiência. Allah diz:
(Alcorão 5:3) Hoje, completei a religião para vós; tenho-vos agraciado generosamente sem intenção de pecar, se vir compelido a (alimentar-se do vedado), saiba que Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo.

3. Acreditar que ele era um profeta para toda a humanidade. Allah diz:
(Alcorão 7.158). "Dize: Ó humanos, sou o Mensageiro de Deus, para todos vós…"

4. Acreditar que tudo o que ele disse sobre a religião foi revelado a partir de Allah. Ele deve ser tomado como um exemplo e obedecido sem reservas quando ele fala em nome de Deus - e obedecê-lo é obediência a Deus.
(Alcorão 53.3-4) . Nem fala por capricho. Isso não é senão a inspiração que lhe foi revelada.
(Alcorão 4.80) . "Quem obedecer ao Mensageiro obedecerá a Deus…"

5. Devemos adorar a Deus de acordo com a lei trazida por ele. Ele aboliu todas as leis anteriores, incluindo a Lei de Moisés.
(Alcorão 3.85) . E quem quer que almeje (impingir) outra religião, que não seja o Islam, (aquela) jamais será aceita e, no outro mundo, essa pessoa contar-se-á entre os desventurados.

6. O Profeta Muhammad deve ser amado e honrado. Saber sobre sua moral, os seus sacrifícios para espalhar o monoteísmo, e sua paciência com seus adversários, tudo aumenta sua apreciação por ele. Quanto mais aprendemos sobre sua vida e características, mais vamos aumentar em nosso amor por ele.


Em resumo, o testemunho "Muhammad rasoolu Allah" significa obedecer o Profeta Muhammad no que ele comanda, acreditando no que ele informou, evitando o que ele proibiu, e adorando Allah sozinho do jeito que ele nos instruiu. Estas questões não se restringem a um determinado povo ou um momento específico.

 

Fonte: http://www.newmuslims.com/lessons/93/

Tradução de Danielle Aisha