O Marido tem que Fazer sua Esposa Feliz?

O Marido tem que Fazer sua Esposa Feliz?
Compartilhe

Pergunta:  Quais são as obrigações do marido em relação à sua esposa? Ele deve mantê-la feliz ou não? Meu marido algumas vezes não me trata como um membro da família, ele vê somente as alegrias e preocupações de seus pais e suas irmãs.


Eu quero que ele me trate e me ame também como um membro de sua família. Você pode por favor me dar alguma explicação para que eu possa dizer a ele para me amar e tomar conta de mim.

Resposta: Todos os Louvores são para Allah. 

O marido tem que tratar sua esposa com boas maneiras e gentileza, e prover alimentação, bebida, vestimenta e acomodação à ela, pois Allah diz: 

 “Ó fiéis, não vos é permitido herdar as mulheres, contra a vontade delas, nem as atormentar, com os fim de vos apoderardes de uma parte daquilo que as tenhais dotado, a menos que elas tenham cometido comprovada obscenidade. E harmonizai-vos entre elas, pois se as menosprezardes, podereis estar depreciando seres que Deus dotou de muitas virtudes.”[al-Nisa’ 4:19]

 “As divorciadas aguardarão três menstruações e, se crêem em Deus e no Dia do Juízo Final, não deverão ocultar o que Deus criou em suas entranhas. E seus esposos têm mais direito de as readmitir, se desejarem a reconciliação, porque elas tem direitos equivalentes aos seus deveres, embora os homens tenham um grau sobre elas, porquanto Deus é Poderoso, Prudentíssimo.”[al-Baqarah 2:228]

Ahmad(20025) e Abu Dawood(2142) narrou que Mu’aawiyah ibn Haydah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Eu disse, “ó Mensageiro de Allah, quais são os direitos das esposas de quaisquer um de nós sobre seu marido?” Ele disse: “Que você deve alimentá-la quando você se alimenta, vestí-la quando você se veste, você não deve bater em seu rosto, e você não deve amaldiçoá-la e você não deve deixá-la, exceto dentro de casa.”

Al-Albani disse sobre este hadeeth em Saheeh Abi Dawood: (é) hasan saheeh. O Profeta ? demandou o bom tratamento das mulheres em mais de um hadeeth. Além do mais o marido tem que temer Allah em relação à sua esposa, e dar a cada pessoa seus direitos. Honrar seus pais e manter os laços de união com os pais e não entrar em conflito com o bom tratamento de sua esposa e honrá-la e tomar conta dela. O melhor que pode ser mencionado em relação a isso são as palavras do Profeta ? :

“O melhor dentre vocês é o que é o melhor para sua família, e eu sou o melhor de vocês para com minha família.” Narrado por al-Tirmidhi (3895) e Ibn Maajah(1977). Classificado como saheeh por al-Albaani em Saheeh al-Tirmidhi.

O Profeta ?  menciona ser bom para a família como sendo o critério em relação a quem é melhor. Quem quiser estar entre os melhores muçulmanos deve ser bom para sua família, o qual inclui ser bom para sua esposa, filhos e parentes.

O Profeta ?: disse: “Você nunca gastará nada buscando por causa disso a Face de Allah, mas você será recompensado por isto, mesmo (o alimento) que você põe na boca de sua esposa.” Narrado por al-Bukhaari, 56.

Você deve examinar a razão para os entreveros na maneira que ele trata você; talvez seja devido a alguma coisa que você tenha feito em relação aos direitos dele; talvez você não presta atenção nele, ou não se enfeita para ele, ou tem pressa em cumprir com suas obrigações.

 Você deveria ser mais paciente, porque existe muito proveito em ser paciente e isso traz uma recompensa muito grande. Allah diz :

“E obedecei a Deus e ao Seu Mensageiro e não disputeis entre vós, porque fracassaríeis e perderíeis o vosso valor. E perseverai, porque Deus está com os perseverantes.” [8.46]

“Disseram-lhe: És tu, acaso, José? Respondeu-lhes: Sou José e este é meu irmão! Deus nos agraciou com a Sua mercê, porque quem teme e persevera sabe que Deus jamais frustra a recompensa dos benfeitores.”[12.90]

“Esses são alguns relatos do incognoscível que te revelamos, que os não conhecias tu, nem o teu povo, antes disso. Persevera, pois, porque a recompensa será para os tementes.”[11.49]

Nós pedimos a Allah para endireitar todos os seus assuntos e os assuntos de todos os Muçulmanos.

E Allah sabe mais.


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *