Condições do Contrato de Casamento

Condições do Contrato de Casamento
Compartilhe

Um contrato de casamento é válido dentro do Islam se as seguintes condições forem realizadas, mesmo se o casamento não acontecer em uma corte ou na presença de um juiz ou Imam da mesquita. Além disto, ele não tem de necessariamente ser escrito. O wali (guardião) da moça aceita a proposta dizendo, por exemplo: “Eu caso minha filha com você”, e aquele que propôs o casamento responde, por exemplo, dizendo “eu aceito” ou “eu estou satisfeito” (isto é, com sua aceitação). Isto deve acontecer na presença de, pelo menos, duas testemunhas.

Isto é na condição de que a mulher seja apta a casar com aquele homem de acordo com a shari’ah islâmica (que ele não seja um mahram dela).

Escrever contratos e acordos que as pessoas fazem entre si são formas de confirmar e formalizar os mesmos, mas não é uma condição para a validação do contrato.

 O contrato de casamento pode ser feito verbalmente de maneira como uma oferta da parte do wali ou guardião da noiva (ex: “Caso minha filha com você) e aceitação pela parte do noivo (ex: “Eu aceito”). Escrever não é uma condição, mas isto realmente serve como um documento e também para confirmar este contrato, o que é algo bom, especialmente hoje em dia.

E Allah sabe mais.


Compartilhe

O Islam

2 comentários sobre “Condições do Contrato de Casamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *