Casamento: Propósito e Obrigação

Casamento: Propósito e Obrigação
Compartilhe

Definição de Casamento Nikah é o termo em árabe usado para casamento. Significa “contrato”. (Aqd em árabe). O Sagrado Alcorão especificamente refere-se ao casamento como “mithaqun Ghalithun”. O qual significa “forte pacto”.


 E como podeis tomá-lo de volta depois de haverdes convivido com elas íntima e mutuamente, se elas tiveram, de vós, um compromisso solene?(Sagrado Alcorão 4:21). 

A seriedade deste pacto se torna óbvio quando encontra-se o mesmo termo (Mithaqun Ghalithun), sendo usado para o mesmo pacto feito entre Allah e o Profeta antes de garantir a ele a responsabilidade da Profecia. (Sagrado Alcorão 33:7). O Sagrado Alcorão também usa a palavra árabe “Hisn”, sugerindo “fortaleza” para o casamento.

O casamento é considerado uma fortaleza da castidade. O Propósito do Casamento Como uma instituição significativa, o casamento tem dois propósitos principais: Garantir a preservação da espécie humana e a continuidade a raça humana: Ó humanos, temei a vosso Senhor, que vos criou de um só ser, do qual criou a sua companheira e, de ambos, fez descender inumeráveis homens e mulheres. Temei a Deus, em nome do Qual exigis os vossos direitos mútuos e reverenciai os laços de parentesco, porque Deus é vosso Observador (Sagrado Alcorão 4:1). 

Prover uma fundação legal e espiritual para a família: “Entre os Seus sinais está o de haver-vos criado companheiras da vossa mesma espécie, para que com elas convivais; e colocou amor e piedade entre vós. Por certo que nisto há sinais para os sensatos” (Sagrado Alcorão 30:21). 

Através do casamento, a relação conjugal entre homem e mulher se torna permitida. Ele provê uma maneira legítima para a recreação e para a procriação. O Islam considera o sexo como sendo algo bom e natural, mas o restringe aos parceiros de casamento para garantir a responsabilidades por sua consequência. “Vossas mulheres são vossas semeaduras. Desfrutai, pois, da vossa semeadura, como vos apraz; porém, praticai boas obras antecipadamente, temei a Deus e sabei que compareceis perante Ele. E tu (ó Mensageiro), anuncia aos fiéis (a bem-aventurança)” (Sagrado Alcorão 2:223). 

O casamento provê companhia espiritual, física, emocional e psicológica. Esta companhia gera e sustenta o amor, a bondade, a compaixão, a confiança mútua, ajuda e conforto (sakinah). Ele cria as fundações espirituais e legais para se construir uma família. As crianças nascidas da união matrimonial se tornam legítimas e direitos mútuos de herança são estabelecidos. Casamento: Uma demanda religiosa O casamento no Islam é uma demanda religiosa. Casai os celibatários, dentre vós, e também os virtuosos, dentre vossos servos e servas. Se forem pobres, Deus os enriquecerá com Sua graça, porque é Munificente, Sapientíssimo (Sagrado Alcorão 24:32). 

O Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) declarou: “Quando um escravo de Allah se casa, ele completou metade da (das responsabilidades impostas a ele pela) religião; então que ele seja consciente de Allah em relação à outra metade”. O casamento também foi comandado como o caminho dos profetas. “Antes de ti havíamos enviado mensageiros; e lhes concedemos esposas e descendência, e a nenhum mensageiro foi possível apresentar sinal algum, senão com a anuência de Deus. A cada época corresponde um Livro”(Sagrado Alcorão 13:38). 

O casamento, na verdade, é especificadamente considerado a tradição (sunnah) do Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) quando ele declarou: “O casamento é minha Sunnah, quem quer que desconsidera minha (sunnah) não é dos nossos” (ibn Majah). O Islam desencoraja os celibatários e encoraja o casamento, como o Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) recomendou: “Quem estiver apto a se casar, deve fazê-lo” (Bukhari).  

Mohammad Mazhar Hussaini [Fonte: Marriage and Family in Islam]


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *