Aminah bint Wahb - Mãe de Muhammad ﷺ

Aminah Bint Wahb – a mãe do Profeta ﷺ


Introdução

Aminah bint Wahb foi a mãe do melhor da humanidade, o Profeta Muhammad ﷺ. Ela descende da nobre tribo dos Quraysh e sua linhagem remonta a Wahb ibn Abd Manaf ibn Zuhrah ibn Kilab, avô materno do Profeta ﷺ. Sua mãe era Barrah bint Abd al-Uzza ibn Qusai ibn Kilab, fazendo com que o Profeta Muhammad ﷺ tivesse uma linhagem nobre por ambos os lados de sua família.

Aminah não tinha irmãos, o que significa que o Profeta ﷺ não teve tios maternos diretos, exceto Abd Yaghuth ibn Manaf, que era seu parente mais próximo. Criada sob o cuidado de seu tio Wahib ibn Abd Manaf, Aminah foi conhecida por sua inteligência aguçada, discurso eloquente e posição distinta entre os coraixitas.

O casamento

Aminah estava sob os cuidados de seu tio Wahib quando Abdul Muttalib veio pedir sua mão em casamento para seu filho, Abdullah ibn Abdul Muttalib. O casamento foi realizado e, de acordo com os costumes árabes, Abdullah e Aminah passaram três dias juntos após o casamento. No mesmo momento, Abdul Muttalib também propôs casamento a Hala bint Wahib, prima de Aminah, que se casou com ele e mais tarde deu à luz Hamza ibn Abdul Muttalib, tio do Profeta ﷺ.

Uma história que é frequentemente narrada nos livros de história sobre Abdullah é a da luz entre seus olhos durante o casamento com Aminah. Foi relatado que, antes do casamento, Abdullah foi abordado por Layla al-Adawiyya, uma mulher da tribo Banu Khuza’a, que viu a luz brilhando em seu rosto e ofereceu-se para casar com ele em troca de cem camelos. Abdullah recusou e se casou com Aminah. Depois de consumar seu casamento, ele voltou para Layla, mas a luz já não estava mais visível. Ela perguntou se ele havia estado com outra mulher, e ele confirmou que estivera com sua esposa, Aminah.

A gravidez

Logo após o casamento, Aminah engravidou do Profeta Muhammad ﷺ. Esta gravidez foi descrita por ela como sendo muito fácil, sem o desconforto usual que as mulheres costumam sentir. A própria Aminah relatou que, durante a gravidez, ela teve um sonho no qual uma presença angelical a informou: “Você carrega o melhor da humanidade em seu ventre.”(Ibn Sa’d, Tabaqat al-Kubra). Esse sonho confirmou para Aminah que ela carregava uma criança especial, e a luz que emana do Profeta ﷺ foi descrita desde seu período fetal.

É também relatado que Aminah foi instruída por uma voz em um estado entre o sono e a vigília a dizer: “Eu busco refúgio em Allah, o Único, o Eterno, do mal de todo aquele que inveja.” (Ibn Ishaq, Sirat Rasul Allah). A data do nascimento de Muhammad ﷺ estava próxima, e essas visões e sensações eram sinais de sua grandiosidade futura.

Aminah deu à luz Muhammad ﷺ em uma segunda-feira, na casa de Abu Talib, no Shi’b Banu Hashim. O nascimento ocorreu no dia 9 de Rabi’ al-Awwal, correspondente ao dia 20 de abril de 571 no calendário gregoriano, no Ano do Elefante. A parteira foi Shifa’a, esposa de Abd al-Rahman ibn Awf, e a babá de Muhammad ﷺ foi Umm Ayman Barakah al-Habashiyyah, uma escrava que pertencia a seu pai, Abdullah.

A Morte de Abdullah e o Nascimento de Muhammad ﷺ

Pouco tempo após Aminah engravidar, Abdullah partiu em uma missão comercial para Sham (Síria). No retorno de sua viagem, ele adoeceu em Madinah e permaneceu lá com seus tios maternos, os Banu Adi bin al-Najjar.

Após ficar gravemente doente, Abdullah faleceu em Madinah e foi sepultado lá, deixando Aminah grávida e Muhammad ﷺ órfão de pai antes mesmo de nascer. O nascimento do Profeta ﷺ ocorreu após a morte de seu pai, o que é considerado parte da sabedoria divina, como dito: “Allah quis que Muhammad crescesse sem pai, mostrando que ninguém na criação teria qualquer direito sobre ele, exceto seu Criador.”

O avô do Profeta ﷺ, Abdul Muttalib, recebeu a notícia do nascimento com grande alegria e, inspirado por Allah, deu ao neto o nome de Muhammad, um nome incomum entre os árabes na época, mas mencionado nas escrituras anteriores. Como relatado, Abdul Muttalib disse: “Eu o nomeei Muhammad, pois desejo que ele seja louvado nos céus e na terra.”(Ibn Hisham, Sirat Rasul Allah).

A Morte de Aminah Bint Wahb

Quando o Profeta ﷺ tinha cerca de seis anos de idade, Aminah decidiu levar seu filho para Madinah, a fim de visitar os parentes de seu falecido marido, os Banu Adi bin al-Najjar. Ela viajou com o Profeta ﷺ e sua babá, Umm Ayman. Eles passaram cerca de um mês em Madinah, e o Profeta ﷺ recordava com carinho de suas brincadeiras de infância nessa cidade. Os relatos também mencionam que, mesmo quando criança, os judeus de Madinah comentavam que ele exibia sinais de um futuro profeta.

Na viagem de volta para Makkah, Aminah adoeceu gravemente em um lugar chamado al-Abwa, localizado entre Makkah e Madinah. Ela faleceu ali e foi enterrada em al-Abwa. Após sua morte, Umm Ayman retornou a Makkah com o jovem Muhammad ﷺ, embalando-o nos braços e montando os dois camelos que trouxeram consigo.

O Profeta ﷺ visitou o túmulo de sua mãe anos depois, durante sua ‘Umrah de Hudaybiyah. Ele se lembrou com profunda emoção de sua mãe e de sua misericórdia para com ele. Na ocasião, ele chorou ao lado de seu túmulo, e seus companheiros também choraram com ele. Ele disse: “Allah permitiu que eu visitasse o túmulo de minha mãe, então visitem as sepulturas, pois isso lembra a morte.” (Muslim, Sahih Muslim).

Legado

Aminah bint Wahb, embora tenha falecido cedo, desempenhou um papel fundamental ao ser a mãe do último Profeta de Allah ﷺ. Sua sabedoria, nobreza e paciência são lembradas até hoje, e sua posição como mãe do Mensageiro de Allah ﷺ é uma das maiores honras concedidas a uma mulher. Ela foi escolhida por Allah para ser a portadora do melhor da criação, como revelado em seus sonhos e experiências durante a gravidez.

Sua morte precoce serviu como um dos muitos testes enfrentados pelo Profeta ﷺ, moldando sua resistência, compaixão e profunda conexão com Allah. Embora tenha deixado Muhammad ﷺ ainda jovem, o impacto de sua maternidade continuou a influenciar o homem que ele se tornou.

Veja outros membros da Família de Muhammad ﷺ aqui.
Fonte de consulta: Who Muhammad is?
Leia também: Abdullah bin Abdul Muttalib – o pai do Profeta ﷺ

Artigos Semelhantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *