A Virtude da Sadaqah (Caridade)

A Virtude da Sadaqah (Caridade)
Compartilhe

Temos um artigo para encorajar os crentes a darem sadaqa (Caridade Vonluntária) aos muçulmanos mais necessitados.


Todos os louvores são para Allah.

Seguem alguns dos textos shar’i que incentivam a caridade..

      Allah diz (interpretação do significado):

Ó vós que credes! Despendei do que vos damos por sustento, antes que chegue um dia, em que não haverá venda nem amizade nem intercessão; e os renegadores da Fé, são eles os injustos.” [Al-Baqarah 2: 254]

O exemplo dos que desperdiçam suas riquezas no caminho de Allah é como o de grão que germina sete espigas; em cada espiga, há cem grãos. E Allah multiplica a recompensa a quem quer. E Allah é Munificiente, Onisciente. Os que despendem suas riquezas no caminho de Allah, em seguida, não fazem seguir o que despenderam nem de alarde nem de moléstia, terão seu prêmio junto de seu Senhor. E nada haverá que temer por eles, e eles não se entristecerão.” [Al-Baqarah 2: 261-262]

Ó vós que credes! Despendei das coisas boas que haveis logrado e do Nós vos fizemos sair da terra. E não recorrais ao que é vil, para dele despenderdes, sendo que o não tomareis, a nãoser que a ele fechásseis oos olhos. E sabei que Allah é Bastante a Si mesmo, Louvável. ” [Al-Baqarah 2: 267]

Crede em Allah e em Seu Mensageiro; e despendei, daquilo de que vos fez sucessores. Então, os que crêem, dentre vós, e despendem, terão grande prêmio. ” [Al-Hadeed 57: 7]

Foi narrado que Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem dá caridade a partir de bons (halal) ganhos – Allah não aceitará qualquer coisa além do que é bom – Allah irá elevá-lo com Sua mão direita e aproximá-lo da pessoa a quem ele doou, até que ele se torne enorme como uma montanha” Narrado por al-Bukhari, 1344; Muslim, 1014.

Foi narrado de Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não há dia em que o povo se levante, sem que dois anjos desçam e um deles diga, “Ó Allah, damos caridade em compensação a quem passa necessidade,” e o outro diz: “Ó Allah, destruimos aquele que retém (o ato da caridade).”  Narrado por al-Bukhari, 1374; Muslim, 1010.

Foi narrado que Abu al-Sa’id Khudri (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) saiu – no Eid al-Fitr ou Eid al-Adha – para o lugar de oração, e quando ele terminou (a oração), pregou para o povo e ordenou-lhes a fazer caridade. Ele disse: “Ó povo, dá em caridade!” Em seguida, ele foi até as mulheres e disse: “Ó mulheres, dai em caridade porque eu vi que vós sois a maioria das pessoas do Inferno.” Quando ele foi para casa, Zainab a esposa de Ibn Mas’ud veio buscando permissão para vê-lo. Ela disse: “Ó Mensageiro de Allah, aqui é Zaynab.” Ele disse: “Que Zaynab?” Foi dito, “A esposa de Ibn Mas’ud.” Ele disse: “Sim, deixe-a (entrar).” Então, eles deixaram-na entrar; ela, então, disse: “Ó Profeta de Allah, hoje tu intimaste a dar em caridade, e eu tenho algumas joias que eu queria dar em caridade, mas Ibn Mas’ud afirma que ele e seu filho têm mais direito a recebê-lo.” O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Dá (as joias) em caridade para Ibn Mas’ud, o seu marido e para o filho dele, pois eles têm mais direito em receber sua caridade”. Narrado por al-Bukhari, 1393; Muslim, 80.

Foi narrado de Abu Hurairah (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Allah disse: ‘Doa, Ó filho de Adão, e vou doar contigo.”  Narrado por al-Bukhari, 5073; Muslim, 993.

E Allah é a fonte de força.


Nota da tradutora, o hadith narrado por Abu Said al Kudri, na íntegra a seguir:

“O Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) foi para a Musalla no dia do Eid al-Adha ou Eid al-Fitr. Passou pelas mulheres e disse: ‘ó mulheres! Dê caridade, porque tenho visto que vocês formam a maioria das pessoas do Inferno. ‘ Elas perguntaram, ‘Porque, Ó Mensageiro de Allah? ” Ele respondeu: “Vocês amaldiçoam frequentemente e são ingratas com seus maridos. Eu não vi ninguém mais deficiente em inteligência e compromisso religioso do que vocês. Um homem prudente, sensível pode ser desencaminhado por algumas de vocês. ” As mulheres perguntaram: ‘Ó Mensageiro de Allah, qual é a deficiente em nossa inteligência e nosso compromisso religioso? ” Ele disse, ‘não é o testemunho de duas mulheres igual ao testemunho de um homem? ” Elas disseram: ‘Sim’. Ele disse: ‘Essa é a deficiência na sua inteligência. Não é verdade que uma mulher não pode orar nem jejuar durante a menstruação? ” As mulheres disseram: ‘Sim’. Ele disse: ‘Essa é a deficiência no seu compromisso religioso.” (Narrado por al-Bukhari, 304) 

Foi-nos (a nós, mulheres) aconselhado: “Nossas irmãs crentes que aprenderam este hadith devem se comportar como aquelas Sahaabiyaat que, quando souberam disso, fizeram boas ações, que seriam os meios, com a permissão de Allah, de mantê-los longe de ser incluída na maioria dos habitantes do Inferno”


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *