A Importância das Boas Maneiras

A Importância das Boas Maneiras
Compartilhe

Maneiras (Adab) – De acordo com o Quran e a Sunnah:


 Abu Darda’ relatou que o Profeta de Allah, que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele,disse:”Nada pesa mais na balança das Ações do que as boas maneiras de alguém.”(Bukhari,Abu Dawud, Tirmidhi, Ahmad, e Ibn Hibban)

Abu Huraira, (r.a) disse:”Eu ouvi Abu al Qasim (o Profeta sws), dizer: O melhor em Islam dentre vocês são aqueles com as melhores maneiras, contanto que eles desenvolvam um senso de entendimento.”(Bukhari)

 O Profeta (saaws) disse: “Os mais amados servos de Allah são aqueles com os melhores modos.”(At-Tabaraanee coletou, e Albani autenticou em Silsilatul-AHaadeethis-Saheehah)

 Abd Allah ibn ‘Amr disse: “O Profeta de Allah, que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele, nunca era obsceno ou vulgar. Ao invés disso, ele nos dizia que os melhores dentre nós eram aqueles com as melhores maneiras.”(Sahih Bukhari, Muslim, e Tirmidhi)

 Anas disse, “Eu servi o Profeta de Allah, que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele, por dez anos. Durante este tempo, ele nunca disse para mim além de um ‘Uf’ se eu fazia algo de errado. Ele nunca me perguntava se eu havia falhado em algo. ‘Porque você não fez isto?’ e ele nunca disse pra mim, se eu tinha feito algo errado, ‘Porque você fez isto?’ “ (Sahih Bukhari, Muslim e Ahmad)

Abu Huraira, r.a., disse que o Profeta de Allah, saaws, disse, “Se alguém tem boas maneiras, ele pode chegar ao mesmo nível de mérito daqueles que passam as noites em oração.” (Bukhari, Hakim e Abu Dawud)

 Abu Hurairah reportou que o Profeta de Allah (saaws) disse, “O que é mais provável de mandar as pessoas ao Paraíso? Ter a consciência de Allah e as boas maneiras.” ( Bukhari, Tirmidhi, Ibn Majah, e Ahmad)

Nawas ibn Sam’an reportou que o Profeta de Allah, saaws, foi questionado sobre fazer o bem e o mal. Ele respondeu, “Fazer o bem é ter boas maneiras. Fazer o mal é o que o perturba por dentro e o que você não gostaria que os outros soubessem.” (Bukhari,Muslim, Tirmidhi, Darimi, Abu ‘Awanah, Hakim, e Ibn Hibban)

O Profeta de Allah, saaws, disse, “Aquele que não demonstra misericórdia com os nossos jovens ou não mostra estima pelos mais velhos não é um de nós.”(Bukhari, Abu Dawud, Tirmidhi, e Hakim)

  O pecado de encontrar defeitos nos outros: 

  Abd Allah reportou que o Profeta de Allah, que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele, disse, “Um crente não é alguém que procura falhas nos outros e não é abusivo, obsceno ou vulgar.” (Bukhari, Ahmad, Ibn Hibban, e Hakim)

 Ibn Abbas disse: “Se você deseja mencionar os defeitos de seu amigo, mencione seus próprios defeitos primeiro.”(Bukhari)

 Ibn Abbas disse sobre o seguinte verso do Alcorão ‘Não difamem uns aos outros (49:11)’ “Não percam seu tempo procurando as falhas uns dos outros.”(Bukhari)

 Jubayr ibn Nufayr reportou que Mu’adh ibn Jabal disse :”Se você ama alguém, não discuta com ele e não o irrite. Não pergunte a outros sobre ele, pois este pode ser inimigo dele e então lhe dizer coisas sobre ele que não são verdades e separá-los.” (Bukhari)

 Amr ibn al ‘As disse :”Eu fico surpreso com aquele que vê uma impureza no olho do outro mas é inapto a detectar uma em seu próprio olho, ou que tenta remover um ressentimento do coração do outro enquanto nem ao menos tenta remover os ressentimentos de seu próprio coração. Eu nunca culpei ninguém pelas confidências que eles traíram. Como poderia eu, quando eles já haviam me dado razões para parar?” (Bukhari, Ibn Hibban)

 Bilal ibn Sa’d al Ash’ari reportou que Mu’awiyah escreveu para Abu Darda:

“Escreva aos malfeitores de Damasco.” Então ele perguntou “O que eu tenho a ver com os malfeitores de Damasco? Como eu irei saber quem são?” O filho de Abu Darda, Bilal disse, “Eu escreverei,” e ele iria fazê-lo. Então Abu Darda disse [para Bilal], “Como você sabe para quem escrever? Você não pode saber quem eram os malfeitores ao menos que você seja um deles. Comece por você mesmo!” Então ele não endereçou a carta com o nome de ninguém.* (Bukhari Livro das Boas Maneiras #1295)

 * ele não apontou uma pessoa específica, como malfeitora, mas falou sobre as más ações em geral, como um lembrete (do Alcorão e da Sunnah) ao povo.

 Conversas em Grupo:

 Abd Allah ibn Mas’ud reportou que o Profeta de Allah, saws, disse, “Se eles são em três, dois deles não devem conversar de maneira que o terceiro fique excluído, pois certamente isto será inquietante e estressante para ele.”( Sahih Bukhari, Muslim, Abu Dawud, e Ibn Majah)

 Ibn ‘Umar reportou o mesmo do Profeta, saws. Exceto que ao final, ele adicionou, “Nós perguntamos, ‘E se forem quatro?’ Ele,saws, disse, ‘Então não há mal nisso.’”(Bukhari Livro das Boas Maneiras , Abu Dawud. Ibn Hibban classificaram o hadith como autêntico.)

 Cuidado com as Suspeitas:

  Abu Huraira, r.a., reportou que o Profeta de Allah, que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele,disse: “Cuidado com as suspeitas, pois este é o maior dos erros do discurso. Não espiem uns aos outros, não compitam entre si, não invejem um ao outro nem desprezem um ao outro. Ao invés disto, sejam serventes de Allah e irmãos!”* (Sahih Bukhari, Muslim, Abu Dawud, Tirmidhi, Ibn Majah, Ahmad, e Ibn Hibban)

 *Não há nada errado com competição sadia, particularmente aquela dos bons atos. Este hadith se refere à competição que destrói o trabalho em grupo e a igualdade, etc.

 Abd Allah disse: “Algumas vezes a vítima de roubo se torna tão desconfiada (de todos a volta dele0 que ele se tornará pior que o ladrão.”* (Bukhari Livro das Boas Maneiras #1294)

 *Em outras palavras, a suspeita dele irá levá-lo a duvidar de todos até que ele tenha destruído todos os seus relacionamentos.

 É permitido chamar alguém e informá-lo dos fatos, para que ele não fique desconfiado, assim como veremos no seguinte hadith:

 Anas reportou que um homem passou enquanto o Profeta de Allah, que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele, estava com uma de suas esposas. O Profeta chamou o homem e disse, Oh tal e tal. Esta é minha esposa, tal e tal. O homem respondeu, O que eu pudesse pensar de outros eu nunca pensaria de você.” O Profeta, que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele, disse, “Shaytan (satã) circulará pelas pessoas assim como o sangue circula (pelas veias).” (Bukhari Livro das Boas Maneiras #1293, Muslim e Abu Dawud)

Dar Presentes:

  Abu Huraira, r.a. reportou que o Profeta de Allah, que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele, disse: “Dê presentes uns aos outros, se vocês amam uns aos outros.” (Bukhari Livro das Boas Maneiras #594, também relatado por Abu Ya’la and by Nasa’i em al Kuna)

 Ibn Abi Mas’ud al Badri reportou que o Profeta de Allah, que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele, disse, “Quem quer que gaste dinheiro com sua família e busque bênçãos por isto, terá este ato contado como sadaqah (caridade) em seu nome.” (Sahih Bukhari, Muslim, Nasa’i e Tirmidhi)

Ter vergonha/timidez (Não ter vergonha de fazer o bem, mas vergonha de fazer coisas erradas):

 Abu Mus’ud reportou que o Profeta de Allah, saws, disse: “Entre a conhecida sabedoria dos profetas, existe o ditado, ‘Se você não tem vergonha, então faça como bem entender (como lhe apraz).’” (Sahih Bukhari, Abu Dawud, Ibn Majah, Ibn Hibban, e Ahmad)

 Abu Huraira,( r.a) reportou que o Profeta, saaws, disse: “… Ser tímido é um dos ramos da fé.” ( Sahih Bukhari, Muslim, Nasa’i, Abu Dawud, Ibn Majah, e Tabarani)

 Abd Allah ibn Abi ‘Atabah disse que ele ouviu Abu Sa’id dizer: “O Profeta de Allah, que a paz e bênçãos de Allah estejam com ele, era mais tímido que uma virgem de camisolas. Toda a vez que ele desgostava de algo, nós podíamos ver isto em suas feições”. (Sahih Bukhari, Muslim e Ibn Majah)

 O pecado do Orgulho:

 Abu Huraira (r.a.) reportou que o Profeta de Allah, que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele, disse: “Quem quer que coma junto com seu servo, ou monte uma mula no mercado, ou que amarre sua cabrita e tire leite dela não será culpado pelo pecado do orgulho”. ( Bukhari Livro das Boas Maneiras #550)

  Abu Huraira (r.a) reportou que um homem muito bonito foi ao Profeta de Allah, saws, e disse: ” Eu amo a beleza e foi me dado o que você vê, até a extensão de eu odiar ser superado. Isto é orgulho?” O Profeta (saws) respondeu, “Não. Orgulho é desdenhar da verdade e tratar os outros com desonra ou como se fosse inferior.” (Bukhari Livro das Boas Maneiras #556, Abu Dawud e Tirmidhi.)

 O pecado de elogiar ou glorificar uma pessoa:

 (Elogiar ou glorificar não é apenas dizer algo de bom sobre uma pessoa. Glorificar significa especialmente atribuir perfeição à pessoa. Elogiar excessivamente especialmente por motivos de conseguir alguma vantagem.)

 Abu Huraira, (r.a)relatou que o Profeta de Allah, saaws, disse: “Que homem bom é Abu Bakr. Que homem bom é ‘Umar. Que homem bom é Abu ‘Ubaydah. Que homem bom é Usayd ibn Hudayr. Que homem bom é Thabit ibn Hudayr. Que homem bom é Mu’adh ibn ‘Amr ibn al Jumuh. Que homem bom é Mu’adh ibn Jabal.” Ele disse: “Que homem tolo é tal e tal. Que homem tolo é tal e tal.” (Sahih Bukhari, Muslim, Abu Dawud, Tirmidhi, Ahmad, Abu ‘Awanah, e Ibn Hibban.)

 Aishah relatou que um homem solicitou uma audiência com o Profeta, saws. O Profeta disse: “Que homem tolo ele é.” Mas quando o homem entrou, o Profeta foi cordial e agradável com ele. Quando o homem partiu, outro homem pediu permissão para encontrá-lo. O Profeta disse: “Que homem bom ele é.” Mas quando ele entrou, o Profeta não foi tão cordial quanto ele tinha sido com o primeiro. Quando ele partiu, Aisha perguntou: “Você disse o que disse sobre o primeiro homem, e ainda assim você o tratou cordialmente. E você disse o que disse sobre o segundo e ainda assim foi reservado com ele.” O Profeta então disse: “Ó Aisha, o pior tipo de pessoa são aquelas cuja vulgaridade deve ser evitada.” (Sahih Bukhari e Muslim)

 “O Profeta de Allah, saaws, nos ordenou a jogar poeira nas faces daqueles que elogiam excessivamente.” (Bukhari Livro das Boas Maneiras #340, Muslim, Abu Dawud, Tirmidhi, Ibn Majah e Abu ‘Awanah)

 Ata ibn Abi Rabah reportou que quando um homem glorificou outro na presença de Ibn ‘Umar, Ibn ‘Umar começou a jogar poeira na direção de seu rosto dizendo: “O Profeta de Allah, saws, disse, ‘Se alguma vez você encontrar aqueles que elogiam excessivamente, jogue poeira em suas faces.” (Bukhari Livro das Boas Maneiras #341 e Ibn Hibban)

 Adi ibn Artah disse: “Se um dos Companheiros do Profeta de Allah, saws, era elogiado ele diria: “Oh Allah não me sobrecarregue com o que eles dizem e me perdoe pelo que eles desconhecem.” (Bukhari Livro das Boas Maneiras #762 e Bayhaqi)

 Sobre Fraudes ou Enganações:

 Abu Huraira, r.a., relatou que o Profeta Allah, saaws, disse: “Um crente é sincero e decente, enquanto um malfeitor é traiçoeiro e digno de culpa.” (Bukhari Livro das Boas Maneiras #420, Abu Dawud, Tirmidhi, Hakim, e Tahawi)

 Rezar por boas maneiras:

  Abd Allah ibn ‘Amr relatou que o Profeta de Allah, saws, costumava orar muito frequentemente da seguinte maneira: “Oh Allah! Eu lhe peço por boa saúde, por verdade, auto-controle, por boas maneiras e para ficar satisfeito com o decreto divino.” (Bukhari Livro das Boas Maneiras #308 e Bayhaqi)

Fontes: Muttaqun


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *