A Alma Logo Antes e na Hora da Morte

A Alma Logo Antes e na Hora da Morte
Compartilhe

Alguma informação sobre esta fase entre a vida e a morte, de acordo com o Qur’an e a Sunnah.


O que acontece logo antes da alma ser levada?

1- A hesitação de Allah em tirar a alma de um crente.

Foi narrado de Abu Hurairah (radiAllahu ‘anhu) que disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Allah (subhanahu wa ta’la) disse: ‘Quem mostrar hostilidade a alguém devotado a Mim, eu estarei em guerra com ele. O Meu servo não se aproxima de Mim sem ser com aquilo que é mais amado por Mim do que os deveres religiosos que eu lhe ordenei, e o Meu servo continua a aproximar-se de Mim com obras voluntárias para que Eu o ame. Quando Eu o amo, Eu sou a sua audição com a qual ele ouve, a sua visão com a qual ele vê, a sua mão com a qual ele bate e o seu pé com o qual ele anda. Se ele pedir (algo) de Mim, Eu certamente o darei, e se ele pedir-Me por refúgio, Eu o concederei. Eu não hesito em nada tanto quanto hesito sobre [tirar] a alma do Meu servo fiel: ele odeia a morte e Eu odeio magoá-lo'”. (Bukhari)

2- A presença do Shaytan no leito de morte.

O Shaytan anseia por estar presente no leito de morte de uma pessoa, para que o final da vida dessa pessoa seja acompanhado de pecado e revolta [para com Allah (subhanahu wa ta’la)], tal como ele é sempre ávido em estar presente em todas as acções de uma pessoa. Isto está indicado no hadith narrado por Jabir (radiAllahu ‘anhu), que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “O Shaytan está presente com qualquer um de vós em tudo o que faz; ele está presente até quando alguém se alimenta. Por isso, se algum de vós deixa cair um pouco de comida, deve remover qualquer sujidade nela e come-la, e não deixá-la para o Shaytan. Quando ele acaba (de comer), deve lamber os seus dedos, pois ele não sabe em que porção da sua comida está a bênção”. (Muslim)

Quando a Morte Chega

1- O descrente tenta voltar ao mundo quando a morte chega.

Allah (subhanahu wa ta’la) diz:

“(Quanto a eles, seguirão sendo descrentes) até que, quando a morte surpreender algum deles, este dirá: ‘Ó Senhor meu, mande-me de volta (à terra), para eu praticar o bem que negligenciei!’ Não!Isso são só palavras que ele dirá! E ante eles haverá uma barreira (barzakh), que os deterá até ao dia em que forem ressuscitados.” (Surah Al-Mu’minun 23:99-100)

2- As agonias da morte.

Al-Bukhari narrou de ‘A’isha (radiAllahu ‘anha) que disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Não há divindade excepto Allah. Por certo, há agonia na morte” (Também narrado por Ahmad em al-Musnad)

3- A crença de um descrente ao chegar a morte não é aceite.

Foi narrado de Ibn ‘Abbas (radiAllahu ‘anhu) que disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quando o Faraó estava a afogar-se, ele disse: ‘Eu creio que não há divindade excepto Aquele em Quem o Povo de Israel acredita’. Jibril disse-me: ‘Ó Muhammad, se visses como eu tirei a lama negra do mar e a enfiei na sua boca, temendo que a misericódia de Allah lhe chegasse'”. (Ahmad, al-Musnad; Al-Tirmidhi, Sahih al-Jami’, nº 5082)

4- O Anjo da Morte senta-se perto da cabeça da pessoa que está a morrer. (Hadith de al-Bara’ Ibn ‘Azib)

5- O Anjo da Morte informa o crente do perdão e prazer de Allah, e informa o descrente da fúria e ira de Allah. (Hadith de al-Bara’ Ibn ‘Azib)

Fonte: The Grave (Punishment and Blessings) por Al-Husayn Al-Awayishah


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *