Uma Palavra para o Anfitrião

Uma Palavra para o Anfitrião
Compartilhe

Ramadan é um tempo em que todos os muçulmanos, em redor de todo o mundo, veem-se mais, quer seja nas masjids [mesquitas] enquanto participam das orações taraweeh ou nas casas uns dos outros no momento do Iftaar. Convites são avidamente aceites, o que é uma boa coisa, já que de entre os direitos de um muçulmano sobre o outro é de que quando é convidado, responda [1] e que esteja em obediência com a instrução do Mensageiro:


“Quando qualquer um de vós for convidado a um jantar, deve aeitar o convite…” [2]

Muitos de nós estão cientes da importante posição que um hóspede tem no Islam, o direito que ele tem sobre nós de ser entretido, como o Profeta mencionou em vários ahadeeth tais como o seguinte:

“Aquele que dá comida para que uma pessoa em jejum quebre o seu jejum, receberá a mesma recompensa que ela, exceto que nada será reduzido das recompensas da pessoa em jejum.” [4]

O que gostaríamos de chamar a atenção para, é de quantas vezes dispensamos um pensamento para o nosso anfitrião, aquele que faz o esforço de preparar e prover comida para o seu companheiro muçulmano? Podemo-nos todos relacionar à alegria e prazer que sentimos quando quebramos o nosso jejum juntos, sentindo nos nossos corações apreciação pelo esforço a que o nosso anfitrião teve de chegar, sentindo-nos honrados que ele/ela teve tanto trabalho por nós. Todavia, muitos de nós estão ignorantes e incertos de como nós, enquanto convidados, podemos ‘expressar’ a nossa gratidão. Deveríamos levar conosco uma caixa de chocolate, ou flores, ou talvez fazer um discurso improvisado após a refeição para dizer o quão deliciosa estava?! Alhamdulillah! Tudo isso são boas coisas, isto é, felicitar e trocar presentes entre si, porém existe algo que nós como convidados podemos fazer e que é altamente recomendado na Sunnah do Profeta (salallahu ‘alayhi wa salam), e isso é suplicar pelos nossos anfitriões, depois de terminar a comida com qualquer um dos seguintes:

1. Akala ta’aamaakul abraaru, wasallatalaykumul mallaa ikaatu, wa aftara ‘indalkumus saa’imoon. 

“Que os virtuosos comam juntamente contigo, que os anjos peçam perdão [para ti], peçam a Allah que envie a Sua Graça e Honra sobre ti, e aqueles que jejuam, quebrem o seu jejum juntamente contigo.” [5]

2. Allahumma at’im man at’amanee wasqi man saqaane.

“Ó Allah alimente aquele que me alimentou, e dá de beber aquele que me deu de beber.” [6]

3. Allahumma-maghfirlahum warhamhum wa baarik feemaa razaqtahum.

“Ó Allah perdoe-lhes, e tenha misericórdia sobre eles e coloque-os naquilo que os proveste.” [7]

Devemos aprender estas súplicas para que quando formos convidados a uma refeição possamos expressar apreciação através da súplica pelo nosso anfitrião com du’aas que nos foram instruídos pelo nosso Profeta (salallahu ‘alayhi wa salam), assim nunca mais nos sentiremos preso em palavras.

Revista Ad-Dawal ila-Allah

Notas de Rodapé:

[1] Vide Saheeh Muslim (trad. Ing. Vol.3, p. 1183, nº 5379)

[2 ] Narrado por Ibn ‘Umar em Saheeh Muslim (trad. Ing. Vol. 2, p. 727, nº 3337)

[4] Saheeh, relatado por Ahmad [4/144’6 e 5/192], at-Tirmidhee [nº 804]. Ibn Majah [nº 1746] e Ibn Hibban [nº 895] (Vide Sifat Sawmin Nabee).

[5] Relatado por Ibn Abe Shaibah [3/100], Ahmad [2/118] an-Nisaa’ee em Ahmalul Yawm [nº 268], Ibn as-Sunnee [nº 129] e Abdur-Razzal [4/311] através de várias cadeias. O seu isnaad é Saheeh. NOTA: A adição que algumas pessoas dão a este hadeeth“wa dhakara kumullahu fee man indahu [e que Allah te mencione àqueles próximo a Ele], não possui aqui nenhuma base, portanto fique atento.

[6] Saheeh relatado por Muslim (trad. Ing. Vol. 8, p. 1133, nº 5103) de Miqdaad.

[7] Saheeh, relatado por Muslim (trad. Ing. Vol. 3, p. 1127), nº 5070 de Abdullah ibn Busr (radhi allahu anhu)

Fonte: Abdurrahman.Org


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *