Técnicas para Desenvolver o Hábito da Leitura

Como muçulmanos, não podemos subestimar a importância da leitura, especialmente quando a primeira palavra revelada ao nosso Profeta Muhammad (que a paz esteja com ele) foi “Leia!” No entanto, sempre que este tema vem à tona, apesar de reconhecermos a importância da leitura, sempre temos uma desculpa: estamos muito ocupados…
ou a leitura é um desperdício de tempo em comparação às outras tarefas que precisam ser executadas durante o dia, etc.
Recentemente, fui lembrado sobre a importância da leitura em um livro de autoajuda, que incentiva a ler muito, sobre muitos assuntos, a fim de abrir horizontes. Você pode notar claramente a diferença entre alguém que lê e quem não lê apenas no vocabulário que usam, independente das ideias e criatividade que só quem lê pode ter.
Como Muçulmanos Produtivos, devemos praticar dois tipos de leitura:
- Leitura Islâmica (Alcorão, Hadith, livros islâmicos)
- Leitura para conhecimento geral
Se eu perguntasse a qualquer muçulmano hoje, qual categoria é mais importante, certamente diriam que a leitura islâmica é mais importante que a leitura em geral. Concordo. E seria difícil para qualquer um argumentar o contrário. Mas eu também diria que a leitura para conhecimento geral é importante, dependendo da intenção. Se eu estivesse lendo um livro sobre habilidades de marketing, com a intenção de melhorar meu negócio, ter mais lucros, ser capaz de pagar mais Zakah e sustentar melhor a minha família, não seria considerado benéfico? E não seria eu recompensado por essa leitura? Se eu fizesse a leitura do último jornal da indústria, a fim de me inteirar perfeitamente do que está acontecendo e ficar “em dia” sobre o assunto, sendo minha intenção melhorar a Ummah e ser um líder nesta área, em vez de um seguidor, não seria louvável?
Pode-se dizer que depois de ler o Alcorão, o Hadith Profético e outros livros islâmicos, não há necessidade de ler mais nada. Concordo com isso; este é o conhecimento sagrado que devemos adquirir, continuar a explorar e se realmente e sinceramente tentarmos compreender o Alcorão, vamos encontrar a sabedoria que supre todos os livros do mundo! Porém é importante ressaltar que existe a necessidade de se ler muito sobre vários temas que lhe interessam, desde a leitura de materiais relacionados aos seus estudos universitários até notícias e assuntos relacionados ao seu trabalho, ou biografias de homens e mulheres que alcançaram grandes feitos, livros de autoajuda que aprimoram o autodesenvolvimento ou quaisquer outros hábitos/características em nós que precisam ser aprimoradas.
Devemos ler, ler, ler e ler constantemente, a fim de obter um bom conhecimento aplicável em nossas vidas. Meu conselho é ser seletivo na leitura. Entretanto, a leitura islâmica deve ser prioridade sobre qualquer outro tipo de leitura, não se esqueça de ler muito e ter a mente aberta à outros temas. Você certamente vai notar seu crescimento intelectual!
Agora, eis a questão: como devemos ler? Mais especificamente, como desenvolver o hábito de leitura, a fim de ler constantemente, tanto a leitura islâmica como leitura em geral?
Seguem algumas dicas para ajudá-lo neste sentido:
- Se você ainda não tem o hábito diário de ler Alcorão e livros islâmicos, comece a desenvolver este hábito em primeiro lugar. Eu aconselho a definir 10 minutos após o Fajr em sua primeira semana neste exercício. Leia o Alcorão por 5 minutos e 5 minutos para leitura de conhecimento islâmico ou Hadith. Faça isso diariamente! O segredo é fazer as leituras depois do Fajr, ele direciona seu dia.
Após uma semana, adicionar 10 minutos ao tempo de leitura. Agora leia 10 minutos de Alcorão e 10 minutos de conhecimento islâmico mais Hadith. Na terceira semana, leia por meia hora e 20 minutos de Alcorão e 10 minutos de conhecimento islâmico mais Hadith… É o suficiente! 30 minutos, não mais! Se você disser: posso ler mais. Eu diria vá em frente, mas para os nossos propósitos, é importante desenvolver um “hábito” consistente em vez de tentar fazer mais do que você pode digerir e, em seguida, esquecer todo o exercício. A consistência será resultado das lições mais benéficas dos livros que você lê.
- Da mesma forma, devemos desenvolver o hábito de leitura para conhecimento geral. Mais uma vez, comece com 10 minutos por dia em qualquer livro benéfico que você queira ler. É altamente recomendado que você leia antes de dormir, pois relaxa e ao mesmo tempo estimula sua mente. Leia regularmente por uma semana! Não importa o quanto você esteja cansado, basta ler por 10 minutos. Na semana seguinte, prorrogue o seu tempo de leitura antes de dormir por 20 minutos, na próxima semana, aumente para 30 minutos, e é isso. Atenha-se a este propósito e seja consistente.
Depois de desenvolver este exercício por um mês, você pode dar um passo maior. Para conhecimento islâmico, tente desenvolver o hábito de sempre fazer uma leitura após cada oração. Ou entre o horário de 2 Salah, por exemplo, entre Maghreb e Isha. Assim você pode aprofundar a leitura e talvez memorizar ou usar o seu tempo para “estudar” o Islam. Da mesma forma, para a leitura geral, depois de um mês do exercício anterior inclua algum tempo de leitura durante seu intervalo do almoço no trabalho. O que você lê pode estar relacionado com o seu trabalho (tais como: Jornais, revistas do setor, trabalho concorrente etc…) e na hora de dormir, até relaxar, leia livros de autodesenvolvimento, biografias ou livros que inspiram e motivam.
Espero isto nos ajude a desenvolver continuamente o hábito de leitura e que este hábito se torne parte integrante em nossas vidas na busca do crescimento intelectual. Quando iniciamos o ProductiveMuslim.com, tínhamos uma página em que eu postava livros recomendados para ler semanalmente. Tivemos que removê-la por várias razões, mas InshaAllah estaremos postando resenhas de livros regularmente, então, verifiquem o site frequentemente, e espero que a leitura do ProductiveMuslim lhe dê algumas orientações sobre livros benéficos InshaAllah.
Se você tem ideias, dicas, livros que deseja compartilhar, ou alguma coisa a acrescentar, entre em contato com a gente!