Como Lidar com a Calúnia e a Fofoca

 

 

Bissmillahir Rahmanir Rahim

Nesta continuação do artigo anterior (clique aqui para ler), entraremos no assunto de como devemos nos comportar ou o que devemos fazer quando nos encontramos diante de um dos pecados mencionados anteriormente: ghibah (calúnia), namimah (fofoca) ou tajassus (espionagem).

Ibn Hajar al-Haythami disse em seu livro al-Zawaajir ‘an Iqtiraaf al-Kabaa'ir:

“A pessoa que ouve alguns comentários maliciosos, como 'Fulano disse isso sobre você’ ou ‘ele fez isso com você’ deve fazer seis coisas:

1. Não deve acreditar, porque aquele que espalha namimah é um faasiq (malfeitor) de acordo com o consenso acadêmico, e Allah diz (interpretação do significado):

"Se vos chega um faasiq (perverso) com um informe, certificai-vos disso para não lesar por ignorância, certas pessoas: então, tornar-vos-íeis arrependidos do que havíeis feito" [Al-Hujuraat 49:6].

2. Deve dizer à pessoa para não repetir essa má ação, que é o mal, tanto em termos religiosos e mundanos.

3. Deve odiá-la por amor a Allah, se a pessoa não mostrar nenhum sinal de arrependimento.

4. Não deve pensar mal daquele que foi mencionado, porque não há como saber se essa pessoa realmente disse ou fez aquilo.

5. O que foi dito não deve fazê-lo espionar os outros ou olhar para as suas falhas com a finalidade de verificar o que foi dito, porque Allah diz (interpretação do significado):

"Evitai muitas das conjecturas. Por certo, uma parte das conjecturas é pecado. E não vos espieis.” [Al-Hujuraat 49:12].

6. Não deve aceitar e acatar o que a outra pessoa disse, então não se deve presenciar a maledicência e dizer: 'Fulano me disse isso’, caso contrário, ele também estará fofocando e caluniando, e reproduzindo a fofoca.

'Umar ibn 'Abd al-'Aziz (que Allah esteja satisfeito com ele) disse a alguém que estava passando algumas fofocas maliciosas: "Se tu quiseres, podemos olhar para o assunto. Se tu estiveres mentindo, serás uma das pessoas mencionadas no versículo “Se vos chega um faasiq (perverso) com um informe” [al-Hujuraat 49:6]; e se estiveres dizendo a verdade, serás uma das pessoas mencionadas no versículo, "Incessante difamador, grande semeador de maledicência" [al-Qalam 68:11]. Ou, se quiser, perdoamo-lo." Ele disse: "Perdoe-me, ó Amir al-Mu'minin, eu nunca farei isso de novo."

Al-Hasan disse: "Aquele que te conta fofocas maliciosas, provavelmente dirá fofocas maliciosas sobre ti. Isso indica que a pessoa que espalha boatos maliciosos deve ser odiada e não se deve dar crédito a ela. Como não se odiar aquele que persiste na mentira, calúnia, difamação, traição, enganação, inveja, fraude e disseminação do mal entre as pessoas? Esta pessoa é uma daquelas que tenta cortar os laços que Allah ordenou manter e que espalha o mal na terra. Allah diz (interpretação do significado):

“Apenas, cabe a repreensão aos que praticam injustiça contra os homens e cometem, sem razão, transgressão na terra. Esses terão doloroso castigo.” [Al-Shura 42:42].

E aquele que espalha boatos maliciosos é um desses."

Continua: (clique aqui para ler o próximo artigo)