A Sunnah - Parte 1

A sunnah, em seus três tipos (dizeres, atos e confirmações), relacionam-se ao Profeta, saws e a lei islâmica não pode ser estabelecida e confirmada senão pela própria sunnah, ou seja, pelo status de Muhammad, saws.

Os profetas não foram enviados apenas como propagadores da Palavra de Allah, eles também foram requeridos para a explicação, interpretação e demonstração dos meios de se aplicar as palavras dos Livros Sagrados. Quer dizer, supostamente eles foram escolhidos por Allah, swt, para ensinar e treinar as pessoas a se comportar e dirigir suas vidas de acordo com as requisições Divinas.

Allah agraciou os fiéis, ao fazer surgir um Mensageiro da sua estirpe, que lhes ditou os Seus versículos, redimiu-os, e lhes ensinou o Livro e a Prudência, embora antes estivessem em evidente erro. (Imran : 164)

Ele foi Quem escolheu, entre os iletrados, um Mensageiro da sua estirpe, para ditar-lhes os Seus versículos, consagrá-los e ensinar-lhes o Livro e a sabedoria, porque antes estavam em evidente erro. (Jumua : 2)

Ó Senhor nosso, faze surgir, dentre eles, um Mensageiro, que lhes transmita as Tuas leis e lhes ensine o Livro, e a sabedoria, e os purifique, pois Tu és o Poderoso, o Prudentíssimo. (Bacara : 129) Na prece feita por Ibrahim, as.

Essa inferência, dos versículos que lemos acima, não é apenas lógica, é mencionada expressa e claramente no Qur’an, em vários versículos. É mandatório que os muçulmanos sigam e obedeçam ao Profeta, saws. Sim, o Qur’an utiliza dois termos diferentes: itaa’ah e ittibaa (obedecer e seguir). Uma vez expresso isso no Livro, fica claro que é dada a autoridade ao Profeta, saws, em ambos: ditos e atos; pois o primeiro termo se refere às ordens e ditos do Profeta, saws e o segundo aos seus atos e práticas.

Dize: Obedecei a Allah e ao Mensageiro! Mas, caso se recusarem, saibam que Allah não aprecia os incrédulos. (Imran: 32)

Obedecei a Allah e ao Mensageiro, a fim de que sejais compadecidos. (Imran: 132)

Ó fiéis, obedecei a Allah, ao Mensageiro e às autoridades, dentre vós! Se disputardes sobre qualquer questão, recorrei a Allah e ao Mensageiro, se crerdes em Allah e no Dia do Juízo Final, porque isso vos será preferível e de melhor alvitre. (Nissa: 59)

Obedecei a Allah, obedecei ao Mensageiro e precavei-vos; mas se vos desviardes, sabei que ao Nosso Mensageiro só cabe a proclamação da mensagem lúcida. (Ma’ida: 92)

Perguntar-te-ão sobre os espólios. Dize: Os espólios pertencem a Allah e ao Mensageiro. Temei, pois, a Allah, e resolvei fraternalmente as vossas querelas; obedecei a Allah e ao Seu Mensageiro, se sois fiéis. (Anfal: 1)

Ó fiéis, obedecei a Allah e ao Seu Mensageiro, e não vos afasteis dele enquanto o escutais (em súplica). (Anfal: 20)

Dize-lhes (mais): Obedecei a Allah e obedecei ao Mensageiro. Porém, se vos recusardes, sabei que ele (o Mensageiro) é só responsável pelo que lhe está encomendado, assim como vós sereis responsáveis pelo que vos está encomendado. Mas se obedecerdes, encaminhar-vos-eis, porque não incumbe ao Mensageiro mais do que a proclamação da lúcida Mensagem. (Nur: 54)

Ó fiéis, obedecei a Allah e ao Mensageiro, e não desmereçais as vossas ações. (Muhammad: 33)

Obedecei, pois, a Allah e obedecei ao Mensageiro! Mas, se recusardes, sabei que ao Nosso Mensageiro somente incumbe a proclamação lúcida da mensagem. (Taghabun: 12)

Dize-lhes (mais): Obedecei a Deus e obedecei ao Mensageiro. Porém, se vos recusardes, sabei que ele (o Mensageiro) é só responsável pelo que lhe está encomendado, assim como vós sereis responsáveis pelo que vos está encomendado. Mas se obedecerdes, encaminhar-vos-eis, porque não incumbe ao Mensageiro mais do que a proclamação da lúcida Mensagem. (Nur: 54)

É evidente a razão pela qual Allah, swt, enviou Sua mensagem através de profetas – e não apenas o Livro. Seres humanos necessitam de um exemplo prático para que aprendam e os profetas eram este exemplo. A última ayah citada deixa claro que obedecendo a Muhammad, saws, é como estarmos obedecendo a Allah, swt. Tanta repetição e insistência na obediência ao Profeta, saws, é devido ao fato que a obediência a Allah, swt, não é possível de outra forma senão através da obediência ao Profeta, saws... (continua, parte 2, clique aqui)