O Arrependimento e as Suas Condições

A fé de um muçulmano pode ficar fraca e ele pode ser soterrado pelos seus desejos. O Shaytan pode fazer o pecado atraente, por isso ele erra (comete pecado) e cai naquilo que Allah proibiu. Mas Allah é Misericordioso para os Seus servos, e a Sua misericórdia envolve tudo. Quem se arrepende depois de fazer o mal, Allah aceitará o seu arrependimento, porque Allah é Indulgente e Misericordioso. 

"Mas quem, depois da sua transgressão, se arrepender e se emendar, por certo, Deus o perdoará. De facto, Ele é Indulgente, Misericordiosíssimo". (5:39)

Allah é Indulgente e Generoso. Ele ordena todos os Seus servos a arrepender-se sinceramente para que eles possam alcançar a misericórdia de Allah e o Seu Paraíso. Allah diz:

"Ó crentes, voltai, sinceramente arrependidos, a Allah; Pode ser que o vosso Senhor expie os vossos pecados e vos introduza em jardins, abaixo dos quais correm rios (Paraíso)...". (66:8)

O portão do arrependimento está aberto para os Seus servos, até que o Sol nasça do ocidente. O Profeta ? disse: "Allah estende a Sua Mão à noite para aceitar o arrependimento daqueles que praticaram o mal durante o dia, e Ele estende a Sua Mão durante o dia para aceitar o arrependimento daqueles que praticaram o mal durante a noite. (Isto continuará) até o Sol nascer do ocidente". (Muslim, nº 2759)

Arrependimento sincero não é meramente um assunto de palavras ditas pela língua. Pelo contrário, a aceitação do arrependimento é sujeita à condição de que:

  • A pessoa abandone o pecado logo de seguida;
  • Sinta remorso pelo que aconteceu no passado;
  • Decida não voltar àquilo de que se arrependeu;
  • Restaure os direitos das pessoas ou propriedade se o seu pecado envolver transgressão para com os outros;
  • E se arrependa antes que a agonia da morte lhe chegue.

Allah diz:

"Allah aceita só o arrependimento daqueles que cometem um mal, por ignorância, e logo se arrependem. A esses, Allah perdoa, porque é Sapiente, Prudentíssimo. O perdão não alcançará aqueles que praticarem o mal continuamente até à hora da morte, mesmo que nessa hora alguém, dentre eles, diga: 'Agora me arrependo'. Nem os que morrerem na descrença, pois para eles destinamos um doloroso castigo." (4:17-18)

Allah aceita o arrependimento e é Misericordioso. Ele chama os pecadores a arrependerem-se, para que Ele possa perdoá-los:

"... O vosso Senhor impôs a Si mesmo a clemência, para que aqueles dentre vós que, por ignorância, cometerem uma falta e logo se arrependerem e se encaminharem (obedecendo a Allah), venham a saber que Ele é Indulgente, Misericordiosíssimo." (6:54)

Allah é Amável para com os Seus servos e ama aqueles que se arrependem. Ele aceita o arrependimento deles, como Allah diz:

"E é Ele Que aceita o arrependimento dos Seus servos, e perdoa os pecados, e Ele está sempre ciente de tudo o que fazem." (42:25)

"De facto, Allah ama os que se voltam para Ele em arrependimento e ama os que se purificam" (2:222)

Quando um descrente se torna muçulmano, Allah transforma as suas más acções (say'at) em boas acções (hasanat), e perdoa todos os seus pecados anteriores, como Ele diz:

"Diz aos descrentes que, no caso de se arrependerem (da descrença), ser-lhes-á perdoado o passado." (8:38)

Allah é Indulgente e Misericordioso e Ele ama o arrependimento dos Seus servos. Ele ordena-os a arrependerem-se para que Ele possa perdoá-los. Mas os shayatin dentre os humanos e os jinn querem desviar as pessoas da verdade e fazê-las inclinar-se para a falsidade, como Allah diz:

"Allah deseja aceitar o vosso arrependimento; porém, os que seguem os seus desejos vãos, anseiam desviar-vos (ó crentes) profundamente." (4:27)

A misericórdia de Allah envolve tudo. Se os pecados de uma pessoa são enormes e ele errou para consigo mesmo demasiado, se ele se arrepender depois, Allah aceitará o seu arrependimento e perdoará os seus pecados, não importa o quão grandes eles sejam. Allah diz:

"Diz: Ó servos Meus, que transgrediram contra si próprios (cometendo más acções e pecados), não desespereis da misericórdia de Allah; certamente, Ele perdoa todos os pecados, porque Ele é o Indulgente, o Misericordiosíssimo." (39:53)

O Profeta ? disse: "O nosso Senhor desce até ao céu mais baixo quando resta um terço da noite e diz 'Quem Me invocará para que Eu responda? Quem me pedirá para que Eu lhe dê? Quem procurará o Meu perdão para que Eu o perdoe?'" (Muslim, nº 758)

O Homem é fraco. Se uma pessoa peca então ela tem que se arrepender e procurar pelo perdão sempre. Allah é Indulgente e Misericordioso, e Ele é Quem diz:

"E quem cometer uma má acção ou se condenar e, em seguida (arrependido), implorar o perdão de Allah, sem dúvida achá-Lo-á Indulgente, Misericordiosíssimo." (4:110)

O muçulmano é vulnerável a errar e pecar. Por isso, ele tem que se arrepender e pedir por perdão repetidamente.

O Profeta ? disse: "Por Allah, eu peço perdão a Allah e volto-me para Ele arrependido mais de setenta vezes por dia." (Al-Bukhari, nº 6307)

Allah ama o arrependimento dos Seus servos e aceita-o. De facto, Ele alegra-Se com este, como o Profeta ? disse: "Quando uma pessoa se arrepende, Allah alegra-se mais que alguém que encontra o seu camelo depois de o perder no deserto." (Narrado por Al-Bukhari e Muslim. Esta versão é de Al-Bukhari, nº 6309)

Fonte: Usul al-Din al-Islami pelo Sheikh Muhammad Ibn Ibrahim al-Tuwayjri – IslamQA

Traduzido e adaptado por Cláudia Sofia Simões