Algumas Condições para Fazer Da’wah

Quando uma pessoa tem conhecimento e discernimento sobre aquilo para o qual ela está a chamar, então não há diferença entre aquele que tem muito conhecimento ou um estudante do conhecimento que começou recentemente à procura de conhecimento ou uma pessoa comum- desde que esta tenha certo conhecimento sobre o assunto em questão.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Transmitam de mim, mesmo que seja um só verso". (Bukhari)

Por isso não é uma condição que o da'i (aquele que chama as pessoas ao Islam) tenha um conhecimento enorme, mas é condição ter conhecimento sobre o assunto para o qual chama. Se este chamamento é estabelecido em ignorância e construído sobre emoções e paixões, então não é permitido. Assim, nós vemos que alguns dos irmãos que chamam (as pessoas) para Allah, não têm muito conhecimento. Nós vemo-los, devido às suas emoções fortes, a proibirem aquilo que Allah não proibiu, enquanto fazem obrigatório aquilo que Allah não fez obrigatório para os Seus adoradores. Isto é um assunto muito perigoso, porque permitir o que Allah fez haram (ilícito) é como proibir aquilo que Allah fez halal (lícito). Então quando eles começam a proibir as pessoas de fazer um assunto particular, outros irão repreendê-los por fazê-lo haram.

Allah diz:

"E não profirais falsidades, dizendo: Isto é lícito e aquilo é ilícito, para forjardes mentiras acerca de Allah. Sabei que aqueles que forjam mentiras acerca de Allah jamais prosperarão. Os seus prazeres são transitórios, e sofrerão um severo castigo". (Qur'an 16:116-117)

Em relação à pessoa comum, ele não deve chamar para Allah se ele não tiver conhecimento. Pelo contrário, é essencial ter conhecimento de acordo com as palavras de Allah:

"Dizei: Esta é a minha senda. Chamo para Allah com lucidez, tanto eu como aqueles que me seguem. Glorificado seja Allah! E não sou dos que associam outros com Ele." (Qur'an 12:108)

Então é obrigatório chamar a Allah com conhecimento. No entanto, se um assunto é claramente conhecido por ser mau ou bom, então a pessoa pode ordená-lo, se este é bom, ou proibi-lo, se este é mau.

Por isso aquele que chama para Allah deve começar com conhecimento. Quem chama a Allah sem conhecimento, então tal pessoa causará mais mal que bem – como é evidente. É obrigatório para uma pessoa adquirir conhecimento primeiro, e depois fazer da'wah. Em relação aos males evidentes e aos bens evidentes, então o bem tem que ser ordenado e o mal tem que ser proibido.

Isto faz claro que irmãos e irmãs que são novos no Islam não se devem aventurar a chamar as pessoas para a religião, visto que eles mesmos não sabem tanto da religião. O Imam ou sheikh da mesquita deve estar presente em tais eventos para que consiga informar as pessoas sobre aquilo que os irmãos ou irmãs não saibam, evitando assim confusão e transmissão de uma má imagem da religião.

Quanto a chamar para o Islam, quando a pessoa não cumpre aquilo para o qual está a chamar, Allah revelou o seguinte verso no Qur'an:

"Ó crentes, por que dizeis o que não fazeis? É enormemente odioso, perante Allah, dizerdes o que não fazeis." (Qur'an 61:2-3)

Por isso devemos ter cuidado quando não praticamos aquilo que pregamos às pessoas, pois cometemos assim um pecado.

Fontes utilizadas: IslamQA e Sheikh Muhammad bin Salih Al-Uthaymeen em As-Sahwatul-Islamiyyah (pp. 75-76)

Traduzido, adaptado e elaborado por Cláudia Sofia Simões