Conceito de Pecado

Irmãos e irmãs por Allah,

Falarei com vocês, hoje, sobre um assunto importante, o qual todo muçulmano deve conhecer e compreendê-lo. Porque a compreensão deste assunto, da maneira correta, ajuda o muçulmano a salvaguardar sua religião (seu din) e completar a base de sua fé, que foi trazida pelo Mensageiro de Allah, que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele;

a mesma fé que Allah, louvado seja, apresentou em Seu Livro. E a necessidade de entendimento deste assunto aumenta, especialmente nesta nossa época em que a ignorância prevalece. O tema de hoje é a consciência do pecado para o Islam:

  • Definição do pecado

 

Vamos conhecer o significado do pecado (desobediência). A desobediência, linguisticamente, é o contrário da obediência. É dito, na língua árabe, que o servo desobedece ao seu Senhor (contraria Suas ordens). E a definição religiosa: fazer algo ilícito ou deixar de fazer algo obrigatório.
Explicando: muharram (ilícito) é tudo aquilo que Allah proibiu ser feito, com ênfase; portanto, quem o faz, está desobedecendo Allah. Wajib (obrigatório) é tudo que Allah ordenou ser feito, enfaticamente; portanto quem o deixar está desobedecendo Allah. Então, entendemos destas definições que o mustahhab (sunnah, aconselhável) e makruh (desaconselhável) não entra no conceito de pecado porque Allah proibiu o makruh, mas não de maneira enfática e o mustahhab, que Allah ordenou ser feito, entretanto não enfaticamente. Quem praticar o makruh ou deixar de praticar o mustahhab não é considerado pecador.

  • Níveis do pecado

 

Os pecados, em todos os tipos, são ilícitos. Através deles diminuímos nossa fé e merecemos o castigo. Mas, alguns deles possuem um nível mais elevado na ilicitude, então os piores são o shirk (politeísmo) e o kufr (incredulidade)

“...E quem desobedece a Allah e Seu Mensageiro, por certo, terá o fogo do Inferno; nele será eterno, para todo o sempre” (suratul Jinn: 23)

 

E o significado de desobediência, neste versículo, é o kufr, pois este é que enseja a eternidade no Fogo.

O nível logo abaixo traz a bida’h (inovação): porque é uma palavra atribuída a Allah sem conhecimento (sem autenticidade). E Allah, louvado seja, o colocou junto ao shirk. Allah, o Altíssimo, falou no Qur’an:

“Dize: ‘Apenas, meu Senhor proibiu as obscenidades, aparentes e latentes, e o pecado e a agressão desarrazoada, e que associeis a Allah aquilo de que Ele não fez descer, sobre vós, e que digais acerca de Allah o que não sabeis.’” (suratul A’raf: 33)

 

No próximo nível vêm os pecados maiores (kabaa’ir adh-dhunub). Estes são todos aqueles que foram legisladas as punições ou aqueles pelos quais Allah amaldiçoa ou ameaça. Como no dito do Profeta, que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele: “Allah amaldiçoa aqueles que usam cabelo postiço ou quem coloca nos outros” (sahih Muslim).

Então, o próximo nível traz os pecados menores (sagha’ir adh-dhunub). Eles são todos os pecados que não chegam ao nível dos maiores. Ou seja, o pecado ao qual não foi legislada a punição ou não trouxe junto com ele alguma ameaça ou maldição.

Então, já sabemos que os pecados possuem níveis: os piores são shirk e kufr, depois a bida’h, então os pecados maiores e os menores.

  • Reflexões do pecado

 

A desobediência é uma obstrução para adquirir conhecimento, porque o conhecimento é luz e a luz de Allah não é dada a um pecador, desobediente. Também é uma razão para o servo não receber o sustento de Allah, louvado seja. Como o Profeta, que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele, disse no Musnad do Imaam Ahmad, rahimahullah: “Por certo o servo não obtém o seu sustento (rizq) por causa do pecado que ele cometeu”. Ainda dentro das reflexões do pecado, se os pecados aumentam muito no coração do servo eles serão selados ali e eles estarão dentre os desatentos.

“Em absoluto, não o são! Mas, o que eles cometiam lhes enferrujou o coração” (suratul Mutafifin: 14)

 

E a desobediência traz escuridão e pressão no coração de quem a pratica, assim como a obediência traz luz e tranquilidade. Então, quanto mais o servo peca, mais escuro, ansioso e com dúvida fica seu coração. Mais um dos reflexos da desobediência é que aquele que a pratica vive atormentado. Como Allah, louvado seja, disse:

“E quem der de ombros à Minha Mensagem, por certo, ele terá uma vida atormentada e ressuscitá-lo-emos cego, no Dia da Ressurreição. Ele dirá: ‘Senhor meu! Por que me ressuscitaste cego, enquanto, com efeito, era vidente?’ Allah dirá: ‘Assim é. Nossos sinais chegaram-te e tu os esquecestes. E assim, hoje, és esquecido’. E, assim, recompensamos a quem se entregou a excessos e não creu nos sinais de teu Senhor. E, em verdade,o castigo da derradeira vida é mais veemente e mais permanente.” (Suratu TaHa: 124-127)

 

E mais um dos vestígios da desobediência é que ela traz o esquecimento de Allah para com Seu servo, além disso, o servo esquece a si mesmo. Allah, louvado seja, disse:

 

“E não sejais como os que esqueceram a Allah; então, Ele os fez esquecer a si mesmos. Esses são os perversos” (suratul Hashr: 19)

Não sejais como os que esqueceram a Allah”: pecar ou fazer o contrário do mandamento de Allah. “Ele os fez esquecer a si mesmos. Esses são os perversos”.

 

  • O Arrependimento

O servo, caso cometa algum pecado, deve fazer algumas coisas: em primeiro lugar, deve se arrepender por Allah (tawba ila Allah). E tawba significa voltar da desobediência à obediência. E para que esta seja aceita, então, são necessárias algumas condições:

1)    A pessoa deve deixar o pecado totalmente

2)    Arrepender-se sinceramente e desejo que não houvesse feito

3)    Comprometer-se a não voltar a praticar aquele pecado

4)    Restituir o direito alheio caso o pecado tenha ferido este direito

  • Não falar sobre o pecado cometido

 

Em segundo lugar, a pessoa não deve falar sobre seu pecado, não deve participar a ninguém seu pecado, porque isso faz parte do mujahara bil masiyah (anunciar o pecado). Assim como veio no Bukhari um dito do nosso amado Profeta, que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele, narrado por Abu Huraira, que allah esteja satisfeito com ele: “Todos os membros de nossa  nação serão perdoados, menos aqueles que tornarem públicos seus atos particulares. Um exemplo disso é quando alguém pratica algum ato, à noite, e levanta, no dia seguinte para comentar com outra pessoa, dizendo: ‘ó fulano! Ontem fiz isso e aquilo’, ou seja, apesar de passar a noite acobertado por Allah, revela, na manhã seguinte o que Allah lhe ocultou.” (Sahihein)

Este hadith indica, claramente, a ilicitude de se falar sobre o pecado cometido. E este anúncio do próprio pecado é, em si, outro pecado.

  • Atitudes que o muçulmano deve tomar ao ouvir sobre pecados alheios

 

E se você ouvir que seu irmão muçulmano cometeu algum pecado, então, você deve tomar algumas atitudes:

1)    Continuar amando-o e apoiando, porque este é um direito dele sobre você desde que ele se tornou muçulmano. E mesmo que ele tenha praticado algum pecado não significa que ele tenha perdido este direito.

2)    Não procurar os defeitos e erros das pessoas: “Ó vós que credes! Evitai muitas conjecturas. Por certo, uma parte das conjecturas é pecado.” (suratul Hujurat: 12). Os sábios explicam por não conjeturar como deixar de buscar ou procurar os erros e pecados das pessoas, além de olhar para os próprios defeitos e corrigi-los.

3)    Averiguar e esclarecer (se a pessoa realmente cometeu o pecado). Se você ouvir algo sobre seu irmão, não se apresse em acusá-lo. “Ó vós que credes! Se vos chega um perverso com um informe, certificai-vos disso para não lesar por ignorância, certas pessoas: então, tornar-vos-íeis arrependidos do que havíeis feito.” (suratul Hujurat: 6)

 

4)    Suponha o melhor sobre seu irmão, porque o Mensageiro de Allah, que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele, disse: “cuidado com as suposições, porque a conjectura é ainda mais mentirosa que este tipo de conversa” (Sahihein). E Allah, o Altíssimo, disse: “Ó vós que credes! Evitai muitas conjecturas. Por certo, uma parte das conjecturas é pecado.” (suratul Hujurat: 12). Então, Allah, louvado seja, informou que algumas suposições são pecado e isso se torna muito claro quando Allah proibiu que falássemos sobre a honra alheia e Ele, louvado seja, enxerga isso como algo imenso, mesmo quando nós achamos pequeno e simples. Desta forma, Allah, o Altíssimo, falou sobre a história de Aisha, que Allah esteja satisfeito com ela: “Quando o difundistes com as línguas e dissestes com as bocas aquilo que não tínheis ciência, e supúnheis simples, enquanto, perante Allah, era formidável.” (suratun Nur: 15).

5)    Procurar desculpas para seu irmão. Se você tiver certeza que seu irmão realmente houvera cometido aquele pecado, então, há outros tipos de educação islâmica para lidar com este assunto, uma delas é: buscar uma desculpa, diga ‘talvez ele tenha uma desculpa’, ‘talvez ele tenha feito isso por isso ou aquilo’. Ibn Mubarak, que Allah tenha misericórdia dele, falou: “o crente tateia (buscar, mesmo que não seja muito aparente) pela desculpa e o hipócrita segue (buscando,investigando) os erros”. E Muhammad Bin Sirin, que Allah tenha misericórdia dele, disse: “se chegou aos seus ouvidos algo sobre seu irmão, busque, para ele, uma desculpa. Se não achá-la, diga ‘há uma desculpa’”.

6)    E faz parte da etiqueta (adab) encobrir [os erros] do irmão muçulmano. Nunca fale ‘fulano fez isso e aquilo’. Porque o Profeta, que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele, disse: “um servo não encobre [os erros] de outro, sem que Allah encubra seus erros no Dia do Juízo” (Sahih Muslim). E esta educação é mais sólida nas pessoas que possuem mais honra (ahlu-haiyaat – as pessoas conhecidas pela religiosidade e caridade). Excluem-se deste direito as pessoas que anunciam seus pecados, quem fala ‘fiz isso ou aquilo [pecado]’, espalhando isso entre as pessoas. Pelo contrário, este tipo de pessoa deve ser exposta, esclarecendo sua situação e explicando aos outros que devem tomar cuidado com o mal que aquilo tipo causa e também que este não pode ser protegido [encobertos seus pecados].

  • As armadilhas de Shaitaan (Satanás) para os pecadores

Desde que Shaitaan se recusou a prostrar ante nosso pai Adam, que a paz esteja com ele, nunca mais deixou de tentar desviar os filhos de Adam e se apressar em destruí-los – e, sobre isso, ele desenvolveu muitas armadilhas.

Uma destas é subestimar os pecados, Shaitaan aborda a pessoa incentivando-o a cometer aquele pecado ‘faça-o, este é dos pecados menores’ ou ‘faça-o, todos também cometem o mesmo pecado’ ou ‘faça-o, pois Allah, o Altíssimo, é Perdoador e Misericordiador’. E todas estas tentativas são com o intuito de desviar os filhos de Adam. O Mensageiro de Allah, que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele, despertou o crente para este perigo quando disse: “E o servo pronuncia uma palavra, sem se ater ao significado dela, e esta o joga no inferno” (Bukhari, narrado por Abu Huraira, raa). E numa narração de Ibn Mas’ud, que Allah esteja satisfeito com ele, também no livro de Bukhari: “E os crentes veem seus pecados como se estivessem sentados ao pé de uma montanha e com medo que ela desabe em cima deles. E os ímpios veem seus pecados como um mosquito que sobrevoa seus narizes e eles o espantam com suas mãos”.

Outra armadilha é incentivar a falta de esperança na misericórdia de Allah, louvado seja. O ser humano tem uma natureza desesperançada e Shaitaan aproveita este caminho e diz ‘ó servo, você já cometeu este e este pecado, já fez isto e aquilo. Ainda acha que Allah vai perdoar seus pecados? Nunca perdoará seus pecados”. Então, o servo mergulha no pecado, pois já perdeu as esperanças, ficando, assim, mais distante de Allah, louvado seja, até perecer. Allah, louvado seja, despertou seus servos quanto a este acesso que Shaitaan utiliza [para devia-lós. Allah, louvado seja, falou:

 

“Dize: Ó Meus servos, que vos excedestes em vosso próprio prejuízo, não vos desespereis da misericórdia de Allah. Por certo, Allah perdoa todos os delitos.por certo, Ele é o Perdoador, o Misericordiador” (suratuz Zumar: 53)

Ibn Abbas, que Allah esteja satisfeito com ele, falou sobre este versículo: “Quem tira a esperança dos servos de Allah, após a revelação deste versículo, negou o Livro de Allah”.

Protelar a Tawbah (arrependimento), esta é mais uma armadilha de Shaitaan. E alguns servos de Allah caem no pecado, ele sabe onde está caindo, mas ele deseja a tawbah, de qualquer  forma, adia-a. Ele diz ‘quando envelhecer um pouco, arrepender-me-ei’ ou ‘se casei, arrepender-me-ei’ ou ‘se isso ou aquilo acontecer, arrepender-me-ei’ e nada disso pode ser a ideia de nenhum muçulmano. Ainda mais, o adiamento da tawbah é outro pecado. Ibn Qayim, que Allah tenha misericórdia dele, disse: “a iniciativa da tawbah de um pecado é obrigatória de imediato. Não deve-se adia-la, portanto, atrasa-la é pecar. Aquele servo que pecou, caso se arrependa ainda terá outro arrependimento: o do adiamento da tawbah”.

Deixar de se arrepender porque supõe que incorrerá no mesmo pecado e uma outra armadilha de Shaitaan é deixar a tawbah porque voltará a cometer o pecado. Então, encontra-se o servo fazendo o pecado e arrependendo-se, cometendo e arrependendo até que Shaitaan sussura ‘ó servo de Allah! Até quando você vai pecar e se arrepender, pecar e se arrepender? Qual o benefício deste arrependimento?’, e o servo abandona a tawbah. E este é um erro onde o servo cai facilmente, porque ele acha que a verdadeira tawbah só acontece se faz com que o arrependido não cometa o mesmo erro novamente – isto é errado, pois é contra a natureza do ser humano que Allah, Louvado seja, mencionou no Seu Livro: “injusto, ignorante e fraco”. E o Mensageiro de Allah, que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele, disse: “Todo filho de Adam erra e o melhor dentre os que erram é o que se arrepende” (Tirmidhi). A lição aqui não é não cair no mesmo erro novamente, mas sim não abandonar o arrependimento. E o Profeta, que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele, disse: “Por Aquele em cujas mãos se encontra minha alma, se vocês não incorressem no pecado, seriam substituídos e seria trazido um povo que cairia no pecado, então, arrepender-se-iam e Allah os perdoaria” (Muslim).

A ilusão porque o castigo não chega imediatamente – pela paciência de Allah, esta é mais uma das armadilhas. Encontra-se o servo em pecado e Allah não o pune por este pecado imediatamente, talvez este servo pedirá perdão e depois cairá novamente no mesmo pecado,  repetindo o ciclo várias vezes até que ele se ilude com o estratagema de Allah, o Altíssimo, pensando que poderia se sentir seguro em relação ao castigo – como se não fosse punido nunca. Após sentir esta segurança, ele aumenta a prática do pecado e aprofunda nele, mesmo que ele mereça o castigo, Allah, o Altíssimo, o agarra firmemente. E Allah, louvado seja, nos adverte a não sentir seguir segurança em Seus estratagemas, como foi dito no Qur’an:

 

“Estão seguros, pois, contra o estratagema de Allah? Então, não está seguro contra o estratagema de Allah senão o povo perdedor.” (Suratul ‘Araf: 99)

E Ibn Hajar, que Allah tenha misericórdia dele, disse: “A segurança no estratagema de Allah acontece quando a pessoa segue no pecado conjuntamente com a dependência da misericórdia de Allah, louvado seja”.

Por Shaikh Wafi Farah