Os Sinais Maiores

 

 

Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso. Todos os louvores são para Ele, o Senhor dos Mundos e que a paz e as bênçãos de Allah estejam com Muhammad, seus companheiros e fiéis seguidores. Assalamo alaikum wa rahmatullahi wa barakatuh.

 

As informações que seguem abaixo (até o item aparecimento de Yajuj e Majuj) foram retiradas dos ahadith coletados e autenticados como sahih/hassan pelo Shaikh Muhammad Nasr ad-Din al-Albaani, rahimahullah:

 

• O Aparecimento do Mahdi

O Mahdi é um descendente da família do Profeta, sallAllahu 'alayhi wa sallam (da linhagem de Fatimah, radhiAllahu 'anha) e que terá o mesmo nome do Profeta (e de seu pai – Muhammad Ibn Abdullah). Allah, subhanahu wa ta'ala, o preparará em apenas uma noite e ele chegará a liderar uma oração na qual o Massih(1) Issa, 'alayhis salam, rezará atrás dele. Abdullah Ibn Mas’ud, radhiAllahu 'anhu, narrou que o Profeta, sallAllahu 'alayhi wa sallam, disse:

“O mundo não chegará ao fim até que os árabes tenham um homem de minha família (descendência), seu nome como o meu, o nome de seu pai como o meu, ele preencherá a terra com honestidade e justiça, tanto quanto ela vinha se preenchendo de injustiça e opressão.” (Abu Dawud e Tirmidhi)

 

• O Aparecimento do Dajjal (2)

O Dajjal aparecerá na região do Khurasan(3) e terá setenta mil seguidores judeus de Asbahan(4), e eles aparentarão Mongóis. Ele descerá entre o Sham(5) e o Iraque. Suas características serão: o olho esquerdo esverdeado como cego e o direito como uma uva(6) (quanto a esta característica,o Mensageiro de Allah, sallAllahu 'alayhi wa sallam, disse para não o confundirmos com o Senhor, pois nosso Senhor não é caolho); seu olho direito será muito preto; seu cabelo será farto e grosso; será um jovem de estatura baixa; terá as pernas tortas; todo crente conseguirá ler a palavra ‘kaafir’(incrédulo) entre seus olhos; ele possuirá um rio e uma montanha de pão(7); quanto ao rio: um será de fogo e o outro de água (mas, o rio que aparenta ser de fogo é o de águas límpidas e vice-versa). Quem, porventura, passar por alguma dificuldade com o Dajjal deve, então, recitar a primeira parte da suratul Kahf. Ele encontrará um beduíno e perguntará a ele se creria caso ele conseguisse ressuscitar seus dois pais – então, virão dois satanases com a aparência de seus pais mortos. Ele será capaz de fazer alguns truques, como o de serrar as pessoas ao meio.

 

Este tempo será de extrema injustiça e religiosidade fraca. O Dajjal irá para uma montanha no Sham, chamada Iliya, farão um cerco aos muçulmanos desta região. Os árabes muçulmanos serão muito poucos.

 

Nesta mesma época aparecerá o Mahdi. O Mensageiro de Allah, sallAllahu 'alayhi wa sallam, disse que “o nosso Mahdi , que será preparado por Allah em apenas uma noite, será khalifa por sete anos”. Haverá dois grupos de muçulmanos (um lutará ao lado de Issa, alayhis salam, contra o Dajjal e o outro lutará contra o povo do Al-Hind(8).

 

• A Descida de Issa, alayhis salam(9)

Issa, alayhis salam, descerá ao leste, em Damasco (Manarat al baida’), com roupas perfumadas com dois tipos de perfumes, ele descerá segurando nas asas de dois anjos e pingando suor – um suor muito perfumado, como cheiro de quem acaba de sair de um banho. Qualquer kaafir que sentir o odor do Massih, morrerá. O Profeta, sallAllahu 'alayhi wa sallam, nos disse que ele será identificado imediatamente de sua descida.

 

Suas características serão: um homem de estatura e porte mediano; com a pele alva avermelhada. Ele seguirá a Sunnah e o Qur’an. Há um hadith que diz que ele descerá numa oração do fajr e o imaam Mahdi dará o lugar de imaam ao Massih, mas ele recusará e irá rezar atrás do Mahdi.

 

Quando o Dajjal olhar para o Massih Issa, alayhis salam, começará a derreter e isso ocorrerá num lugar chamado bab al-lud ash-sharq, neste momento Issa o espetará com uma lança e ele verterá sangue (o Dajjal estará acompanhado pelos judeus, seus seguidores).

 

Então, pelos sete anos subsequentes será o khilafa(10) do Mahdi e, este período será tão próspero que não haverá sequer inimizade entre duas pessoas. Issa, alayhis salam, viverá quarenta anos e quebrará as cruzes e acabará com os porcos; ele irá anular a cobrança da jiziyah(11); não haverá sofrimento e uma sajdah nesta época será muitíssimo valorosa; ele fará o hajj e a ‘umrah; visitará, pessoalmente, alguns crentes que não cederam às tentações do Dajjal e permaneceram firmes na fé (ele passará a mão na testas destes crentes revelando o grau de cada um no Paraíso).

 

Allah, subhanahu wa ta'ala, advertirá Issa, alayhis salam, sobre a chegada de dois povos invencíveis e ordenará que os muçulmanos fujam para uma montanha. E estes dois povos serão Yajuj e Majuj.

 

• O Aparecimento de Yajuj e Majuj(13)

Allah enviará Yajuj e Majuj na lagoa Tabariyah(14) e serão tantos que beberão toda a água desta lagoa. Quando a lagoa secar, afirmarão que ali nem havia água. Então, eles irão para o Jabal akh-Khumur(15) e acharão que haviam acabado com toda a humanidade e irão querer acabar com “os povos do céu”. Começarão a lançar flechas e lanças para o céu e Allah, subhanahu wa ta'ala, permitirá que elas desçam com sangue – e isto é prova que Allah, subhanahu wa ta'ala, permitirá o desvio deles e ainda aumentará mais e mais este desvio, e este é uma castigo grande para o pecado deles.

 

Nesse ínterim, Issa, alayhis salam, estará exilado com os muçulmanos nas montanhas e este período será tão longo que uma cabeça de boi se transformará numa iguaria caríssima e muito desejada. Issa, alayhis salam, então, implorará pela misericórdia de Allah, subhanahu wa ta'ala, para que destrua aquele povo e liberte os muçulmanos daquela situação. E é aí que Allah, subhanahu wa ta'ala, enviará uma bactéria, naghaf, que entrará nas cabeças daqueles do povo Yajuj e Majuj e os matará. Quando Issa, alayhis salam, for ordenado a descer da montanha encontrará os corpos putrefatos daqueles dois povos. Issa, alayhis salam, quando vê aquela quantidade infinita de corpos pede ajuda a Allah, subhanahu wa ta'ala, que envia pássaros do tamanho do pescoço de camelos e estes recolherão os corpos. Allah, subhanahu wa ta'ala, ainda enviará água (chuva) que limpará toda a terra e esta frutificará novamente. Então, pouca comida será suficiente para muita gente (e que bela sorte será aqueles que viverem nesta época junto ao Massih Issa).

 

Quando Issa, alayhis salam, morrer, então Allah, subhanahu wa ta'ala, enviará um vento frio (a partir do Sham) que recolherá as almas de todos os crentes, sobrando, assim, apenas a escória – ou seja, pessoas superficiais, sem sentimentos, sem nada bom em seus corações, que não conseguem identificar o mal e o bem, que seguem apenas os instintos. Então, o Shaitan aproveitará e os incentivará a voltarem a cultuar estátuas.

 

• A Demolição da Kabah

Um homem chamado Assuwaikatain, de Habasha(16), demolirá a Kabah e saqueará suas pedras preciosas. E isto foi narrado no hadith de Abu Huraiha, radhiAllahu 'anhu, há outro hadith, narrado pelo Imam Ahmad, onde o Mensageiro de Allah, sallAllahu 'alayhi wa sallam, diz:

“A Kabah será destruída pelos zi-assuwaikatain, de Habasha, eles saqueiam suas jóias, tiram suas vestes e eu os vejo carecas, batendo nela com seus bastões e pás.”

 

• A Fumaça

Uma fumaça, que cegará as pessoas enquanto estiver aparente, será enviada. Allah, subhanahu wa ta'ala, disse:

Então, fica na expectativa de um dia, em que o céu chegará com um fumo evidente, que encobrirá os homens. Dirão: 'Este é um doloroso castigo.'

[Surah Ad-Dukhan (44): 10,11]

 

• A Elevação do Qur’an aos Céus

Esta ascensão do Livro foi relatada no hadith narrado por Hudhaifa, radhiAllahu 'anhu, onde o Profeta, sallAllahu 'alayhi wa sallam, diz:

“O Islam ficará desbotado assim como uma roupa desbota de tanto usar. Até que não saberão o que é jejum, oração, rituais e, assim, o Livro de Allah, o Todo Poderoso, será transportado em uma noite e não sobrará dele nenhum versículo na terra.” (Al Hakim e Ibn Majah)

 

• O Sol Nascerá no Poente

Este sinal não foi indicado no sentido figurado, o sol realmente nascerá no poente. Na suratul An’am foi dito “e quando lhes chegar alguns de Seus sinais” (verso 158) e os sábios que interpretam dizem que ‘alguns sinais’ referem-se, entre eles, à saída do sol no poente. Abu Hurairah, radhiAllahu 'anhu, narra, no sahihein, que o Profeta, sallAllahu 'alayhi wa sallam, disse:

“A Hora não chegará até o sol nascer no poente e, quando isso acontecer e as pessoas verem, todos crerão, entretanto já não haverá mais benefícios na crença de ninguém que não houvera crido antes ou houvera obtido bem com sua fé.”

 

Ad-Dabbat(17)

A Besta, Dabbat, é uma criatura imensa, com comprimento de sessenta côvados, com quatro patas e peluda. Na suratun Naml, versículo 82, é dito:

"E, quando o Dito se cumprir sobre eles, far-lhe-emos sair uma besta da terra,que lhes falará que os humanos não se convenciam de Nossos sinais.”

 

O Imam Ahmad, rahimahullah, colheu o hadith narrado por Abu Umamah, radhiAllahu 'anhu, onde o Mensageiro de Allah, sallAllahu 'alayhi wa sallam, disse:

“ O animal aparece e marca as pessoas em seus narizes e estes permanecerão entre vocês (os crentes), até que um homem compra o animal e é questionado ‘de quem o comprou?’ e ele responde ‘de um dos marcado’.”

 

• O Fogo

Um grande fogo que aparecerá no Iêmen e levará as pessoas, em fuga, para o Sham. Foi relatado que do Sham a claridade daquele fogo será vista, de tão enorme sua proporção. Num dito narrado por Hudhaifa Ibn Osaid, radhiAllahu 'anhu, o Profeta, sallAllahu 'alayhi wa sallam, disse:

“Um fogo que sai do fundo de Adan(18) e leva as pessoas ao Sham.” (Muslim)

 

• As Trombetas
O anjo encarregado soará três vezes a trombeta: no primeiro som as pessoas se assustarão, no segundo todos morrerão e no terceiro todos ressuscitarão para o ajuste de contas.
Todos voltarão nesta mesma terra, porém completamente nua, sem absolutamente nada (como um deserto). Haverá dois grupos, o primeiro que vai para o Inferno e de cada mil pessoas novecentos e noventa e nove fazem parte deste grupo; já o segundo são os escolhidos para o Paraíso. O Profeta, sallAllahu 'alayhi wa sallam, mencionou que este dia será de tão grande atribulação que as crianças envelhecerão de tanta preocupação.

 

E estes são os sinais maiores que noticiam a chegada do Dia do Juízo e, foi narrado por Abu Huraira, radhiAllahu 'anhu, que o Profeta, sallAllahu 'alayhi wa sallam, disse:

“Os sinais acontecerão em cadeia, subsequentes, como a sequência de pérolas que caem de um cordão que se parte.” (Tabarani)

 

 

Notas de Rodapé:

(1) Messias
(2) Aquele que se diz o Messias, conhecido na nomenclatura cristã como: Anti Cristo
(3) Irã de hoje em dia
(4) Nome de uma cidade
(5) Região que engloba Síria, Líbano, Palestina e Jordânia
(6) Saltado da órbita
(7) Aqui pode ter sido mencionado no hadith como sentido figurado para fartura
(8) Não há muitas especificações sobre este povo
(9) Jesus, que a paz esteja com ele
(10) Califado
(11) O imposto que os não muçulmanos pagam ao Estado Islâmico (para possuírem proteção, mesmo sem necessidade de servir ao exército)
(12) Peregrinação maior e menor
(13) Um povo extremamente agressivo, forte e numeroso
(14) Localizada no Sham
(15) Uma montanha
(16) Um país abaixo do Sudão
(17) A Bestas