Os Profetas são Iguais entre Eles?

 

Pergunta: Será que os profetas são iguais? Se este for o caso, por que cada um estará em um nível diferente no paraíso e Muhammad ﷺ ocupará o sétimo céu?

Resposta:

Naturalmente, os crentes são todos criaturas de Allah, o Todo-Poderoso. E Ele reserva para si o julgamento e a ordem antes e depois. A sabedoria divina dita uma seleção entre anjos. Como resultado, alguns são preferidos em relação a outros; Gabriel, Israfil, Malik, Ridhwan e outros superam os outros. A mesma sabedoria ditou uma seleção aos filhos de Adão (o ser humano); alguns são melhores por seu status, posição e sua bondade. A este respeito, o Altíssimo, diz:

"Allah escolhe os mensageiros, entre os anjos e os humanos. porque é Oniouvinte, Onividente." (Alcorão 22:75)

E diz:

"De tais mensageiros preferimos uns aos outros. Entre eles, se encontram aqueles a quem Allah falou, e aqueles que elevaram em grados." (Alcorão 2:253)

Allah, O Glorificado e Exaltado, nos informou que escolheu esses mensageiros entre seres humanos. Assim, o Majestoso e Altíssimo diz depois de mencionar uma série de profetas e mensageiros:

"E a alguns de seus pais, progenitores e irmãos, elegemo-los e os encaminhamos pela senda reta." (Alcorão 6:87)

Allah diz:

"Allah tem favorecido alguns de vocês sobre os outros em (distribuição) de Seus dons." (Alcorão 16:71)

Sua sabedoria quis que o primeiro ser humano fosse Adão. A mesma sabedoria, a misericórdia e a justiça divina quis que mensageiros e profetas nobres fossem escolhidos dentre os descendentes de Adão (que Allah abençoe a todos, incluindo o nosso Profeta). Entre aqueles que Ele escolheu e favoreceu entre os mensageiros e profetas estão os mensageiros da determinação que são: Muhammad, Abraão, Noé, Moisés e Jesus, filho de Maria (que Allah os reserve sua melhor benção e salvação). Dentro deste grupo, Ele escolheu e preferiu um imam e professor, o selo dos profetas, o nosso Profeta Muhammad, filho de 'Abdullah ?. Ele fez dele o mais ilustre dentre os descendentes de Adão, sem vaidade. Ele é o detentor do padrão, o único que tem o privilégio da intercessão. É ele quem ocupará a posição louvável no Paraíso, e ninguém mais além dele deverá ter acesso. Este é o nosso profeta ?.

É por isso que Allah exigiu de todos os profetas e mensageiros um compromisso que, se Muhammad fosse enviado durante a vida de um deles, eles teriam o dever de segui-lo e substituir a mensagem de Muhammad pela sua própria mensagem. Allah diz:

"Quando Allah aceitou a promessa dos profetas, disse-lhes: 'Eis o Livro e a sabedoria que ora vos entrego. Depois vos chegou um Mensageiro que corroborou o que já tendes. Crede nele e socorrei-o'. Então, perguntou-lhes: 'Comprometer-vos-eis a fazê-lo?' Responderam: 'Comprometemo-nos'. Disse-lhes, então: 'Testemunharei que também serei, convosco, Testemunha disso'." (Alcorão, 3: 81)

O Profeta ? disse a 'Umar ibn Al-Khattab (??? ???? ???): "Por Allah, se meu irmão Moisés estivesse vivo, ele não teria outra escolha senão seguir-me."

Quando Jesus filho de Maria ? descer a terra no fim dos tempos, ele irá aplicar a lei trazida por Muhammad ? e vai segui-lo.

Tudo o que foi dito acima faz referência às suas posições para com Allah. Quanto à religião, ela é a mesma; todos se empenharam para pregar a unicidade de Allah e sinceridade na adoração que Lhe é prestada. No entanto, cada um deles trouxe a sua própria legislação exclusivamente para o seu povo. A este respeito, Allah diz:

"A cada um de vós, temos prescrito uma lei e um plano a seguir." (Alcorão 5:48)

Quanto à legislação revelada ao nosso Profeta Muhammad ?, ela é a melhor porque é mais perfeita e a mais amada por Allah e ela revoga as legislações anteriores.

Não há dúvida de que os profetas ocupam diferentes posições, possuem grados diferentes e se classificam em ordem, os melhores deles - como foi anteriormente afirmado - é o Povo da Determinação. E o melhor de todos eles é o último, o Selo, Muhammad ?.

Quanto aos ahadith autênticos, como "Não me prefiram a Yunus, filho de Matta" e o hadith: "Em nome d'Aquele que elegeu Moisés entre todos os seres humanos", o hadith reflete a grande humildade que o Profeta Muhammad ? demonstrou para com seus irmãos, os mensageiros nobres. Mas não há dúvida de que ele é mais importante que todos, uma vez que ele lhes serviu como imam durante a noite da viagem (milagrosa), realizada em Jerusalém. Ele será o mais ilustre e distinto dos filhos de Adão, no Dia da Ressurreição. Cabe a ele a grande intercessão no Dia da Ressurreição, com a exclusão de todos os outros mensageiros. Foi ele quem disse: "Allah escolheu os coraixitas dentre os filhos de Adão, e escolheu os Kinana dentre os coraixitas, e selecionou os Banu Hashim dentre os Kinana, e me escolheu em meio aos Banu Hashim."

Ele é eleito dentre todas as criaturas.

Allah sabe mais.

Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid

Fonte: IslamQA