Usando o Decreto Divino como Desculpa para Pecar

 

 

Nenhuma Desculpa para os Pecadores

 

 

Shaykh al-‘Uthaymin [rahimahullah] disse:

 

Acreditamos que o pecador não tem nenhuma desculpa no decreto divino de Allah, porque ele comete o seu pecado por sua livre vontade, sem saber o que Allah decretou para ele, pois ninguém conhece o decreto de Allah antes de se suceder:

“E pessoa alguma se inteira do que logrará amanhã (...).” [Surah Luqman (31):34]

 

Como é que é possível então, apresentar uma desculpa que não é conhecida pela pessoa que a está a adiantar quando comete a sua ofensa? Allah tornou inválido este tipo de argumento dizendo:

“Os que idolatram dirão: ‘Se Allah quisesse, não idolatraríamos, nem nossos pais, e nada proibiríamos.’ Assim, aqueles que foram antes deles, desmentiram a seus Mensageiros, até experimentarem Nosso suplício. Dize: ‘Tendes alguma ciência disso e podeis no-la demonstrar? Vós não seguis senão conjeturar, e nada fazeis senão imposturar.’” [Surah al-An’am (6):148]

 

Dizemos ao pecador que usa o decreto divino como uma desculpa: “Porque é que não fizeste ações de obediência, supondo que Allah as decretou sobre ti, já que não sabes a diferença entre boas ações e pecados? Foi por isto que, quando o Profeta Muhammad (sallAllahu ‘alayhi wa sallam) disse aos seus Companheiros que a posição de cada pessoa no Paraíso ou no Inferno já fora designada, eles responderam: ‘Não deveríamos depender disso e deixar de trabalhar [fazer boas ações]?’ Ele disse: ‘Não, trabalhem e todos serão direcionados àquilo para que foram criados.’ [Bukhari e Muslim]

 

Dizemos ao pecador que tenta encontrar uma desculpa no decreto divino: “Supõe que queres viajar para Makkah. Existem dois caminhos que podem te levar lá. É te dito por uma pessoa confiável que um destes caminhos é perigoso e difícil, e o outro é fácil e seguro. Tomarás o segundo. Não escolherás o primeiro caminho e dizer que foi te decretado. Se assim fizesses, as pessoas te considerariam louco.”

 

Também podemos dizer-lhe: “Se te fossem oferecidos dois postos de trabalho, um dos quais com um maior salário, certamente que escolherias aquele com o salário mais alto. Então porque é que escolhes aquilo que é mais baixo na Outra Vida e usas o decreto divino como uma desculpa?”

 

Podemos ainda dizer-lhe: “Vemos-te quando és afligido com uma doença, bates às portas de todos os médicos procurando por tratamento e suportando qualquer dor que possa resultar de operações cirúrgicas e a amargura dos medicamentos. Porque é que não fazes o mesmo quando o teu coração está espiritualmente doente com pecados?”

 

 

Shaykh al-‘Uthaymin [rahimahullah]

Fonte: The Muslim’s Belief

 

 

Fonte: Abdurrahman.Org

Tradução e adaptação: Mariama bint Carlos