Crença nos Livros Revelados: O Que Significa?

 

 

Louvado seja Allah.

 

A Crença nos Livros implica quatro aspectos:

 

1. A firme crença de que todos eles foram revelados por Allah, e que Allah os proferiu num sentido real. Alguns deles foram escutados d’Ele por detrás de um véu, sem estarem presentes nenhuns intermediários dentre os anjos. Alguns foram transmitidos por um Mensageiro angélico a um Mensageiro humano. Alguns foram escritos pelas próprias Mãos de Allah, conforme Ele diz (interpretação do significado):

E não é admissível a um mortal que Allah lhe fale, senão por revelação, ou por trás de um véu, ou pelo envio de um Mensageiro; então, este revela, com Sua permissão, o que Ele quer. Por certo, Ele é Altíssimo, Sábio. [Qur’an, 43:51]

 

... e Allah falou a Moisés efetivamente... [Qur’an, 4:164]

 

E Allah disse com relação ao Tawrat [Torá]:

E escrevemo-lhe, nas tábuas, exortação acerca de tudo e aclaração de todas as cousas... [Qur’an 7:145]

 

2. Relativamente aos Livros que foram mencionados por Allah pelos seus nomes, nós [também] devemos acreditar neles pelos seus nomes. Estes foram os Livros que Allah citou no Qur’an, são eles o Qur’an, a Tawrat, o Injil (o Evangelho), o Zabur (os Salmos), e as Escrituras de Ibrahim e Musa.

 

Quanto aos que Allah mencionou em termos gerais, devemos [também] acreditar neles em termos gerais, por isso dizemos acerca deles o que Allah e o Seu Mensageiro nos ordenaram dizer:

E dize: "Creio nos Livros que Allah fez descer. [Qur’an, 42:15]

 

3. A crença na verdade do que dizem, tal como o que é dito no Qur’an, e no que não foi alterado e nem distorcido nos Livros anteriores.

 

4. A crença de que Allah revelou o Qur’an como um testemunho e uma confirmação sobre estes Livros, conforme Allah diz (interpretação do significado):

E, para ti, Muhammad, fizemos descer o Livro, com a verdade, para confirmar os Livros que havia antes dele e para Muhaymin (prevalecer) sobre eles. [Qur’an, 5:48]

 

Os mufassirin (comentaristas) disseram que Muhaymin significa confiável e um testemunho sobre os Livros que vieram antes dele, e uma confirmação, isto é, confirmando tudo aquilo que é verdade neles e rejeitando todas as alterações, distorções e mudanças que ocorreram neles, e determinando que as legislações anteriores foram revogadas – isto é, já não se aplicam mais – e de que foram promulgadas novas legislações. Assim, todos aqueles que seguiam os livros anteriores e não os recusaram devem submeter-se a ele, como Allah diz (interpretação do significado):

E, quando recitado, para eles, dizem: "Cremos nele: por certo, é a Verdade de nosso Senhor; por certo, éramos, antes dele, Moslimes." [Qur’an, 28:54]

 

É obrigatório para toda a ummah (seguidores de Muhammad) seguir o Qur’an, tanto externa como internamente, e aderir a ele, e dar-lhe a devida atenção, assim como Allah diz (interpretação do significado):

E este é um Livro, que fizemos descer: bendito. Segui-o, então (...). [Qur’an 6:155]

 

O significado de aderir ao Qur’an e dar-lhe o seu devido valor inclui: considerar aquilo que permite como permissível, considerar aquilo que proíbe como proibido, obedecer às suas ordens, evitar o que designou como ilícito, prestar atenção às suas lições, tirar aprendizagem das suas histórias, compreender os seus textos claros e inequívocos, referir a interpretação dos seus textos ambíguos a Allah, não exceder os seus limites e defendê-lo, ao mesmo tempo que memorizando-o, recitando-o de forma adequada, ponderando os significados dos seus versos, recitando-o nas orações da noite e do dia, sendo sincero para com ele em todos os sentidos, e  convocando os outros para o mesmo com entendimento correto..

 

Esta crença traz grandes benefícios para um indivíduo, dentre os quais os mais importantes são:

1 – O conhecimento do cuidado de Allah para com os seus servos, pois Ele revelou para cada povo um Livro pelo qual são guiados.

2 – O conhecimento da sabedoria de Allah nas legislações que Ele designou para cada povo, as quais são adequadas para as suas circunstâncias conforme Allah diz (interpretação do significado):

Para cada um de vós, fizemos uma legislação e um plano. [Qur’an 5:48]

3 – Cumprir o dever de dar graças a Allah por esta grande bênção.

4 – A importância de dar a devida atenção ao Qur’an, lendo-o, refletindo sobre os seus significados, compreendendo as suas interpretações e agindo em conformidade.

 

E Allah sabe melhor.

 

 

Fonte: IslamQ&A