Protocolo ao se Visitar um Lar Muçulmano

 
 
Se você é muçulmano ou não, você pode ser convidado para um lar muçulmano. Há certas regras de etiqueta que você deve conhecer. Embora seus anfitriões muçulmanos vão entender se você inadvertidamente cometer um deslize, eles ficarão impressionados que você tirou um tempo para aprender suas maneiras.
 
Você deve levar um presente?
Embora certamente não é obrigatório levar um presente ao visitar, é um toque agradável. A maioria dos muçulmanos levam um presente simbólico quando convidados para uma refeição. Muitos também levam um presente na primeira visita. Então, o que você deve levar? Se você for convidado para um chá ou jantar, a sobremesa é um presente altamente apropriado. Apenas certifique-se de que os doces não são feitos com álcool, banha de porco, gelatina ou qualquer outro derivado de porco. Outros presentes apropriados incluem flores, vasos e utensílios de casa. Provavelmente bão seja necessário dizer, mas não leve uma garrafa de vinho ou outras bebidas alcoólicas para uma casa muçulmana. Em caso de dúvida, basta levar um bolo. Você nunca erra com doces.
 
Cumprimentando muçulmanos
Embora seja aceitável na cultura americana que os homens e mulheres solteiros se abracem, isto é completamente inaceitável no Islam. Ao cumprimentar uma família muçulmana, os homens vão se abraçar e as mulheres vão se abraçar, mas um abraço entre pessoas de gênero oposto não é aceitável. Um abraço geralmente implica em um abraço ou um abraço parcial e um beijo em ambas as faces.
 
Entrando na Casa 
A maioria dos muçulmanos tiram os sapatos antes de entrar na casa. Eles geralmente têm um lugar especial reservado próximo à porta de fora ou no caminho de entrada, para os sapatos. Isto é tanto religioso quanto cultural. A limpeza é muito importante no Islam. Os muçulmanos não devem orar em uma área suja e as solas dos sapatos são considerados impuros. Por uma questão de cortesia, você deve remover seus sapatos, se todo mundo o fizer.
 
Interações entre o sexo oposto
Em muitos lares muçulmanos, os homens vão se reunir em uma sala e as mulheres vão se reunir em outra. Isso ocorre porque o Islam desencoraja firmemente a mistura entre homens e mulheres solteiros. Mesmo em famílias menos rígidas, onde homens e mulheres se sentam juntos, ainda existem certas regras:
 
1. O comportamento de flerte deve ser evitado.
2. Nenhum toque no sexo oposto, não importa o quão inocente.
3. A conversa deve ou ser entre um grupo de mulheres, um grupo de homens, ou de todo o grupo junto. Conversas privadas entre um homem e uma mulher solteira são malvistos.
4. Ao falar com um membro do sexo oposto, a conversa deve ser relativamente séria e profissional. Um discurso excessivamente brincalhão poderia ser mal interpretado.
 
Embora essas regras podem soar rígidas, a maioria do muçulmanos são bastante descontraídos. A maioria não vai se importar se você não seguir as suas regras. Ainda assim, é um sinal de respeito seguir as regras da casa. Confie em mim, eles vão perceber e apreciar a sua sensibilidade e as boas maneiras!