A Definição Linguística da Palavra Masjid

 

 

Pergunta: O que é masjid (mesquita), linguística e religiosamente?

 

 

Resposta:

Linguísticamente, masjid é o local de prostração. Religiosamente, é tudo o que é construído para que os muçulmanos façam as cinco orações em congregação.

 

É também usado para se referir ao que é mais geral que isto. Portanto, também inclui o lugar que uma pessoa usa na sua casa (ou que tenha designado) para fazer as orações voluntárias, ou que usa para realizar as orações obrigatórias quando é incapaz de as fazer na masjid, onde as pessoas estabelecem oração congregacional. A partir disto está o que al-Bukhari e outros registraram de Jabir, radhiAllahu ‘anhu, que disse que o Mensageiro de Allah, sallAllahu ‘alayhi wa sallam, afirmou:

“Foram-me concedidas cinco (coisas) que não foram concedidas a ninguém antes de mim. Fui assistido com ar-Ru’b (medo lançado no coração dos inimigos) de uma distância de um mês (de viagem), e a terra foi-me feita uma masjid (local de oração) e um meio de purificação. Assim, qualquer homem da minha nação (os muçulmanos) a quem (o momento da oração) alcançar, então que faça a oração...” [Al-Bukhari nº 33 e Muslim nº 521]

 

Comité Permanente para Pesquisa e Vereditos

Fatawa Islamiyah, vol.3, p. 19 Darussalam 

 

 

Fonte: Abdurrahman.Org

Tradução: Mariama bint Carlos