Escolhendo Uma Boa Pessoa Para o Casamento

 

1. Escolhendo A Mãe (Esposa)

Se alguém deseja produzir frutos maduros, ele procurará a terra que é mais fértil. Um dos grandes aspectos da sabedoria através do casamento, é produzir descendentes justos que irão adorar a Allah e servir como uma provisão para os seus pais. O Profeta (sallAllahu 'alayhi wa sallam) disse:

"Casem-se com mulheres amorosas e férteis, pois, de fato, eu superarei em número as nações através de vocês".1

 

Além disso, o Profeta (sallAllahu 'alayhi wa sallam) esclareceu os padrões ao povo para procurar um(a) parceiro(a), dizendo:

"Uma mulher é escolhida por quatro razões: sua riqueza, sua linhagem, sua beleza e sua religião. Então escolha a mulher com boas qualidades religiosas, que sua mão seja coberta de poeira [isto é, que sejas bem sucedido]".2

 

Allah disse:

"Então, as íntegras são devotas, custódias da honra, na ausência dos maridos, pelo que Allah as custodiou."

[Surah An-Nissa: 34]

 

As [mulheres] íntegras e devotas (qaanitaat) aqui refere-se àquelas mulheres que obedecem seus maridos - guardando sua honra, riqueza e vidas na ausência deles.

 

O Profeta (sallAllahu 'alayhi wa sallam) advertiu sobre casar uma mulher bonita de origem ruim, dizendo:

"Cuidado com o estrume verde". Os Companheiros perguntaram: "O que é o estrume verde?" Ele disse: "Uma mulher bonita de origem ruim (ou seja, má educação)."3

 

Por outro lado, ele elogiou uma mulher com boas qualidades religiosas, dizendo:

"Não deveria informar-vos sobre o melhor tesouro que um homem pode obter? - Uma esposa virtuosa". [Relatado por Al-Hakim]4

 

E ele disse:

"Escolha para suas sementes (uma boa mãe), pois, de fato, a criação é uma habilidade.”5

 

Isto pertence aos direitos que uma criança tem sobre seu pai, que ele escolha uma boa mãe para ele.

 

Um homem chegou uma vez a Umar bin Al-Khatab queixando-se de que seu filho não era gentil com ele. Ele o trouxe junto e começou a culpá-lo por sua desobediência, então, o filho perguntou: "Um filho também não tem direito sobre seu pai?" Umar disse: "Claro". O filho perguntou ainda: "Então, o que é? Umar respondeu: "Que o pai dele escolha cuidadosamente uma mãe para ele, que ele lhe dê um bom nome e que ele lhe ensine o Alcorão".

 

Com isso, o filho disse: "Meu pai não fez nenhuma dessas coisas. Quanto à minha mãe, ela era uma escrava negra que pertencia a um zoroastriano (Majoos). Ele me chamou de Ju'al e não me ensinou nem uma letra do Alcorão. "Umar voltou-se para o homem, e disse: "Você veio até mim para se queixar de seu filho ser indecoroso com você, no entanto, você que era desatencioso com ele antes disso!"

 

Abul-Aswad Ad-Duale disse uma vez a seus filhos: "Eu era bom para vocês quando eram crianças, quando cresceram e também antes de nascerem". Eles perguntaram: "E como é que você era bom para nós antes de nascermos?" Ele disse: "Eu escolhi para vocês uma mãe por quem vocês não seriam maltratados".

 

Ar-Riyashe recitaria esse mesmo tema nos seguintes versos poéticos:
"A primeira bondade que fiz por você foi minha escolha (para você)
Uma mulher honrosa de descendência nobre e virtudes claras."

 

 

2. A Mulher Procura Por Um Marido Justo

Assim como um marido deve procurar por uma esposa justa, uma mulher também deve escolher um marido justo. Abu Huraira informou que o Mensageiro de Allah (sallAllahu 'alayhi wa sallam), disse:

"Se alguém vier a você, cuja religião e caráter você está satisfeito, case (sua filha) com ele. Se você não fizer isso, haverá prejuízo na terra e corrupção generalizada."6

 

Com base nisso, vemos que é fundamental um casal em potencial, basear sua escolha em certos valores, que são a religião e o caráter. Isto é o que trará uma educação correta e adequada para as crianças.

 

Na noite de núpcias, quando o noivo consuma o casamento, recomenda-se que ele diga: "Ó Allah, peço-lhe pelo que ela tem de bom e o bem pelo qual ela foi moldada", enquanto coloca a mão sobre a cabeça dela. Ele também deve rezar duas rakat com ela.7

 

NOTAS:

1 Relatado por Abu Dawood (2050) e An-Nassae (3227) a partir da narração de Ma'qal bin Yassar e autenticado por Ibn Hiban (4056 e 4057). O hadith também foi relatado por Ahmad em al-Musnad (12613) e Ibn Hiban (4028) da narração de Anas bin Maalik.

2 Relatado por Al-Bukhari (5090), Muslim (1466), Abu Dawood (2047), An-Nassae (3230) e Ahmad em al-Musnad (952).

3 Relatado por Ad-Daraqutni em al-Afrad a partir da narração de Abu Sa'ed na forma de marfoo. Al-Ajaloone mencionou isso em Kashf-ul-Khafaa (1/319, nº 855). O que significa é que é detestável casar com uma mulher corrupta, uma vez que uma mulher com raízes ruins afetará negativamente o filho. A base (para a semelhança) é que as culturas crescem após o estrume que é colocado em uma área suja. Portanto, a aparência externa das culturas parece boa, mas a aparência interna do estrume é vil e podre. A palavra diman é o plural da palavra dimnah, e isso refere-se ao estrume (isto é, fertilizante).

4 Relatado por Al-Hakim em al-Mustadrak (2/363, nº 3281) a partir da narração de Ibn Abbas.

5 Relatado por Ibn Majah (1968) a partir da narração de Aysha, que Allah esteja satisfeito com ela, com a citação: "Escolha (uma boa mãe) para suas sementes, case com as pessoas adequadas (entre as mulheres) e case seus filhos com estas. Também é relatado com a citação: "E veja em que origem você coloca seu filho, de fato, a criação é uma estratégia". Esse hadith foi transmitido por Al-Qadae em Musnad-ush-Shihab (1/370, nº 638) Da narração de Ibn Umar. Veja também Kashf-ul-Khafaa (1/358, nº 960).

6 Relatado por At-Tirmizi (1085) a partir da narração de Abu Hatim Al-Muzni, e ele disse: "Este é um hadith ghareeb Hadade". Abu Hatim Al-Muzni era um Companheiro. Nenhum outro hadith é conhecido por ter sido relatado por ele sobre o Profeta exceto este hadith. Abu Dawood também mencionou isso em al-Marasel (224), mas de acordo com ele, Abu Hatim Al-Muzni é um Tabiee. O hadith também tem uma testemunha de apoio no hadith de Abu Huraira com a citação: "Se alguém, cuja religião e caráter a você se agrada, propor casamento para você (ou seja, para sua filha), então, se case com ela. Se você não fizer isso, haverá prejuízo na terra e corrupção generalizada.". Relatado por At-Tirmizi (1084) e Ibn Majah (1967)

7 Relatado por Al-Hakim em al-Mustadrak (2/202, nº 2757), Abdullah bin Amr informou que o Mensageiro de Allah (sallAllahu 'alayhi wa sallam) também disse: "Se um de vocês obtiver uma escrava ou uma esposa ou um animal de montaria, você deve segurar o seu topete (ou testa), implorar as bênçãos e dizer: 'Oh Allah, peço-Te pelo bem dela e para o bem com que ela foi moldada. E eu busco refúgio em Ti do seu mal e do mal que ela foi moldada. "Al-Hakim autenticou-o e Az-Zhahabi concordou.

 

Por Abdus-Salam bin Abdullah As-Sulayman, Daw-il-Kitabi foi-Sunnah (pág. 18-22), Al-Ibaanah.com

 

 

Fonte: Abdurrahman.Org
Tradução: Maria Fawaz