Salih (que a paz esteja sobre ele)

Salih (que a paz esteja sobre ele)
Compartilhe

Allah, louvado seja, disse no Alcorão que os profetas e mensageiros foram enviados para todas as nações na face da terra e que todos divulgaram a mesma mensagem – adorar somente o Deus Único, sem parceiros, filhos ou filhas.  A maioria dos profetas mencionados no Alcorão e na sunnah do profeta Muhammad, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele, são considerados profetas também nas fés judaica e cristã.  O profeta Salih, entretanto, é um dos quatro profetas árabes e sua história não é universalmente conhecida.

“Antes de ti, havíamos enviado mensageiros; as histórias de alguns deles te temos relatado, e há aqueles dos quais nada te relatamos. E a nenhum mensageiro é dado apresentar sinal algum, senão com o beneplácito de Allah.” (Alcorão 40:78)


Quem foi o povo de Ad e Thamud?

Ad e Thamud foram duas grandes civilizações destruídas por Allah devido à sua excessiva maldade e corrupção.  Depois da destruição de Ad, Thamud a sucedeu em poder e grandeza.  O povo levava uma vida luxuosa e perdulária, construía grandes edificações nas planícies e encravadas nas montanhas.  Infelizmente, com seu estilo de vida extravagante tornou-se um povo idólatra e mau.  O profeta Salih foi enviado para admoestar o povo de Thamud de que Allah não estava satisfeito com seu comportamento e que enviaria pesadas chuvas se não corrigissem aqueles costumes maléficos.

Salih era um homem piedoso e virtuoso que detinha uma posição de liderança na comunidade, mas seu chamado para adorar somente a Allah enfureceu muitas pessoas.  Alguns entenderam a sabedoria de suas palavras, mas a maioria das pessoas desacreditou e prejudicou Salih com palavras e ações.

“Ó Salih, eras para nós a esperança antes disto. Pretendes impedir-nos de adorar o que nossos pais adoravam? Estamos em uma inquietante dúvida acerca do que nos predicas.” (Alcorão 11:62)

O Milagre

O povo de Thamud reuniu-se em um lugar de encontro, na sombra de uma grande montanha.  Exigiram que Salih provasse que o Deus Único do qual falava era verdadeiramente poderoso e forte.  Pediram-lhe que realizasse um milagre – fazer com que uma camela única e incomparável emergisse das montanhas próximas.  Salih dirigiu-se a seu povo perguntando se eles creriam em sua mensagem se a camela aparecesse.  Responderam um sonoro sim e o povo rezou junto com Salih para que o milagre ocorresse.

Pela graça de Allah, uma enorme camela grávida de dez meses emergiu das rochas na base da montanha.  Algumas das pessoas entenderam a magnitude desse milagre, mas a maioria continuou a descrer.  Viram um enorme e estonteante sinal e, ainda assim, mantiveram-se arrogantes e teimosos.

“Havíamos apresentado ao povo de Thamud a camela como um sinal evidente, e eles a trataram erradamente;” (Alcorão 17:59)

O exegeta do Alcorão e sábio muçulmano Ibn Kathir nos informa que existem vários relatos da camela e sua natureza milagrosa.  Diz-se que a camela apareceu de uma rocha que se abriu e algumas pessoas destacaram que a camela era tão grande que era capaz de beber toda a água dos poços da cidade em um dia.  Outras pessoas disseram que a camela foi capaz de produzir leite suficiente, todos os dias, para alimentar toda a população.  A camela viveu entre o povo de Thamud e, tristemente, os incrédulos que tinham assediado Salih voltaram sua raiva e ressentimento para a camela.

O Castigo

Embora muitas pessoas acreditassem em Allah, ouvissem o profeta Salih e compreendessem o milagre da camela, muitas outras se recusavam teimosamente a ouvir.  As pessoas começaram a reclamar de que a camela bebia muita água ou que ela assustava as outras criações.  O profeta Salih começou a temer pela camela.  Alertou seu povo de um grande tormento que recairia sobre eles se fizessem mal a camela.

“Ó povo meu, eis aqui a camela de Allah, a qual é um sinal para vós! Deixai-a pastar na terra de Allah e não a maltrateis, porque um castigo, que está próximo, açoitar-vos-á.” (Alcorão 11:64)

Um grupo de homens encorajados por suas mulheres planejaram matar a camela e aproveitaram a primeira oportunidade para flechá-la e atingi-la com uma espada.  A camela caiu no chão e morreu.  Os assassinos celebraram e parabenizaram uns aos outros e os descrentes riram e ironizaram Salih.  O profeta Salih alertou o povo que um grande tormento recairia sobre eles em três dias, mas tinha esperança de que percebessem o erro de seu comportamento e buscassem o perdão de Allah.  

O profeta Salih disse:  “Ó povo meu, eu vos comuniquei a mensagem do meu Senhor e vos aconselhei; porém, vós não apreciais os conselheiros.”  (Alcorão 7:79) 

Entretanto, o povo de Thamud ironizou as palavras de Salih e planejou destruí-lo e à sua família de forma tão brutal quanto a que tinham matado a camela.

“E havia, na cidade, nove indivíduos, que causaram corrupção na terra, e não praticavam o bem. Eles disseram: Juramos que o surpreenderemos a ele e à sua família durante a noite, matando-os; então, diremos ao seu protetor: Não presenciamos o assassinato de sua família, e somos verazes (nisso).”  (Alcorão 27: 48 & 49)

O Socorro

Allah salvou o profeta Salih e todos os seus seguidores; empacotaram alguns poucos pertences e com os corações pesados mudaram para outro lugar.  Depois de três dias o aviso do profeta Salih veio a acontecer.  O céu ficou cheio de raios e trovões e a terra tremeu violentamente.  Allah destruiu a cidade de Thamud e seu povo morreu em um tormento de medo e descrença.

Ibn Kathir disse que o povo de Salih caiu morto, todos ao mesmo tempo.  Sua arrogância e descrença não puderam salvá-los, muito menos os seus ídolos.  Suas edificações enormes e extravagantes não os protegeram.  Allah continua a enviar orientação clara para a humanidade, mas os incrédulos persistem em sua arrogância e negação.  Allah é misericordioso e perdoador. Ama perdoar.  Entretanto, os avisos de Allah não devem ser ignorados.  A punição de Allah, como o povo de Thamud experimentou, pode ser rápida e severa.

Leia também os artigos sobre os demais profetas no link: Histórias dos Profetas e Mensageiros


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *