Rezar em Congregação em Casa

Rezar em Congregação em Casa
Compartilhe

Pergunta: É permitido oferecer orações em congregação em casa, e não ir até a mesquita?


Resposta:

Nós aconselhamos estas pessoas a temerem a Allah, Glorificado e Exaltado, e rezar em congregação com os muçulmanos nas mesquitas, pois a visão mais correta sobre este assunto é de que a oração em congregação deve ser oferecida nas mesquitas, e não é permitido para um homem ficar afastado das orações em congregação a não ser que haja uma desculpa. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Eu estava pensando em mandar um homem dar o iqaamah (chamamento para oração), então eu ordenaria que um outro homem liderasse as pessoas em oração, e eu iria com alguns homens carregando fardos de lenha, até as pessoas que não comparecem à oração em congregação e eu iria queimar suas casas”.

Estas pessoas podem ter rezado, mas o Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) queria que elas rezassem com a congregação, pois é descrito como tal na shariah. A congregação que é descrita como tal na shariah, é a congregação na mesquita. E as mesquitas são os locais onde as pessoas são chamadas à comparecer no momento da oração. Além do mais Abd-Allah ibn Mas’ood (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “Quem quer que queira encontrar-se com Allah amanhã como Muçulmano, que atenda regularmente estas orações onde o chamado para elas é feito”.

“Onde o chamado para elas é feito” significa o lugar de onde o chamado é feito. Isto tem a ver com as cinco orações diárias.

Em relação à Jumu’ah (oração de sexta-feira), é definitivamente obrigatório oferecê-las na mesquita.

Com relação às orações naafil(voluntárias), o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “A melhor das orações é aquela que é oferecida em sua própria casa, exceto as orações obrigatórias”.

Baseado nisto, é melhor para a pessoa oferecer orações voluntárias em sua casa, com exceção das orações voluntárias as quais são prescritas na mesquita como a oração do eclipse, assumindo que ela não é obrigatória. E Allah é a Fonte de Força. Fim da citação.

Shaykh Ibn ‘Uthaymeen (que Allah tenha piedade dele), Majmoo’ Fataawa Ibn ‘Uthaymeen, 15/19.

Shaykh Ibn ‘Uthaymeen também disse:

Não é permitido para ninguém ou para nenhum grupo rezar em casa quando a mesquita é próxima. Mas se a mesquita for distante, e eles não podem ouvir o adhaan, então não há pecado se eles rezarem em congregação em casa. O descuido que algumas pessoas exibem em relação a este assunto é baseado na visão de alguns estudiosos (que Allah tenha piedade deles) que o propósito de rezar em congregação é unir as pessoas em oração mesmo se não for em uma mesquita, e se as pessoas rezam em congregação, mesmo em suas casas, então eles terão feito o que foi prescrito.

Mas a visão correta é a de que é essencial para a congregação estar em uma mesquita, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Eu estava pensando em mandar um homem dar o iqaamah…” Fim da citação.

Fontes: IslamQ&A 


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *