Regras Sobre como Propor Casamento a Alguém que já Está Noiva

Regras Sobre como Propor Casamento a Alguém que já Está Noiva
Compartilhe

Se uma pessoa propôs casamento para uma mulher, não é permitido que ninguém mais faça uma proposta para ela, por causa do hadith de Ibn ‘Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) o qual afirma que o Profeta ﷺ disse: “Nenhum homem deve oferecer uma proposta de casamento sobre uma proposta de seu irmão até que o primeiro desista ou dê sua permissão.” (Relatado por al-Bukhaari, 4746).


Abaixo, algumas elucidações por Ibn Hujr as quais elucidam mais sobre o assunto:

A maioria dos estudiosos disseram: Isto desenvolve-se em uma proibição. 

Os Shaafi’is a os Hanbalis disseram: é proibido quando a mulher que tenha recebido a proposta ou seu guardião tenham afirmado que ela aceitou a proposta, mas se ela afirmou que rejeitou a proposta, isto não é proibido. Se o segundo homem não sabe da situação, então é permitido que ele faça a proposta de casamento, porque o princípio básico é o de que propor casamento é algo permitido. Se a mulher não tiver respondido de maneira alguma, é permitido. Al-Tirmidhi  relatou de al-Shaafi’i que o significado do hadith é: se um homem propuser para uma mulher e ela gostar dele e aceitar,  ninguém mais deve propor a ela após isto, mas se ele (o segundo homem) não sabe que ela gostou e aceitou aquela proposta, não há nada errado em ele propor para ela. A evidência para isto está na história de Faatimah bint Qays, que não contou (ao Profeta) (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) que ela tinha aceitado a proposta de um (de dois homens que lhe tinham proposto). Se ela tivesse contado a ele, ele não teria a aconselhado a casar-se com alguém outro que aquele que ela havia escolhido. Se não há nenhuma palavra de aceitação ou rejeição da parte da mulher, alguns dos Shaafi’is dizem que isto é definitivamente permitido. Al-Shaafi’i disse que no caso de uma virgem, o silêncio dela indica sua aceitação. 

O hadith foi interpretado da maneira que se o primeiro homem que propôs casamento der permissão para o segundo, isto não mais será proibido que o segundo proponha.Foi relatado por Ibn al-Qaasim, o companheiro de Maalik, que se o primeiro que propor for imoral, é permitido que um homem casto proponha depois dele. Ibn al-‘Arabi disse que isto era correto. Isto é aplicável se a mulher for casta, porque homens imorais não são compatíveis para ela, e sua proposta seria como inexistente.

A frase “até que ele se casa com ela” significa até o primeiro pretendente ter ido em frente e casado com ela, de modo que ninguém vai perceber que não há mais qualquer razão em propor; “ou desiste” significa que o primeiro pretendente decide não ir em frente, caso em que é permitido para o segundo oferecer a sua proposta.

Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *