Reduzir o Valor do Mahr é Sunnah

Reduzir o Valor do Mahr é Sunnah
Compartilhe

O casamento é uma das bênçãos de Allah (louvado seja), e um de Seus sinais. Allah disse:

“E, dentre Seus sinais, está que Ele criou, para vós, mulheres, de que vós mesmo, para que vos tranquilizardes junto delas, e fez, entre vós, afeição e misericórdia. Por certo, há nisso sinais para um povo que reflete”. [Al-Room: 30-21]


Allah (louvado seja) comandou para os guardiões que arranjassem casamento para aqueles que estão sob seus cuidados, quando Ele diz:

“E casai os solteiros dentre vós, e os íntegros, dentre vossos servos e vossas servas. Se são pobres, Allah enriquecê-los-á de Seu favor. E Allah é Munificente, Onisciente”. [Al-Noor:24-32]

O Mahr é um direito que é dado á mulher, e apreciado pela Sharia Islâmica como uma expressão do desejo do homem em se casar com a mulher. Allah (louvado seja) disse: 

“E concedei às mulheres, no casamento, suas saduqat*, como dádiva…” [Al-Nisa:4-4].

*Saduqat: plural de saduqah, que equivale ao mahr ou al faridah: ou seja, a quantia que o homem deve pagar à mulher, no ato do contrato matrimonial, como dádiva. E se elas vos cedem, voluntariamente, algo destas, desfrutai-o, com deleite e proveito.

Isto não significa que a mulher é um produto a ser vendido, mas sim isto é um símbolo de honra e respeito, e um sinal que o marido está pronto e apto a cumprir suas responsabilidades.

A Sharia não estipula um limite para o Mahr, mas encoraja a reduzi-lo e a mantê-lo simples.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “O melhor casamento é aquele feito de maneira simples.” [Narrado por Ibn Hibbaan, classificado como saheeh por al-Albaani in Saheeh al-Jaami’, 3300]

E ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “O melhor dos mahr é o mais simples (mais em conta).” [Narrado por al-Haakim e al-Bayhaqi classificado como saheeh por al-Albaani in Saheeh al-Jaami’, 3279]

E o profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse para um homem que queria se casar: “Procure (por algo a ser dado como dote), mesmo se for um anel de ferro.” 

O profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) deu o maior exemplo para sua ummah neste mérito, para que se compreenda claramente os princípios básicos que venham a ser implementados na sociedade e que um espírito de simplicidade deve ser espalhado entre as pessoas. 

Abu Dawood (2125) e al-Nasaa’i (3375) narrou de Ibn ‘Abbaas que Ali disse:

Eu me casei com Fátima (que Allah esteja satisfeito com ela) e disse: “Ó mensageiro de Allah me deixe prosseguir com o casamento.” Ele disse: “Dê alguma coisa a ela.” Eu disse: “Eu não tenho nada.” Ele disse: “Onde está seu escudo Hutami?” Eu disse: “Está comigo.” Ele disse: “Dê para ela.” [Classificado como saheeh por al-Albaani in Saheeh al-Nasaa’i, 3160]

Esse foi o Mahr de Fátima a filha do Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), a líder das mulheres no Paraíso. Isto reforça o fato de que no Islam, o mahr (dote) não é algo a ser buscado em benefício próprio.

Ibn Maajah (1887) narrou que ‘Umar ibn al-Khattaab disse: “Não exagere no que diz respeito ao dote das mulheres, porque se isso (o exagero) fosse um sinal de honra e dignidade neste mundo ou sinal de piedade ante Allah (louvado seja), então Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) teria feito isto. Mas ele não deu a nenhuma de suas esposas e nem foi dado para suas filhas mais de doze uqiyah**. Um homem pode aumentar o dote até que ele sinta ressentimento para com ela e diga, ‘Você me custou tudo o que tenho, e me causou muita dificuldade.'” [Classificado como saheeh por al-Albaani em Saheeh Ibn Maajah, 1532] 

“Não exagere” significa não exagerar em aumentar o valor do dote. “Um homem pode aumentar o dote até que ele sinta ressentimento para com ela e diga, ‘Você me custou tudo o que tenho, e me causou muita dificuldade'” significa até ele começar a odiá-la quando ele ficar endividado por causa do dote, ou toda a vez que ele pensar nisso. 

De Haashiyat al-Sindi ‘ala Ibn Maajah.

**Doze uqiyah é equivalente a 480 dirhams, ex., aproximadamente 135 riyals de prata (134.4). Este foi o mahr das filhas e esposas do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *