Quatro Níveis de Pessoas em Tempos de Calamidade

Em tempos de calamidade, as pessoas dividem-se em quatro níveis diferentes.
Primeiro Nível: Descontentamento
Há diferentes tipos de descontentamento:
1. No coração, como se estivesse zangado com o seu Senhor, e assim a pessoa queixa-se contra aquilo que Allah lhe ordenou, e isto é proibido podendo até levar à descrença. Allah, o Altíssimo, disse:
“E, dentre os homens, há quem adore a Allah, vacilante. Então, se o alcança um bem, tranqüiliza-se, e, se o alcança uma provação, desvia sua face para voltar-se à renegação da Fé. Perde a vida terrena e a Derradeira Vida.” (Al-Hajj 22:11)
2. Que seja falado, invocando angústia, destruição e outros semelhantes, e isto é proibido.
3. Que seja físico, tal como bater a face, rasgar as roupas, arrancar os cabelos e outras ações semelhantes, e tudo isso é proibido, porque anula a paciência necessária.
Segundo Nível: Paciência
E este é como o poeta disse:
“Paciência é como o seu nome, o seu sabor é amargo
Mas os seus resultados finais são mais doces que o mel.”
Portanto, ela considera o seu fardo pesado, mas ainda assim suporta-o, ainda que deteste que tenha acontecido, e a sua fé protege-lhe de descontentamento. Assim, a sua ocorrência ou a falta dela não são o mesmo para a pessoa. Isso é uma obrigação, porque Allah, o Altíssimo, ordenou-lhe ser paciente, dizendo:
“E pacientai. Por certo, Allah é com os perseverantes.” (Al-Anfal 8:46)
Terceiro Nível: Aceitação
Que a pessoa aceite a adversidade, de tal modo que a sua presença ou ausência são o mesmo para ela. A sua presença não é difícil para ela, e não carrega um fardo pesado por sua causa, e isto é especialmente preferido, apesar de não ser obrigatório, de acordo com a opinião mais autoritária. A diferença entre este e o último nível é clara, pois a presença da adversidade e a sua ausência são o mesmo na aceitação desta pessoa, enquanto que no nível anterior, a adversidade é difícil para ela, mas ainda assim suporta-a.
Quarto Nível: Gratidão
E este é o nível mais alto. A pessoa agradece a Allah pela adversidade que se abateu sobre ela, porque sabe que essa adversidade é uma causa de os seus pecados serem perdoados e também pode ser a causa da sua recompensa ser aumentada. O Profeta (sallAllaahu ‘alayhi wa sallaam) disse:
“Não há adversidade que aflija um muçulmano exceto que Allaah perdoe um pecado dele por causa disso, até mesmo uma picada que ele recebe de um espinho.” (Relatado por Al-Bukhari e Muslim).
Transcrito de : Fatawa Arkan-ul-Islam | Vereditos Islâmicos sobre os Pilares do Islam, Volume 1 – Credo e Oração | Shaykh ‘Uthaymeen
Fonte: Abdurrahman.Org