Qada wa Qadar

“Allah foi Quem criou sete firmamentos e outro tanto de terras; e Seus desígnios se cumprem, entre eles, para que saibais que Allah é Onipotente e que Allah tudo abrange, com a Sua onisciência.”
(at Talaq: 12)
“Ignoras, acaso, que Allah conhece o que há nos céus e na terra? Em verdade, isto está registrado num Livro, porque é fácil para Allah.”
(al Hajj: 70)
O Mensageiro de Allah, saws, disse: “A verdadeira fé é acreditar em Allah, nos Seus anjos, nos Seus Livros, nos Seus mensageiros, no último dia e na predestinação Divina (qada wa qadar), seja boa ou ruim.”(Bukhari)
Crer em certas circunstâncias da vida como predestinadas é a crença na predestinação Divina. Em qual família nascemos, quantos anos e sob quais condições viveremos, onde vamos morrer e quais a provisões (rizq) receberemos durante as etapas da nossa vida… tudo isto está escrito na Tábua Preservada (al Lawh al Mahfudh), muito antes de nascermos nesta vida. A crença no qada wa qadar nos proporciona o contentamento e nos afasta da depressão e do desespero. Isso tudo engloba a convicção de que:
- Allah, swt, nos colocou neste mundo temporariamente como um teste; tanto nas boas, quanto nas más circunstâncias.
- Este teste avalia nosso comportamento nessas situações (favoráveis ou desfavoráveis) e não a situação em si. Independente das circunstâncias com as quais nos deparamos, devemos, exaustivamente, nos esforçar para viver da forma que agrada a Allah, swt.
- Nosso sucesso depende do esforço e sinceridade com que lidamos com nossos assuntos e não com os resultados propriamente ditos.
- O sucesso real é alcançar a satisfação de Allah, aza wa jal, e não alcançar resultados materiais neste mundo. Não importa se nossos esforços não apresentam resultados imediatos, o importante é continuar firme no caminho correto.
- Qualquer dificuldade, teste ou sofrimento que passamos durante nossa obediência a Allah, swt, é parte de Seus planos para o sucesso final. Suportá-los sem reclamações ou falta de motivação para continuar lutando é parte do nosso trabalho como servos obedientes e satisfeitos com a predestinação de Allah, swt.
Obviamente, esta subserviência e resignação ao qada wa qadar não significa passividade ou fatalismo. Allah, swt, nos agraciou com o livre arbítrio para que possamos, livremente, optar pela Sua satisfação ou não.