Por que Rezamos?

Por que Rezamos?
Compartilhe

Por Abu Muawiyah Ismail Kamdar

Uma questão que me é frequentemente colocada pelos jovens é, “por que é que rezamos?”, ou seja, qual é o objetivo ou o propósito das cinco Salawat (orações) diárias. Em relação a isto, Allah afirmou no Qur’an:


“Por certo, eu sou Allah; não existe deus senão Eu; então, adora-Me e cumpre a oração em lembrança de Mim.” [Surah Taha, 20:14]


Os Objetivos das Leis Islâmicas

Nenhum dos atos de adoração no Islam é sem propósito. De fato, uma ciência inteira tem sido dedicada a analisar o propósito e os benefícios de cada lei no Islam. Esta ciência é conhecida como Maqaasid Ash-Shariah (Objetivos da Lei Islâmica) e é uma das mais fascinantes disciplinas para estudantes da Jurisprudência Islâmica.

Nesta disciplina aprendemos que as leis do Islam são de dois tipos. Existem muitas leis em relação às quais compreendemos os objetivos e o propósito, porém também existem leis em relação às quais apenas Allah conhece a verdadeira sabedoria e propósito.

Enquanto muçulmanos (pessoas que se submetem a Allah) é o nosso dever obedecer aos dois tipos de leis, aqueles que compreendemos, assim como aqueles que não compreendemos. Isto porque Allah é Al-Hakim (O Sapientíssimo) e faz as Suas Leis baseadas na Sabedoria Divina, na qual devemos confiar.

Menciono isto porque há alguns muçulmanos modernos que rejeitam quaisquer leis que não compreendem. Usando a lógica ocidental e padrões da cultura moderna, estes indivíduos procuram mudar os fundamentos da nossa religião de forma a levar o Islam mais em linha com a sua própria justificação. Tais ideologias devem ser rejeitadas pelos muçulmanos. Devemos aceitar aquilo que Allah revelou na totalidade, mesmo quando não o entendemos. Esta é a essência da submissão.


Os Objetivos do Salah

No que diz respeito à Salah, existem objetivos que nos são conhecidos e aqueles que não conhecemos. Podemos não ser capazes de explicar o porquê de [a oração de] Maghrib ser de três Rakah, ou o porquê de [a oração de] Fajr ser de dois Rakah, ou ainda o porquê de recitarmos um dhikr específico numa posição específica. Tudo isso é tomado do nosso Profeta (sallAllahu ‘alayhi wa sallam), que o ensinou baseado na revelação. Portanto, ouvimos e obedecemos.

Contudo, conhecemos os objetivos gerais da Salah. Allah mencionou o objetivo principal no versículo referido acima. A Salah foi estabelecido de forma a lembrar Allah. Este é o principal motivo por que rezamos. Oramos cinco vezes por dia para manter a lembrança de Allah nos nossos corações ao longo de todo o dia.

No entanto, isto só pode ser alcançado se orarmos com entendimento, sinceridade, concentração, e propósito. Estas são as condições necessárias para atingir o objetivo da lembrança. O método cultural de orar ‘apenas para terminar’ não é suficiente. Devemos rezar com propósito e compreensão se queremos beneficiar do Salah.

A próxima vez que fizer Salah, lembre-se do seu objetivo: estabelecer a Salah em lembrança de Allah. É com este objetivo na mente que devemos orar cada Salah.


Fonte: AbuMuawiyah.Com [http://abumuawiyah.com/why-do-we-pray/]


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *