Percurso: Estilo Muçulmano Produtivo!

Percurso: Estilo Muçulmano Produtivo!

E hoje tratamos sobre o estilo Muçulmano Produtivo! Como você pode aproveitar ao máximo as longas horas na estrada para que agreguem valor à sua vida (e vida após a morte) e não ser uma simples perda de tempo.


Porém tudo depende do tipo de viagem/veículo você usa (e confie em mim, eu uso todos os tipos!). Segue abaixo um resumo do que você pode fazer em cada tipo de viagem/percurso. Mas antes de começarmos, eis alguns pré-requisitos:

1. Quando você sair de sua casa, lembre-se da dua para sair de casa:

Bismillah tawakkaltu allah lah la hawla wala Kuwata ila billa

“Em nome de Allah, eu coloco minha confiança em Allah, e não há força nem poder, exceto com Allah.”

Allahumma inni a’uoozubika um adhilla auw adhalla auw azilla auw uzalla auw auw uzhlama auw ajhala auw yujhala ‘alaiyya

“O Allah, eu me refugio em Ti, para que me desvie nem seja desviado, para que eu não caia nem seja derrubado, para eu não oprimir nem ser oprimido, para que eu não maltrate ninguém nem seja maltratado.”

2. Lembre-se da dua para andar/pilotar veículos:

Bismillah. Alhamdulilah. SubhanAll-ladhi, sakh-khara lana, haatha, wa-ma kunna lahu mukrineen. Wa inna ila Rubbina lamunqalibuun.

“Em nome de Allah. Todos os louvores sejam para Allah. Quão perfeito Ele é, o que tem colocado este (Transportes) em nosso serviço e nós mesmos não teriamos sido capazes de fazer isso, e nosso Senhor seja o nosso destino final.”

3. Invista em um bom MP3 player

Um MP3 player com funcionalidade AB ou um iPod Touch/iPhone com um aplicativo do Alcorão instalado.

Como dito acima, aqui estão algumas coisas que o Muçulmano Produtivo pode fazer enquanto se locomove em cada tipo de veículo:

Bicicleta:

Coisas que você pode fazer ao andar de bicicleta:

1. MEMORIZE O ALCORÃO: 

Usando o seu MP3 player com funcionalidade AB você pode escolher uma faixa do Alcorão e especificar em qual versículo a recitação deve começar e em qual o versículo que deve parar, em seguida, repita estes versos quantas vezes quiser. Resultado: memorizar um conjunto de versos novos!

No dia seguinte escolha o próximo conjunto de versos e repita o processo ao longo do seu caminho. (Para que funcione realmente bem, eu sugiro que você memorize os versos também em casa, de preferência após a oração do Fajr, em seguida ouça-os no caminho de casa para o trabalho e vice-versa). O iPod Touch/iPhone pode ser usado de uma forma similar, usando um bom software do Alcorão, iQuran Pro, por exemplo.

2. CONTEMPLAR A CRIAÇÃO DE DEUS:

A parte mais agradável para mim ao andar de bicicleta está em contemplar a criação de Allah: o céu, a terra, as montanhas, e a paisagem que nos rodeia realmente me lembra o verso:

“Em verdade! Na criação dos céus e da terra, e na alternância de dia e noite, há sinais para os sensatos.” (3:190)

Para contemplar de forma mais eficaz, eu sugiro que você saia mais cedo para o trabalho, de modo que possa percorrer um caminho diferente a cada dia ou dar uma volta pelo seu parque favorito, pelo menos uma vez antes de ir para o trabalho. Respirar o ar fresco e entreter seus olhos com a Natureza é uma alegria absoluta que irá alegrar seu espírito pelo resto do dia.

3. LEMBRE-SE DE DEUS:

Para lembrar-se de Allah basta dizer “SubhanaAllah, Al-hamdulillah, La ilaha illa Allah, Allahu Akbar” ou qualquer outra súplica ou lembrança são formas verdadeiramente produtivas e gratificantes de gastar o tempo de seu trajeto. Isso te conecta com a vida vindoura, te faz se concentrar “mais” para além desta vida e te lembrar a quem você adora. Esta é uma ótima maneira de começar ou terminar o seu dia!

4. EXERCÍCIO:

Andar de bicicleta é um exercício natural, portanto, você não só está se locomovendo, como também está exercitando! Meu único conselho: certifique-se que em seu local de trabalho tem um chuveiro (e, claro, não se esqueça de levar uma muda de roupa!)

Automóvel:

Se você está dirigindo um carro, pode fazer todos os itens acima (exceto a parte do exercício) e mais o seguinte: 

1. AUDIOBOOKS / PALESTRAS / CURSOS / PODCASTS:

Eu tenho redescoberto recentemente a alegria de aprender através da escuta com o meu iPod conectado ao dispositivo de rádio do meu carro. Eu posso ouvir qualquer audiobook, palestras, cursos de MP3 islâmicos, ou Podcasts que eu baixar no meu iPod. Eu concluí um curso de duas horas de educação para a vida, um curso de marketing (36 CDs), um curso seerah Islâmica (32 CDs), e centenas de horas de conversações e outras coisas produtivas.

A maioria das pessoas fazem somente da maneira acima ou outro meio, mas aqui estão algumas dicas avançadas para você realmente aproveitar ao máximo todos os seus arquivos de áudio: 

1. Planeje um curso estruturado – para que você saiba exatamente o que você vai ouvir e quando, assim vai construir seu conhecimento em vez de começar em alguma coisa, e mudar para outra coisa antes de terminar… então voltar para onde você começou!

2. Se você realmente quer  aproveitar ao máximo o que você ouviu, experimente tomar notas enquanto espera parado no transito ou quando você chegar em casa. Isso vai ajudar a reforçar o que você aprendeu, e você vai ser mais propenso a usar o que aprender Insha’Allah.

Trens/Onibus/Avião/Motorista Pessoal:

Mais uma vez, você pode fazer todos os itens acima mais o seguinte:

1. PODCASTS DE VÍDEO:

Ver Vídeos Podcasts/Cursos através de seu iPod Touch/iPhone ou qualquer outra tecnologia MP4 que exibe vídeo em telas pequenas. Mais uma vez, você pode fazer o download desses cursos (alguns dos quais são gratuitos) para o seu laptop, em seguida, sincronizar com seus dispositivos.

2. LEIA LIVROS/ESTUDE:

Passe um fim de semana em uma livraria e compre um conjunto de livros benéficos para ler no seu trajeto diário. Nada como uma longa da vida de aprendizagem. Mais uma vez, certifique-se de que os livros sejam parte de um “plano”, ou seja, digamos, por exemplo, que você esteja interessado em marqueting esta semana, assim, todos os seus arquivos de áudio para os passeios de carro e os livros que você vai ler devem se relacionar com esse assunto.

3. RESPONDA AO SEUS E-MAILS OFFLINE:

Levar seu laptop com você pode ser muito útil (especialmente em trens/aviões) para recuperar o atraso em e-mails e preparar projetos de resposta a eles. Para aqueles que verificam seus e-mails on-line, eu sugiro que você configurar o seu laptop para que ele transfira todos os seus e-mails de seus clientes diferentes para um cliente de e-mail, por exemplo, Microsoft Outlook, o Apple Mail, Mozilla Thunderbird e assim por diante. Dessa forma, você não precisa de conexão com a internet para verificar o seu e-mail, os e-mails são baixados quando você estiver conectado à internet, e você pode ler ou preparar projetos de resposta a sua conveniência. 

4. PREPARE SUA AGENDA:

Aprendi isso com o Sistema de Produtividade de David Allen “Getting Things Done”: Prepare uma agenda para cada pessoa com quem vai se encontrar. Não é irritante quando você encontra alguém a quem tinha tanta coisa para dizer ou pedir, mas só consegue se lembrar duas ou três coisas?! Faça ‘uma agenda’ para todos com quem vai se reunir ou precisa ver. É uma dica útil e produtiva para aproveitar ao máximo a essa reunião. Então, se você está sentado em seu trem ou no avião… escreva essas agendas! Se você estiver viajando para uma reunião e nenhuma agenda foi definida, use o tempo que você tem para escrever uma agenda. Ela não precisa ser elaborada, uma ‘lista curta’ vai ajudar. 

5. TELEFONE CHAMADAS/SMS:

Sim, eu sou daquelas pessoas chatas que não param de falar ao telefone a partir do momento em que o trem/ônibus começa a se mover até o fim. Brincadeira, eu não sou. Na verdade, eu odeio essas pessoas. Mas durante o percurso do trem passeio/ônibus é um bom momento para uma chamada rápida ou passar SMS. Aqueles que me conhecem, sabem que eu não gosto de sentar e falar ao telefone, eu amo andar e falar… normalmente uso o corre-corre das estações de trem, o sobe e desce do terminal para fazer/receber a maior parte das chamadas fora do percurso. (Ps: Falando nisso, uma dica: NUNCA se sente ao falar sobre ao telefone, especialmente se você precisa convencer a pessoa do outro lado da linha de algo ou se vai responder a perguntas difíceis. Aliás, eu acho que é daí que que vem a expressão em inglês ‘thinking on your feet’ – ‘pense rápido’, ‘responda rápido’, ‘decida de imediato’).

6. PENSE & CONTEMPLE – DEBATER IDEIAS/LERJORNAL:

Enquanto contemplo a criação de Allah (veja acima) pensamentos e ideias vão e vêm em minha mente! Eu preciso registrar tudo. Por isso, anoto tudo em minha caderneta moleskine, eu anoto todas as ideias na forma de mapas mentais, entradas de diário, imagens, gráficos etc… A maioria dos meus posts favoritos no site ProductiveMuslim nasceram nesses momentos preciosos de tempo no trem/ônibus/avião com querido e velho moleskine. Eles fornecem uma plataforma muito útil para o desenvolvimento de ideias que acabaram de ser capturados durante a minhas viagens. 

Agora você entende por que eu amo viajar diariamente! Não importa em qual o veículo você me colocar, com o planejamento adequado e ferramentas certas, meu trajeto diário torna-se um verdadeiro trunfo para minha vida diária em vez de uma perda de tempo no trânsito.

Fonte: ProductiveMuslim.com

Muçulmano(a) Produtivo(a) Uncategorized